DSpace/Manakin Repository

Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é discutir a inclusão escolar enquanto práxis, problematizando suas relações estabelecidas com a sociedade contemporânea. No cotidiano escolar, inclusão pressupõe um ensino articulado na heterogeneidade e nas diversidades e fundamentado nas diferenças. Buscamos assim analisar os impactos da inclusão e o tratamento que a sociedade emprega a essa questão, tomando como espaço de investigação a escola (CEEIGEF) Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira, que é uma instituição discursivamente inclusiva, localizada na cidade de Sousa-PB. A instituição tem vivenciado um trabalho diferenciado a partir da inclusão e é uma referência no sertão paraibano, espaço ainda carente na concretização de políticas públicas que ampliem o acesso e permanência de pessoas com deficiência no ambiente escolar. O trabalho é um estudo de caso e para tecer as reflexões que nortearam o mesmo, usamos como referência as perspectivas de BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) entre outros pesquisadores, que possuem importantes reflexões na área de inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-14
dc.description.abstract The objective of this work is to discuss school inclusion as a praxis, problematizing its relations established with contemporary society. In the daily school life, inclusion presupposes a teaching articulated in heterogeneity and diversity and based on differences. We thus analyze the impacts of inclusion and the treatment that the society employs to this question, taking as research space the school CEEIGEF (Center of Special Education Integrated Geny Ferreira), which is a discursively inclusive institution, located in the city of Sousa-PB. The institution has experienced a differentiated work based on inclusion and is a reference in the backlands of Paraíba, a space still lacking in the implementation of public policies that increase the access and permanence of people with disabilities in the school environment. The work is a case study and to guide the reflections that guided the same, we use as reference the perspectives of BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) among other researchers, who have important reflections in the area of inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6288
dc.date.accessioned 2019-08-28T16:41:23Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T16:41:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Praxis pt_BR
dc.subject Educação de pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira - CEEIGEF - Sousa - PB pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject Praxis pt_BR
dc.subject Education of people with disabilities pt_BR
dc.subject Geny Ferreira Special Integrated Education Center - CEEIGEF - Sousa - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Luanna Michaelly Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion: between praxis and discourses, the case CEEIGEF (Center for Special Integrated Education Geny Ferreira) Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Luanna Mickaelly Soares. Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB. 2019. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta