DSpace/Manakin Repository

Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Paoline Levy Pereira.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, P. L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6795032095583727 pt_BR
dc.contributor.referee1 VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
dc.contributor.referee1ID VASCONCELOS, P. H. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0134827478958758 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Suênya Freire do Monte.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, S. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 pt_BR
dc.description.resumo A principal prática do Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre a empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercado nos quais atua. Um Programa de Endomarketing bem feito é capaz de tornar o funcionário um ser comprometido com a empresa, cada um em sua área de atuação e através do seu trabalho. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo medir o nível de satisfação dos clientes internos da Agência 0082 na cidade de Campina Grande - PB. O modelo monográfico foi quanto aos fins exploratório e descritivo. Quantos aos meios utilizados para alcançar o objetivo foi uma pesquisa de campo, um estudo de caso. Para a coleta de dados foi feito uma revisão bibliográfico acerca do tema em questão, aplicou-se um questionário adaptado com o objetivo de averiguar o nível de satisfação dos mesmos na empresa. Levou-se em consideração o perfil socioeconômico através das variáveis: gênero, faixa etária, estado civil, renda mensal familiar, escolaridade e tempo de serviço na empresa; contendo seis questões fechadas. Na segunda, sugere-se que sejam investigadas aspectos relacionados à satisfação dos colaboradores para implantação de um programa de Endomarketing. O estudo revelou que a organização possui talentos promissores, no qual proporciona uma junção de experiência com juventude quebrando assim alguns paradigmas no passado. Quanto a satisfação dos clientes internos da Agência, pode-se notar que no geral foi de grande importância, existe divergência de opiniões e consequentemente situações de condições de satisfação individuais de acordo principalmente com o sócio psicológico desses colaboradores, e ainda, saber se as ferramentas do endomarketing são utilizadas nessa organização. Todavia é necessário que os gestores estimulem cada vez mais os seus colaboradores a traçarem metas e objetivos da organização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract The main practice of Endomarketing is to do with that all of the employees have a vision shared on the company, including items as administration, goals, results, products, services and market us which it acts. A Program of Endomarketing well fact is capable to turn the employee a committed being with the company, each one in his/her area of performance and through his/her work. In this context, the present work had as objective measures the level of the internal customers' of the Agency 0082 satisfaction in the city of Campina Grande - PB. The model monográfico went as for the exploratory and descriptive ends. How many to the means used to reach the objective was a field research, a case study. For the collection of data it was made a bibliographical revision concerning the theme in subject, a questionnaire was applied adapted with the objective of discovering the level of satisfaction of the same ones in the company. It was taken into account the socioeconomic profile through the variables: gender, age group, marital status, family monthly income, education and time of service in the company; containing six closed subjects. On Monday, he/she suggests himself that aspects related to the collaborators' satisfaction are investigated for implantation of a program of Endomarketing. The study revealed that the organization possesses promising talents, in which it provides a junction of experience with youth breaking like this some paradigms in the past. As the internal customers' of the Agency satisfaction, it can be noticed that in the general it was of great importance, divergence of opinions exists and consequently situations of individual satisfaction conditions of agreement mainly with those collaborators' psychological partner, and still, to know the tools of the endomarketing is used in that organization. Though it is necessary that the managers stimulate their collaborators more and more to draw her/it goals and objectives of the organization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260
dc.date.accessioned 2019-08-28T10:58:16Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T10:58:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Cliente interno pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Satisfaction pt_BR
dc.subject Internal client pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Bruno Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.references ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6ed. São Paulo: Atlas, 2003. BANCO REAL. Disponível: <http:www.bancoreal.com.br>. Acesso em 10 de maio de 2008. BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. ______. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004. BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão. Encante seu cliente interno, Porto Alegre: L&P, 1998. ______. Face a face com o endomarketing. O papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&P, 2005. CHIAVANATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. ______. Recursos humanos. Edição Compacta 7ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3. ed. Rev. E atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing – Educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002. DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciência socias aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanas – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, Antônio Carlos . Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. Referências Bruno Alves Souto 75 5 KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. ______. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo Prentice Hall, 2006. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. ______. LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas e pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999. LIMEIRA, Tânia Maria igal. Fundamentos de Marketing. In: Dias, Sérgio Roberto (Coord). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006. MAGNO, Alexandre. Endomarketing. In: Richa, Júlio César (org.). Grandes temas de marketing. Fortaleza: Editora de ponta, 2001. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. ROBBINS, Etephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004. ______. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2005. RUDIO, franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientíca. Petrópolis: Vozes, 1999. ROJO, Francisco José Grandis. Varejo. In: DIAS, Sérgio Roberto (coord.). Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2006. SPILLER, Eduardo Santiago[et al.]. Gestão de serviços e marketing interno. Rio de Janeiro: FGV, 2004. TACHIZAWA, Rakeshy; FERREIRA, Victor C. Paradela; FORTUNA, Antônio A. Mello. Gestão com pessoas. Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em andamento. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. VIEIRA, Renata Fernanda Porto Beranger. Pesquisa de satisfação do cliente interno após a implementação de um programa de endomarketing.Campina Grande , 2006. pt_BR
dc.title.alternative Internal customer perception: the case of Campina Grande city bank branch 0082. pt_BR
dc.identifier.citation SOUTO, Bruno Alves. Percepção do cliente interno: o caso da agência bancária 0082 da cidade de Campina Grande. 2008. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6260 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta