DSpace/Manakin Repository

O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3901211711334174 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO , Danilo de Sousa.
dc.description.resumo Na sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais ganhando destaque no cotidiano das pessoas. O presente estudo aponta como o uso das tecnologias na prática pedagógica escolar pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. O uso dessas tecnologias requer conhecimento, com base nisso, é preciso utilizar esses novos recursos de forma intencional, uma vez que os softwares educacionais foram criados para auxiliar nas diferentes formas de aprender e ensinar de maneira educativa e significante, buscando uma interação entre professor e aluno de modo a apoiar as atividades didático-pedagógicas. A pesquisa objetiva verificar se os professores de uma escola pública municipal localizada na cidade de Bom Jesus/PB estão adotando os novos recursos tecnológicos, no processo de ensino- aprendizagem, tendo como foco principal os softwares educativos de comunicação e/ou colaboração.Os sujeitos pesquisados são professores atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que ministram aulas nos turnos (manhã, tarde e noite), totalizando 8 (oito) profissionais.Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário contendo 11 questões. Os resultados mostraram que todos os professores acreditam na capacidade das tecnologias sobre a educação. Todavia, falta o comprometimento tanto da escola, para dispor de cursos preparatórios e suporte de uma forma geral, como dos próprios profissionais na persistência para que aconteça uma prática pedagógica para a aprendizagem dos educandos. Este estudo poderá contribuir para futuras realizações de pesquisas, servindo de base teórica, como pode auxiliar em possíveis projetos, buscando adaptação aos novos modelos metodológicos no processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-25
dc.description.abstract In today's society, technologies are increasingly gaining prominence in people's daily lives. The present study points out how the use of technologies pedagogical practice in the school can facilitate the students' learning process. The use of these technologies requires knowledge, based on this, it is necessary to use these new resources in an intentional way, since that educational software was created to assist in the different ways of learning and teaching in an educational and meaningful way, seeking an interaction between teacher and student in order to support the didactic- pedagogical activities. The research aims to verify if the teachers of a municipal public school located in the city of Bom Jesus/PB are adopting the new technological resources, in the teaching-learning process, having as main focus the educational communication and/or collaboration software. The subjects studied are teachers working in Childhood Education and Secundary School, who teach classes in the shifts (morning, afternoon and evening), totaling 8 (eight) professionals. For the data collection, the instrument used was a questionnaire containing 11 questions. The results showed that all teachers believe in the capacity of technologies on education. However, there is a lack of commitment on the part of the school, in order to dispose preparatory courses and support, as well as the professionals themselves, in the persistence of a pedagogical practice for the learning of the students. This study may contribute to future research achievements, serving as a theoretical basis, assisting in possible projects, seeking adaptation to new methodological models in the process of teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6244
dc.date.accessioned 2019-08-27T17:39:18Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T17:39:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - novas tecnologias pt_BR
dc.subject Softwares educacionais pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Pedagogical practice - new technologies pt_BR
dc.subject Educational software pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Jociélida Cartaxo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of technology as a facilitator of learning: contributions of educational software in pedagogical practice. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Jociélida Cartaxo. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem: contribuições de softwares educacionais na prática pedagógica. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta