dc.contributor.advisor1 |
ARAUJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como tema “Jogos e brincadeiras no processo de
aprendizagem na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica”. Tema
de relevante importância no que se refere à compreensão do lúdico no processo de
aprendizagem na Educação Infantil, entendendo o lúdico como uma ferramenta
pedagógica importante para professores em sala de aula, visto que por meio da
educação lúdica a criança aprende com mais prazer e consequentemente o
aprendizado terá maior significado, tendo como objetivo analisar a partir da visão de
professores a utilização dos jogos e brincadeiras no processo de ensino
aprendizagem na Educação Infantil, e de modo mais específico descrever a
importância do lúdico nessa etapa de ensino como instrumento de interação e
produção de saberes e; compreender como os educadores estão utilizando o lúdico
em sala de aula, como prática educativa. Para realização do trabalho utilizamos
como metodologia uma pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa para
obtenção de dados referente à prática do lúdico em sala de aula. Utilizamos para a
coleta de dados um questionário com questões objetivas, destinadas a 05 (cinco)
professoras atuantes na Educação Infantil (jardim I e II) nas creches municipais da
Cidade de Cajazeiras – PB, Após coletados os dados as análises dos resultados
foram realizadas a partir das respostas obtidas no próprio instrumento de coleta, o
que nos permitiu compreender como as educadoras fazem o uso da ludicidade na de
sala de aula. A partir das informações contidas nesse estudo subsidiado por autores
como: Almeida (2008), Carvalho (2008), Kishimoto (2007), Oliveira (2008) entre
outros, percebemos que a educação lúdica torna-se uma alternativa para a melhoria
do processo de aprendizagem das crianças, configurando-se em um instrumento ou
recurso didático capaz de auxiliar nas salas de aula possibilitando ao educando uma
maneira mais prazerosa de aprender. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present study has as its theme "Games and play in the process of learning in
early childhood education: a pedagogic proposal as playfulness." Theme of
considerable importance with regard to the understanding of the play in the learning
process in early childhood education, understanding the play as an important
educational tool for teachers in the classroom, since education through playful
children learn with more pleasure and consequently learning will have greater
meaning, and to analyze from the perspective of teachers the use of games and
activities in the teaching learning process in early childhood education, and more
specifically describe the importance of playfulness in this stage of education as a tool
for interaction and production and knowledge; understand how educators are using
the play in the classroom as an educational practice. To perform the study, we used
an exploratory research methodology as a qualitative approach to obtain data
concerning the practice of playfulness in the classroom. Used for data collection, a
questionnaire with objective questions, aimed at five (05) active teachers in Early
Childhood Education (Garden I and II) in municipal kindergartens City Cajazeiras -
PB, After collected the data analyzes of the results were performed from the
responses obtained in the data collection instrument itself, which allowed us to
understand how educators make use of playfulness in the classroom. From the data
in the study subsidized by authors such as: Almeida (2008), Carvalho (2008),
Kishimoto (2007), Oliveira (2008) among others, we realize that the playful education
becomes an alternative for improving the process children's learning, setting up an
instrument or teaching resource capable of assisting in classrooms enabling the
learner a more enjoyable way to learn. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6281 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T15:48:14Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T15:48:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educativos – educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade – processo ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Games - Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicity - teaching - learning process |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Tamíris Carvalho de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games and games in the learning process in the early childhood education: playfulness as a pedagogical proposal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Tamíris Carvalho de. Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil: a ludicidade como proposta pedagógica. 2014. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |