dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACHADO, Viviane Gidotti. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
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dc.description.resumo |
O presente estudo, cujo título é A pedagogia jurídica: as especificidades do trabalho do
pedagogo no Poder judiciário, teve como propósito compreender as especificidades do
trabalho do pedagogo no Poder Judiciário. Para tanto, a pesquisa se caracteriza como sendo de
campo, possuindo abordagem qualitativa e exploratória. Ela foi realizada mediante entrevista
individual semiestruturada com a participação de seis pedagogos atuantes nos estados de
Pernambuco, Goiás e Brasília. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir da
análise tanto temática quanto de enunciação, se respaldando na perspectiva de análise de
conteúdo de Bardin (1997). No referencial teórico, foi abordado o pensamento de alguns
autores, tais como Nóvoa (1992), Saviani (1994), Libâneo (2007), Silva (2015), entre outros.
Os resultados desta pesquisa apontam para a caracterização da Pedagogia Jurídica enquanto
ciência da educação, sendo desenvolvida pelo pedagogo no Poder Judiciário, mediante a
práxis dos conhecimentos adquiridos na graduação em Pedagogia. Conhecimentos estes a
serem aplicados por pedagogos nos campos processuais e extraprocessuais. As
especificidades do trabalho variam de acordo com as necessidades e campos de atuação que
comportam cada Tribunal. Desta forma, foi possível refletir acerca da riqueza de
possibilidades do emprego de conhecimentos pedagógicos dentro dos espaços do judiciário,
afirmando o pedagogo como profissional da educação atuante em espaços escolares e não
escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A pedagogia jurídica: as especificidades do trabalho do pedagogo no poder judiciário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-19 |
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dc.description.abstract |
The present study, whose title is The legal pedagogy: the specificities of the work of the
pedagogue in the judiciary, had as purpose to understand the specificities of the work of the
pedagogue in the Judiciary. For this, the research is characterized as being field, having a
qualitative and exploratory approach. It was carried out through a semi-structured individual
interview with the participation of six pedagogues working in the states of Pernambuco, Goiás
and Brasília. The collected data were organized and analyzed based on both thematic and
enunciation analysis, supported by the content analysis perspective of Bardin (1997). In the
theoretical reference, the thinking of some authors, such as Nóvoa (1992), Saviani (1994),
Libâneo (2007), Silva (2015), among others, was approached. The results of this research
point to the characterization of Legal Pedagogy as a science of education, being developed by
the pedagogue in the Judiciary, through the praxis of the knowledge acquired in the
graduation in Pedagogy. Knowledge to be applied by pedagogues in the procedural and extra-
procedural fields. The specificities of the work vary according to the needs and fields of
action that each Court has. In this way, it was possible to reflect on the richness of
possibilities of the use of pedagogical knowledge within the judicial areas, affirming the
pedagogue as a professional of education acting in school and non-school spaces. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6264 |
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dc.date.accessioned |
2019-08-28T11:38:54Z |
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dc.date.available |
2019-08-28 |
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dc.date.available |
2019-08-28T11:38:54Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho do pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Poder judiciário - atividades pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Work of the pedagogue |
pt_BR |
dc.subject |
Legal Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge pedagogical |
pt_BR |
dc.subject |
Judiciary - pedagogical activities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Maria Sheila Alves da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Legal pedagogy: the specifics of the work of the pedagogue in the judiciary. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA,Maria Sheila Alves da. A pedagogia jurídica: as especificidades do trabalho do pedagogo no poder judiciário.2019.59 f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |