dc.creator.ID |
ROLIM, F. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3047747806829757 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Maria Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como problemática apresentar os subsídios teóricos- práticos que a
Extensão Universitária oferece aos participantes do Projeto da Pedagogia Social do
Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus de Cajazeiras-PB, em
espaços diversos. O interesse pelo tema desta pesquisa surge a partir da experiência no
Projeto da Pedagogia Social: práticas educativas em contextos, realizado no ano de
2017, sobre a coordenação da professora Dra. Maria Gerlaine Belchior Amaral, assim
foram realizadas intervenções pedagógicas no Centro de Atenção à Criança e ao
Adolescente- CCA eram atendidas 12 crianças. O Projeto foi desenvolvido por 13
Extensionistas graduandos (as) da UFCG campus Cajazeiras- PB. Compreendendo a
relevância de práticas extracurriculares para a formação docente a investigação aponta
como objetivo geral: Investigar o Papel da Extensão Universitária para a formação
teórico- práticos dos os (as) graduandos (as) do Curso de Pedagogia do Centro de
Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande campus
Cajazeiras- PB, em espaços diversos. Assim, para a realização desta investigação, o
procedimento metodológico adotado teve como base o estudo bibliográfico, que
evidenciou a pesquisa exploratória e de campo, de natureza qualitativa, para a coleta de
dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. A pesquisa conta com os suportes
teóricos dos (as) autores (as), Freire (1983), Bardin (1997), Freire (2011), Paula (2013),
Pessoa (2017), Severo (2017). Deste modo, ao fim da investigação conclui-se mediante
a colaboração dos autores e das análises realizadas o papel relevante da Extensão
Universitária para uma formação humanizada e preparatória para a atuação docente na
sociedade. Assim, percebe-se o quanto a Extensão Universitária é um divisor de água na
formação dos (as) graduandos (as), por esta desenvolver potenciais significativos
permitindo que os participantes dos programas de Extensão relacionem os
conhecimentos científicos adquiridos na universidade com as necessidades das
comunidades, possibilitando uma reflexão sobre as teorias estudadas e reorganizando
diante as necessidades observada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O papel da extensão universitária: uma contribuição para a formação do (a) pedagogo (a) em espaços diversos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-17 |
|
dc.description.abstract |
The present research highlights how problematic to reveal the theoretical-practical
subsidies that the University Extension offers to the participants of the Project of the
Social Pedagogy of the Course of Degree in Pedagogy of the Training Center of
Teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) campus of Cajazeiras-
PB, in different spaces.The interest in the theme of this research arises from the
experience in the Project of Social Pedagogy: educational practices in contexts, carried
out in the year 2017, on the coordination of the teacher Dr. Maria Gerlaine Belchior
Amaral, thus were carried out pedagogical interventions in the Care Center Child and
Adolescent - CCA, 12 children were cared for. The Project was developed by 13
graduating Extensionists of the UFCG campus Cajazeiras - PB. Understanding the
relevance of extracurricular practices for teacher education research aims as a general
objective: To investigate the Role of University Extension for the theoretical-practical
training of the undergraduate students of the Pedagogy Course of the Center for Teacher
Training of the University Federal de Campina Grande Campus Cajazeiras - PB, in
different spaces. Thus, for the accomplishment of this investigation, the methodological
procedure adopted was based on the bibliographic study, which evidenced the
exploratory and field research, of a qualitative nature, for the data collection was used
the semi-structured interview. The research has the theoretical supports of Freire (1983),
Bardin (1997), Freire (2011), Paula (2013), Pessoa (2017), Severo (2017). Thus, at the
end of the investigation, the authors and the analyzes carried out will conclude the
relevant role of the University Extension for a humanized and preparatory training for
the teaching activity in society. As far as theoretical-practical subsidies are concerned, it
was noticed through the research that undergraduates perform a greater assimilation on
the theories studied in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6284 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T16:12:01Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T16:12:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia social |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Social pedagogy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Francisca André dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of university extension: a contribution to the formation of the pedagogue in different spaces. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Francisca André dos Santos. O papel da extensão universitária: uma contribuição para a formação do (a) pedagogo (a) em espaços diversos. 2019. 47f .Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |