DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5440268120339502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Apresentamos neste estudo uma reflexão acerca das concepções e práticas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB, adotando como temática central a avaliação da aprendizagem. Neste sentido, será evidenciado como se constitui as concepções das professoras acerca da avaliação da aprendizagem, problematizando sobre suas práticas avaliativas no contexto escolar. Nosso objetivo central é analisar as práticas de avaliação da aprendizagem compreendidas e materializadas por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública em Cajazeiras PB. Apresenta-se como problemática: em que perspectiva os professores dos anos iniciais do ensino fundamental compreendem e praticam a avaliação no contexto de sala de aula? Teoricamente nos fundamentamos dos teóricos como: Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), entre outros. Já enquanto percurso metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, e pesquisa de campo de caráter qualitativo. A coleta dos dados deu-se a partir da observação sistemática e da entrevista semiestruturada, respaldadas pela análise de conteúdo de Bardin (1977), a qual busca considerar todo o contexto, ou seja, a partir das entrevistas obtidas, analisar o universo de significados no sentido de objetivar racionalidades nas falas das depoentes. Diante a pesquisa realizada, os resultados obtidos apresentam as concepções atribuídas das professoras a avaliação da aprendizagem como processos de conhecimentos adquiridos em sua formação inicial e suas vivências escolares durante a educação básica, evidenciando que suas práticas profissionais não se constituem totalmente dos seus entendimentos sobre avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-19
dc.description.abstract We present in this study a reflection about conceptions and teachers’ practices from the initial years in an elementary public school located in Cajazeiras PB, Adopting the learning evaluation like the central theme. In this sense, it will be evident how teachers’ conceptions about the learning evaluation are constituted, problematizing about their evaluative practices in the school context. Our main objective is to analyze the learning evaluation practices understood and materialized by teachers from the initial years in an elementary public school in Cajazeiras PB. Do we present like problematic: in what perspective do teachers in the early years of elementary school understand and practice evaluation in the classroom context? Theoretically, we were supported by theorists such as Luckesi (2018, 1977, 1992), Vasconcellos (2014), Hoffmann (2007, 2000, 1996, 1991), Esteban (2003), among others. As a methodological way was made bibliographic survey and field research of qualitative character. Data collection was performed based on systematic observation and semi-structured interviews, supported by Bardin's content Analysis (1977), Which seeks to consider the whole context, that is, from the interviews obtained, analyze the universe of meanings in order to objectify rationalities attributed in the statements of the interviewees. Before research carried out, the obtained results present the attributed conceptions of the teachers to the evaluation of learning as processes of knowledge acquired in their initial formation and their school experiences during basic education, evidencing that their professional practices do not constitute totally from their understandings about evaluation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6285
dc.date.accessioned 2019-08-28T16:20:06Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T16:20:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - séries iniciais pt_BR
dc.subject Práticas de avaliação - concepção pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Concepção e práticas avaliativas - séries iniciais pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Elementary School - Early grades pt_BR
dc.subject Evaluation Practices - Design pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Conception and evaluative practices - initial series pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Laiza Kamila dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning assessment: conceptions and practices in the early years of elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Laiza Kamila dos Santos. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental 2019. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta