dc.creator.ID |
RICARDO, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9854061734321676 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
BORBA , Valéria Maria de Lima. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação
professor e aluno para que o processo de ensino-aprendizagem seja
vivenciado de maneira significativa para ambos. Desse modo a questão central
foi elaborada da seguinte forma: é possível que uma boa relação professor-
aluno na Educação Infantil, favoreça o processo de ensino-aprendizagem,
levando em consideração a afetividade na psicogenética Walloniana? Para
respondermos a este questionamento elaboramos os objetivos: Analisar a
relação professor aluno na Educação Infantil, considerando a afetividade na
psicogenética Walloniana; Investigar a necessidade da criança para tornar
possível uma melhor relação interpessoal; Elencar as contribuições da relação
professor – aluno para o processo de aprendizagem escolar e Refletir a
compreensão de professores acerca do conceito afetividade. Wallon,
reconhece a importância da afetividade na constituição e no desenvolvimento
do ser humano, pois postula o principio da integração das dimensões motora,
cognitiva e afetiva, visando que a escola deve proporcionar um espaço de
reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o
desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, objetivando que
o professor, a princípio, precisa ter uma boa formação para que o mesmo em
sala de aula consiga identificar as necessidades da criança e também tenha
um bom relacionamento, para além de mediar a aprendizagem, tornar possível
a melhoria das relações interpessoais. Nesse sentido, este trabalho nos
convida a uma reflexão de como os professores podem se tornar o principal
mediador para o seu aluno baseado em referência sobre a afetividade no
processo de aprendizagem, que refletem contribuições da relação entre
professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Henri Wallon
(1941/1995) é o nosso principal referente teórico, além de estudiosos da
temática na perspectiva walloniana. Nos procedimentos metodológicos
apresentamos a coleta de informações a partir da utilização de um
questionário, a escolha do lócus e os sujeitos da pesquisa, a Contextualização
da escola, bem como os procedimentos para a análise dos dados. Pudemos
constatar nas respostas das professoras que a afetividade é imprescindível
para o desempenho educacional e que todas elas têm como base para seu
processo de ensino o entendimento do respeito mútuo, do diálogo e,
principalmente do carinho recíproco como base para todo o processo de
desenvolvimento da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A influência da afetividade na relação professor- aluno na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This work is based on present contributions of the teacher and student to the
process of teaching and learning is experienced significantly for both. Thus the
central question was prepared as follows: it is possible that a good teacher-
student relationship in kindergarten, favors the teaching-learning process,
taking into account the affection in psychogenic walloniana? To answer this
question we developed objectives: To analyze the relationship between teacher
and student in kindergarten, considering affectivity in psychogenic walloniana;
Investigate the child's need to make a better interpersonal relationship possible;
List the contributions of the teacher - student relationship to school learning
process and reflect the understanding of teachers about the concept affectivity.
Wallon, recognizes the importance of affect in the formation and development of
the human being, it posits the principle of integration of motor, cognitive and
affective dimensions, aiming that the school should provide a space for
reflection on the life of the student as a whole, contributing for the development
of a critical consciousness and transformative, aiming that the teacher, the
principle, need to have a good training for the same classroom can identify the
child's needs and also have a good relationship, in addition to mediating
learning make it possible to improve interpersonal relationships. In this sense,
this work invites us to reflect on how teachers can become the main mediator
for your student based on affection reference in the learning process,
contributions that reflect the relationship between teacher and student to the
process of school learning . Henri Wallon (1941/1995) is our main theoretical
framework, as well as scholars of the subject in walloniana perspective. The
methodological procedures present the collection of information from the use of
a questionnaire, the choice of locus and the research subjects, the Context of
the school as well as the procedures for data analysis. We observed the
responses of the teachers that affectivity is essential to the educational
performance and they all have as a basis for their teaching the understanding of
mutual respect, dialogue and especially the mutual affection as the basis for the
entire development process child. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6282 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T15:50:23Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T15:50:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Affection |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RICARDO, Jairlany da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of affectivity on the teacher-teacher relationship student in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RICARDO, Jairlany da Silva. A influência da afetividade na relação professor-aluno na educação infantil. 2014. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |