DSpace/Manakin Repository

A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria Alcantara dos.
dc.description.resumo O estudo buscou realizar uma pesquisa com estrutura exploratória e de campo, tendo como foco à formação docente do curso de licenciatura em química, onde se buscou analisar os principais entraves e desafios vivenciados durante o curso e no ato do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender, os entraves e perspectivas da formação docente no curso de licenciatura em química e as possíveis interferências na formação docente. A mesma teve como publico alvo, os docentes do curso de licenciatura em química do CFP, onde a pesquisa se dividiu entre três publico chave. Primeiramente, os alunos que ingressarão mais recente no curso de química, ou seja, os alunos que estão atualmente no segundo semestre. Além disso, os discentes que estão próximos a concluir o curso, onde procurou analisar os possíveis entraves ocorridos no percurso de inicio ate conclusão do curso escolhido. E por fim, os docentes formados no centro de formação de professores (CFP), onde se questionou, os principais desafios vivenciados no ato da docência. Desse modo, obteve como resultados que o mesmo necessita de certas mudanças na sua grade curricular, como a ampliação no número de estágios supervisionados e supostamente a redução de disciplinas oriundas das ciências exatas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-19
dc.description.abstract The study sought to carry out a research with an exploratory and field structure, focusing on the teaching of the undergraduate course in chemistry, where it was sought to analyze the main obstacles and challenges experienced during the course and in the exercise of the teaching profession. The research sought to understand the obstacles and perspectives of teacher education in the degree course in chemistry and possible interferences in teacher training. The same had as target audience, the professors of the licenciatura course in chemistry of the CFP, where the research was divided between three key public. First, the students who will enter the latest chemistry course, ie the students who are currently in the second semester. In addition, the students who are close to completing the course, where he tried to analyze the possible obstacles that occurred in the beginning course until completion of the chosen course. Finally, the teachers trained at the Center for Teacher Training (CFP), where they questioned, the main challenges experienced in the act of teaching. In this way, it obtained as results that it needs certain changes in its curriculum, like the increase in the number of supervised stages and supposedly the reduction of disciplines from the exact sciences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290
dc.date.accessioned 2019-08-28T17:06:41Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T17:06:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professor-formação profissional - química pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Licenciatura em química pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Vocational Teacher Training - Chemistry pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Chemistry Teaching pt_BR
dc.subject Chemistry Graduation pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Saniel Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teacher education in chemistry at CFP/UFCG in the perception of students. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Saniel Ferreia. A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta