dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é discutir a inclusão escolar enquanto práxis,
problematizando suas relações estabelecidas com a sociedade contemporânea. No
cotidiano escolar, inclusão pressupõe um ensino articulado na heterogeneidade e
nas diversidades e fundamentado nas diferenças. Buscamos assim analisar os
impactos da inclusão e o tratamento que a sociedade emprega a essa questão,
tomando como espaço de investigação a escola (CEEIGEF) Centro de Educação
Especial Integrada Geny Ferreira, que é uma instituição discursivamente inclusiva,
localizada na cidade de Sousa-PB. A instituição tem vivenciado um trabalho
diferenciado a partir da inclusão e é uma referência no sertão paraibano, espaço
ainda carente na concretização de políticas públicas que ampliem o acesso e
permanência de pessoas com deficiência no ambiente escolar. O trabalho é um
estudo de caso e para tecer as reflexões que nortearam o mesmo, usamos como
referência as perspectivas de BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006)
entre outros pesquisadores, que possuem importantes reflexões na área de
inclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-14 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work is to discuss school inclusion as a praxis, problematizing its
relations established with contemporary society. In the daily school life, inclusion
presupposes a teaching articulated in heterogeneity and diversity and based on
differences. We thus analyze the impacts of inclusion and the treatment that the
society employs to this question, taking as research space the school CEEIGEF
(Center of Special Education Integrated Geny Ferreira), which is a discursively
inclusive institution, located in the city of Sousa-PB. The institution has experienced a
differentiated work based on inclusion and is a reference in the backlands of Paraíba,
a space still lacking in the implementation of public policies that increase the access
and permanence of people with disabilities in the school environment. The work is a
case study and to guide the reflections that guided the same, we use as reference
the perspectives of BATALLA (2009) LOPES (2011), SANCHES (2006) among other
researchers, who have important reflections in the area of inclusion. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6288 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T16:41:23Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T16:41:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Praxis |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira - CEEIGEF - Sousa - PB |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Praxis |
pt_BR |
dc.subject |
Education of people with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Geny Ferreira Special Integrated Education Center - CEEIGEF - Sousa - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Luanna Michaelly Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School inclusion: between praxis and discourses, the case CEEIGEF (Center for Special Integrated Education Geny Ferreira) Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Luanna Mickaelly Soares. Inclusão escolar: entre práxis e discursos, o caso CEEIGEF (Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira) Sousa- PB. 2019. 56 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |