DSpace/Manakin Repository

Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico aborda questões pertinentes ao meio educacional, pois trata do ensino em salas multisseriadas que contemplam, também, a Educação Infantil, sendo estas, escolas do campo. O tema destaca a importância de ampliar os conhecimentos sobre a educação e sua oferta com ênfase na qualidade e igualdade de atendimento nessas áreas. Tendo em vista a quantidade de salas contendo essa organização múltipla no município de São José da Lagoa Tapada, no estado da Paraíba. O problema de pesquisa está delineado da seguinte forma: Quais as principais dificuldades enfrentadas por professores/as para a realização do processo de ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil em salas multisseriadas? Objetivo geral e específicos: analisar a atuação de professores/as frente as barreiras encontradas nas escolas multisseriadas do campo; identificar os principais desafios no processo de ensino-aprendizagem em escolas multisseriadas e discutir as práticas pedagógicas vivenciadas a partir da perspectiva de professores/as. Para tanto tivemos como contribuição teórica estudos dos autores: Banaúba (2007); Cavalcante (2010); Teixeira; Lima (2012); Ximenes-Rocha; Colares (2013); Prado (2013; Hagemeyer (2004) dentre outros nos enveredando pelos contextos históricos, Implicações no contexto da educação infantil e as práticas pedagógicas. Na metodologia realizamos um estudo de campo de natureza qualitativa tendo como como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com participação de quatro professoras da rede pública de ensino que atuam no campo com duas turmas – Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo na modalidade temática e esta nos revelou que os desafios nas escolas do campo são muitos, desde a estrutura física, de material didático e apoio diante de uma sala múltipla com Educação Infantil dificultando o trabalho docente. Vimos que os relatos são de descaso ficando na inteira responsabilidade das professoras o funcionamento das escolas, com quase nada além de papel e caneta. Por fim entendemos como urgente a necessidade de um maior comprometimento com a educação nas áreas campesinas, atentando para as condições dadas a essas escolas, pois a negligência na qualidade da educação denota retrocesso diante das lutas e conquistas que obtivemos ao longo da história e, consequentemente, em intensificação dos níveis de desigualdade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-26
dc.description.abstract This monograph explains about educational environment issues, it treats about the teaching on multiterm classes that also includes the Childhood Education, being them rural schools. The subject highlights the importance to increase the knowledge about the education and its overture with emphasis on the treatments’ quality and equality in these areas. Noting the classroom’s quantity that counts this multiple organization in the city of São José da Lagoa Tapada, in the state of Paraiba. The research’s case is organized in: Which the main difficulties for teachers to realize the teach/knowledge process of children on the Childhood Education on multiterm classes? Main objective and specifics: analyse the teacher's performance over the obstacles founded on multiterm's rural schools"; recognize the main challenges on the teach/knowledge process on multiterm schools and discuss the pedagogical practices experienced under the teacher’s perspective. In this case, we have got the teorical contribution the following authors: Banaúba (2007); Cavalcante (2010); Teixeira; Lima (2012); Ximenes-Rocha; Colares (2013); Prado (2013; Hagemeyer (2004) and others, going through the historical environment, implications on the Childhood Education’s context and the pedagogical practices. On this methodology, we realized a local research, focused in quantity, using as data-gathering methods, the interview semi structured, with the collaboration of four teachers on the public’s teaching network that works with two classes – Childhood Education and first term in the Fundamental School. The data-analyze was made starting the analyze of content under thematic modality and that showed us there are huge challenges in rural schools , since the building structure, courseware and support over a Chilhood Education’s multiterm class, interfering on teaching’s work. We observed that the reports show us neglect, being the teachers the entire responsibility for the school’s operation, with nothing more paper and pen. At last, we understand how urgent is need a huge commitment in education in rural areas, keeping care the conditions provided for these schools, because the quality’s negligence on teaching demonstrates dereliction over the effort and progress we did it belong the history and, accordingly, increased the inequality levels. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6289
dc.date.accessioned 2019-08-28T16:42:49Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T16:42:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Multisseriado pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Multi - serial pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Field Schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Vanikele Neves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Performance of the teacher in the multi-grade schools of the field: challenges and possibilities in the teaching-learning process in Child education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Vanikele Neves de. Atuação do/a professora/a nas escolas multisseriadas do campo: desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2019. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta