dc.creator.ID |
PEREIRA, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3901211711334174 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA , Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO , Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Na sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais ganhando destaque no
cotidiano das pessoas. O presente estudo aponta como o uso das tecnologias na
prática pedagógica escolar pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. O
uso dessas tecnologias requer conhecimento, com base nisso, é preciso utilizar
esses novos recursos de forma intencional, uma vez que os softwares educacionais
foram criados para auxiliar nas diferentes formas de aprender e ensinar de maneira
educativa e significante, buscando uma interação entre professor e aluno de modo a
apoiar as atividades didático-pedagógicas. A pesquisa objetiva verificar se os
professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Bom Jesus/PB
estão adotando os novos recursos tecnológicos, no processo de ensino-
aprendizagem, tendo como foco principal os softwares educativos de comunicação
e/ou colaboração.Os sujeitos pesquisados são professores atuantes na Educação
Infantil e no Ensino Fundamental, que ministram aulas nos turnos (manhã, tarde e
noite), totalizando 8 (oito) profissionais.Para a coleta de dados, o instrumento
utilizado foi um questionário contendo 11 questões. Os resultados mostraram que
todos os professores acreditam na capacidade das tecnologias sobre a educação.
Todavia, falta o comprometimento tanto da escola, para dispor de cursos
preparatórios e suporte de uma forma geral, como dos próprios profissionais na
persistência para que aconteça uma prática pedagógica para a aprendizagem dos
educandos. Este estudo poderá contribuir para futuras realizações de pesquisas,
servindo de base teórica, como pode auxiliar em possíveis projetos, buscando
adaptação aos novos modelos metodológicos no processo de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-25 |
|
dc.description.abstract |
In today's society, technologies are increasingly gaining prominence in people's daily
lives. The present study points out how the use of technologies pedagogical practice
in the school can facilitate the students' learning process. The use of these
technologies requires knowledge, based on this, it is necessary to use these new
resources in an intentional way, since that educational software was created to assist
in the different ways of learning and teaching in an educational and meaningful way,
seeking an interaction between teacher and student in order to support the didactic-
pedagogical activities. The research aims to verify if the teachers of a municipal
public school located in the city of Bom Jesus/PB are adopting the new technological
resources, in the teaching-learning process, having as main focus the educational
communication and/or collaboration software. The subjects studied are teachers
working in Childhood Education and Secundary School, who teach classes in the
shifts (morning, afternoon and evening), totaling 8 (eight) professionals. For the data
collection, the instrument used was a questionnaire containing 11 questions. The
results showed that all teachers believe in the capacity of technologies on education.
However, there is a lack of commitment on the part of the school, in order to dispose
preparatory courses and support, as well as the professionals themselves, in the
persistence of a pedagogical practice for the learning of the students. This study may
contribute to future research achievements, serving as a theoretical basis, assisting
in possible projects, seeking adaptation to new methodological models in the process
of teaching and learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-27T17:39:18Z |
|
dc.date.available |
2019-08-27 |
|
dc.date.available |
2019-08-27T17:39:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Softwares educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - new technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Educational software |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Jociélida Cartaxo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of technology as a facilitator of learning: contributions of educational software in pedagogical practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jociélida Cartaxo. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |