DSpace/Manakin Repository

O desenho da criança para os professores da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROGA, M. L. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1534647640607986 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.description.resumo É comum na prática de alguns professores a utilização do desenho como um passatempo diretivo com atividades pré-elaboradas. Para a presente pesquisa pautamos o estudo nos textos de Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios, (2008) e Silva e Tavares (2001), entre outros. Tivemos como objetivos analisar como os professores descrevem o desenho na Educação Infantil; Observar as atividades que envolvem o desenho, elaboradas pelos professores, para as crianças; Investigar como o professor trabalha a construção do desenho em sala de aula e Identificar os recursos e as técnicas utilizadas durante o processo de desenvolvimento do desenho infantil. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem quanti-qualitativa teve como público alvo professores das Creches Municipais da cidade de Pombal-PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Observação, Questionário Sociodemográfico e Entrevista Semiestruturada. Os resultados indicam que, embora não verificado no período de observação, os docentes, na entrevista, apontam a importância do desenho da criança como forma de expressar seus pensamentos, ideias, anseios e desejos; meio de comunicação; conhecer os alunos e sua realidade; capacidade da criança criar e recriar o mundo e como forma de trabalhar a coordenação motora. Porém, no período de observação verificamos que muitas das atividades de desenho, ainda eram oferecidas às crianças, numa perspectiva do ensino tradicional, impedindo-as de demonstrar suas habilidades. Assim, podemos concluir que o desenho além de contribuir com o desenvolvimento integral da criança, precisa ser mais compreendido e trabalhado de forma coerente na Educação Infantil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O desenho da criança para os professores da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract It is common practice of some teachers using the drawing as a hobby governing pre-prepared activities. For this research have guided the study of texts in Lopes (2009), Tourrette (2009), Palacios (2008) and Silva and Tavares (2001), among others. We had as objective to analyze how teachers describe the drawing in kindergarten; Observe the activities involving the design, developed by teachers, for children; Investigate how the teacher works building design in the classroom and identify the resources and techniques used during the development of children's drawing. The exploratory research and qualitative approach has the audience of teachers Municipal Kindergartens city of Pombal-PB. The instruments used for data collection were Observation, Sociodemographic Questionnaire and semi-structured interview. The results indicate that, although not in the period of observation, the teachers in the interview, indicate the importance of the child's drawing as a way to express their thoughts, ideas, wishes and desires; means of communication; know the students and their reality; child's ability to create and recreate the world and as a way of working motor coordination. However, the period of observation we find that many of the drawing activities yet also offered to children from the perspective of traditional education, preventing them from demonstrating their skills. Thus, we conclude that the design and contribute to the holistic development of children, more needs to be understood and consistently worked in Early Childhood Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6278
dc.date.accessioned 2019-08-28T15:20:58Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T15:20:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenho – educação infantil pt_BR
dc.subject Resolução de problemas - estratégias dos estudantes pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Drawing - early childhood education pt_BR
dc.subject Problem Solving - Student Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROGA, Macelyane Larissa Morais Almeida de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Child's drawing for education teachers Children's. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROGA,Macelyane Larissa Morais Almeida de.O desenho da criança para os professores da educação infantil. 2014. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta