DSpace/Manakin Repository

Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6481010290239410 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ALENCAR, Rosana Ferreira de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Wilza Carla Moreira.
dc.description.resumo O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-16
dc.description.abstract Population growth and industrial development have compromised quality of water available for human consumption and most of the population is unaware or unaware of their influence and responsibility in water pollution process. Based on this information the The present study was developed in a state school in the municipality of Cajazeiras-PB with 25 students from the 3rd grade of high school and aimed to evaluate the level of knowledge of the students involved in research on the importance of conscious use and conservation of water resources. Had As a methodology, data collection through the application of pre- test and post-test with students and lecture presentation regarding the use aware of water resources. The data obtained with the pretest and posttest showed a change of attitude of the students in the previous and subsequent period the intervention on the theme worked emphasizing its importance. The results point to the importance of using methodologies focused on topics related to the student's daily life that value better participation in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
dc.date.accessioned 2019-08-28T17:25:08Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T17:25:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos hídricos pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.subject Preservação pt_BR
dc.subject Uso da água pt_BR
dc.subject Water Resources pt_BR
dc.subject Awareness pt_BR
dc.subject Preservation pt_BR
dc.subject Water Use pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Andressa da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conception of high school students regarding the conscious use of water resources. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta