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Disputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense.

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dc.creator.ID SOBRAL, B. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4361250741692118 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RETONDAR, Anderson Moebus.
dc.contributor.advisor1ID RETONDAR, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2015331505089334 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Jean Carlo de.
dc.description.resumo Esta dissertação tern por objetivo o mapeamento das relações identitárias estabelecidas no campo da cerâmica pessoense, a partir das narrativas de cinco produtores residentes em João Pessoa-PB, sobre as esferas da produção, distribuição e consumo de tal bem simbólico. O contexto contemporâneo e intercultural suscita conflitos de identificação nesses ceramistas, evidenciados a partir da distinção arte/artesanato presente nos depoimentos. As referencias populares e eruditas contidas nessa cerâmica foram interpretadas a partir da reflexão de Garcia Canclini (2006; 2007) sobre os processos de hibridação cultural. Com o intuito de dar conta das relações de poder e prestigio instauradoras de uma hierarquização na disputa pela legitimidade das obras e dos artistas no local referido, utilizamos o conceito de campo de Bourdieu (1982; 1983; 1996; 2004). As diferentes estrategias utilizadas pelos ceramistas estão em relação com as posições diferenciais ocupadas nesse espaço social. A necessidade de orquestração de dois universos valorativos, tradição e modernidade, observada no discurso dos informantes foi problematizada a partir da contribuição de Giddens (1991; 1997) sobre as características das instituições modernas, tais como a reflexividade, o desencaixe dos sistemas sociais e a incorporação da tradição como valor. A centralidade do mercado estabelece a seletividade implicada nos níveis de hibridação de cada bem simbólico, o que fica claro no caso do grupo pesquisado e a conjugação de reflexividade, aplicada as técnicas e as formas da cerâmica, com a "tradicionalização" das estéticas e dos temas escolhidos pelos produtores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais
dc.title Disputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257
dc.date.accessioned 2019-08-28T10:31:34Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T10:31:34Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia da Cultura
dc.subject Sociology of Culture
dc.subject Cerâmica Pessoense
dc.subject Personal Ceramics
dc.subject Artes Plásticas
dc.subject Hibridação Cultural
dc.subject Visual Arts
dc.subject Cultural Hybridization
dc.subject Disputas Identitárias
dc.subject Tradição e Modernidade
dc.subject Identity Disputes
dc.subject Identity Disputes
dc.subject Tradition and Modernity
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOBRAL, Bruna Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Identity disputes and cultural hybridizations in people's ceramics. pt_BR
dc.identifier.citation SOBRAL, Bruna Oliveira. Disputas identitárias e hibridações culturais na cerâmica pessoense. 2010. 98f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6257 pt_BR
dc.description.resume Cette dissertation vise a cartographier les relations d'identite etablies dans Ie domaine de la ceramique produite a Joao Pessoa, a travers les recits de cinq producteurs qui y habitent, sur les spheres de la production, la distribution et la consommation de ce produit symbolique. Le contexte contemporain et interculturel souleve des conflits de ridentification de ces potiers, qui sont mis en valeur a partir de la distinction entre I'art et artisanat dans leurs temoignages. Les references populaires et classiques contenues dans cette entreprise de ceramique ont ete interpretees a partir de la reflexion de Garcia Canclini (2006, 2007) sur le processus d'hybridation culturelle. Visant a rendre compte des relations de pouvoir et de prestige qui engendrent une hierarchie dans la lutte pour la legitimite des oeuvres et des artistes qui sont sur place, nous utilisons le concept de champ de Bourdieu (1982, 1983, 1996, 2004). Les differentes strategies utilisees par les potiers sont associees avec les differentes positions occupees dans cet espace social. La necessite d'orchestration de ces deux univers de la valeur, la tradition et la modernite, observee dans le discours des informateurs a ete analysee a partir de la contribution de Giddens (1991, 1997) sur les caracteristiques des institutions modernes, telles que la reflexivite, la deconnexion des systemes sociaux et Integration de la tradition en tant que valeur. La centralite du marche definit la selectivity impliquee dans les niveaux de I'hybridation de chaque produit symbolique, ce qui est evident dans le cas du groupe etudie est la combinaison de la reflexivite, appliquee a des techniques et a des formes de la ceramique avec la «traditionalisation » des esthetiques et des themes choisis par les producteurs. pt_BR


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