dc.creator.ID |
QUARESMA, F. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9192947313819222 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a formação docente. Desse modo,
tivemos como objetivo geral discutir o processo de formação e profissionalização
docente, refletindo a unidade do pensar e o fazer no exercício da profissão e como
objetivos específicos: refletir os paradigmas da formação homogênea e emergente,
destacando suas implicações e contribuições; compreender o desenvolvimento
profissional e atuação docente; Para a realização desta monografia, realizou-se
inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se buscou autores e documentos
que discutem acercada formação docente nos modelos homogêneo, emergente e a
profissionalização. Assim, discorremos sobre a formação docente no decorrer dos
últimos anos, refletindo sobre o impacto dos modelos na formação docente; ressaltamos
a profissionalização como componente essencial para a qualificação dos professores,
acompanhando as transformações sociais e preparando os docentes para superação das
problemáticas do cotidiano escolar. Percebemos que investir na formação se faz sempre
necessário para ampliação das práticas e conhecimentos pertinentes ao trabalho dos
professores. Através da pesquisa de campo buscou-se conhecer a realidade vivenciada
pelos professores no tocante ao cotidiano em sala de aula. Para esse fim os dados foram
coletados por meio de entrevistas realizadas com 3 (três) professores que atuam em uma
escola de Ensino Fundamental e Médio de ensino público, da cidade de Santa Helena-
PB. A pesquisa apontou as concepções sobre a formação docente nas reflexões dos
estudos do trabalho realizado bem como dos entrevistados, ressaltando que esses
profissionais compreendem a importância do processo de formação no decorrer da vida
acadêmica como forma de qualificação e preparo para o exercício da profissão docente.
Destacando a importância da profissionalização no processo de formação docente no
cotidiano da profissão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Formação e profissionalização docente: algumas reflexões acerca do exercício da profissão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-26 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work had as object of study the teacher formation. Thus, we had as
general objective to discuss the process of teacher formation and professionalization,
reflecting the unity of thinking and doing in the exercise of the profession, and as
specific objectives: to reflect the paradigms of homogeneous and emergent formation,
highlighting their implications and contributions; to understand professional
development and teaching performance; For the accomplishment of this monograph, a
bibliographic survey was carried out initially, in which we sought authors and
documents that discuss about teacher formation in the homogeneous, emergent and
professionalization models. Therefore, we discuss about teacher formation in recent
years, reflecting on the impact of models in teacher formation; we emphasize
professionalization as an essential component for the qualification of teachers,
accompanying social transformations and preparing teachers to overcome the problems
of daily school life. We realize that investing in formation is always necessary to
expand practices and knowledge relevant to the work of teachers. Through the field
research we seek to know the reality experienced by teachers in relation to everyday life
in the classroom. For this purpose, the data were collected through interviews with three
(3) teachers who work in a elementary and high school of public education in the city of
Santa Helena-PB. The research pointed out the conceptions about teacher formation in
the reflections of the studies of the work done as well as of the interviewed, and pointed
out that these professionals understand the importance of the process of formation
during the academic life as a form of qualification and preparation for the exercise of
the teaching profession. Emphasizing the importance of professionalization in the
process of teacher formation in the daily life of the profession. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6283 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T16:07:20Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T16:07:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalização docente |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos de formação |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Professionalization |
pt_BR |
dc.subject |
Formation Models |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Fabrício Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training and professionalization: some reflections on the exercise of the profession. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Fabrício Duarte. Formação e profissionalização docente: algumas reflexões acerca do exercício da profissão. 2018. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |