dc.creator.ID |
RODRIGUES, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6481010290239410 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Wilza Carla Moreira. |
|
dc.description.resumo |
O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido
a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da
população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no
processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o
presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de
Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo
avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a
importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve
como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré-
teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso
consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste
mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior
a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os
resultados apontam para a importância da utilização de metodologias
diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam
uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-16 |
|
dc.description.abstract |
Population growth and industrial development have compromised
quality of water available for human consumption and most of the
population is unaware or unaware of their influence and responsibility in
water pollution process. Based on this information the
The present study was developed in a state school in the municipality of
Cajazeiras-PB with 25 students from the 3rd grade of high school and aimed to
evaluate the level of knowledge of the students involved in research on the
importance of conscious use and conservation of water resources. Had
As a methodology, data collection through the application of pre-
test and post-test with students and lecture presentation regarding the use
aware of water resources. The data obtained with the pretest and posttest
showed a change of attitude of the students in the previous and subsequent period
the intervention on the theme worked emphasizing its importance. The
results point to the importance of using methodologies
focused on topics related to the student's daily life that value
better participation in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T17:25:08Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T17:25:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos hídricos |
pt_BR |
dc.subject |
Conscientização |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação |
pt_BR |
dc.subject |
Uso da água |
pt_BR |
dc.subject |
Water Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Awareness |
pt_BR |
dc.subject |
Preservation |
pt_BR |
dc.subject |
Water Use |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Andressa da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conception of high school students regarding the conscious use of water resources. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |