dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Fernando Antonio Portela da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Maria Alcantara dos. |
|
dc.description.resumo |
O estudo buscou realizar uma pesquisa com estrutura exploratória e de campo, tendo
como foco à formação docente do curso de licenciatura em química, onde se buscou
analisar os principais entraves e desafios vivenciados durante o curso e no ato do
exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender, os entraves e perspectivas da
formação docente no curso de licenciatura em química e as possíveis interferências na
formação docente. A mesma teve como publico alvo, os docentes do curso de
licenciatura em química do CFP, onde a pesquisa se dividiu entre três publico chave.
Primeiramente, os alunos que ingressarão mais recente no curso de química, ou seja, os
alunos que estão atualmente no segundo semestre. Além disso, os discentes que estão
próximos a concluir o curso, onde procurou analisar os possíveis entraves ocorridos no
percurso de inicio ate conclusão do curso escolhido. E por fim, os docentes formados no
centro de formação de professores (CFP), onde se questionou, os principais desafios
vivenciados no ato da docência. Desse modo, obteve como resultados que o mesmo
necessita de certas mudanças na sua grade curricular, como a ampliação no número de
estágios supervisionados e supostamente a redução de disciplinas oriundas das ciências
exatas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-19 |
|
dc.description.abstract |
The study sought to carry out a research with an exploratory and field structure,
focusing on the teaching of the undergraduate course in chemistry, where it was sought
to analyze the main obstacles and challenges experienced during the course and in the
exercise of the teaching profession. The research sought to understand the obstacles and
perspectives of teacher education in the degree course in chemistry and possible
interferences in teacher training. The same had as target audience, the professors of the
licenciatura course in chemistry of the CFP, where the research was divided between
three key public. First, the students who will enter the latest chemistry course, ie the
students who are currently in the second semester. In addition, the students who are
close to completing the course, where he tried to analyze the possible obstacles that
occurred in the beginning course until completion of the chosen course. Finally, the
teachers trained at the Center for Teacher Training (CFP), where they questioned, the
main challenges experienced in the act of teaching. In this way, it obtained as results
that it needs certain changes in its curriculum, like the increase in the number of
supervised stages and supposedly the reduction of disciplines from the exact sciences. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6290 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T17:06:41Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T17:06:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Professor-formação profissional - química |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em química |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Vocational Teacher Training - Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Graduation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Saniel Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teacher education in chemistry at CFP/UFCG in the perception of students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Saniel Ferreia. A formação docente em química no CFP/UFCG na percepção dos discentes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |