DSpace/Manakin Repository

Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, N.D.P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.contributor.advisor1ID MOREIRA, V.F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, E.P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee2 MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
dc.contributor.referee2ID MACIEL, H.W.P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9849646382572779 pt_BR
dc.description.resumo A ciência da administração de empresas compreende vários campos, porém um em especial vem desencadeando maior crescimento e colaboração para com o desenvolvimento de uma nação e da sua economia como um todo, é o fenômeno do empreendedorismo, o qual teve seu crescimento a partir dos anos 80. Entende-se que existem variáveis as quais influenciam diretamente a atividade de empreender, como a capacidade do individuo empreendedor e as ferramentas disponíveis no mercado, mas, uma atividade é imprescindível para o êxito dessa ação, o planejamento estratégico, realizado por meio de um plano de negócios. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral o desenvolvimento de um plano de negócios para a empresa Maná com o intuito de propiciar a inserção da mesma de forma planejada e coordenada no e-commerce, contemplando como objetivos específicos a apresentação de caminhos para que a empresa Maná se posicione no mercado eletrônico; a definição das modalidades de venda e relacionamento com clientes; bem como a definição das estratégias promocionais e da política de marketing e produção fast fashion. Desta forma, a pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, delineada quanto aos fins como pesquisa aplicada e descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso, uma vez que buscou descrever as atividades da empresa Maná e desenvolver um planejamento para a mesma. O resultado é a elaboração de um plano de negócios, o qual demonstra como a empresa poderá agir e gerir a entrada na plataforma e-commerce. Ao final do estudo fica evidente a importância desse plano para a empresa se aprimorar e poder evoluir, como também ficam demonstradas os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças encontradas na avaliação estratégica. Observa-se que a empresa ainda tem muito a crescer, pois tem apenas oito meses de história e já conta com uma moderna forma de negociação e com uma cartela de clientes composta por diferentes perfis, abrangendo diferentes regiões do Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The science of business administration comprises various fields, but one in particular has promoted greater growth and collaboration for the development of a nation and its economy as a whole, is the phenomenon of entrepreneurship, which had its growth from the years 80. It is understood that there variables that directly influence the activity undertaken, such as the ability of the individual entrepreneur and the tools available in the market, but activity is essential for the success of this action, strategic planning, accomplished through a plan business. Accordingly, the present study have how objective to the development of a business plan for the company with the Maná order to encourage the inclusion of the same in a planned and coordinated in e-commerce, covering specific objectives of presenting ways for Maná is the company position in the electronic market, the definition of the terms of sale and customer relationships, as well as the definition of promotional strategies and marketing policy and fast fashion production. Thus, the survey was conducted with a qualitative approach, outlined as to the purposes and descriptive as applied research and the means as a case study, as it sought to describe the activities of the company Maná and develop a plan for the same. The result is your own business plan which demonstrates how the company should operate and manage the entry into e-commerce platform. At the end of the study is the importance of this plan for the company to improve and to expand, as are also demonstrated the strengths and weaknesses and the opportunities and threats found in the strategic assessment. It is noted that the company still has much to grow as it has only eight months of history and now has a modern form of trading and a palette of customers comprising different profiles covering different regions of Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294
dc.date.accessioned 2019-08-28T17:40:28Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T17:40:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.subject Strategy pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject E-Commerce pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Natália Di Pace.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Business plan as a strategic instrument for entrepreneurship in e-commerce: a case study from company Maná. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Natália Di Pace. Plano de negócios como um instrumento estratégico para o empreendedorismo no e-commerce: um estudo de caso da empresa Maná. 2013. 90f. (Trabalho de Conclusão de Curso -Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6294 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta