dc.creator.ID |
BRITO, L. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7151743340366246 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUIDOTTI, Viviane. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da atuação dos estudantes em formação do curso
de Pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira situado na cidade de Cajazeiras-PB. O
problema que norteou essa pesquisa buscou compreender qual a visão que os profissionais que
compõem a equipe do hospital, em especial os gestores, possuem a respeito da prática dos
estudantes de Pedagogia para a humanização hospitalar. Desta forma, essa monografia tem
como objetivo geral compreender a atuação dos estudantes do Curso de Pedagogia no
processo de humanização sob a visão da Governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira
e, como objetivos específicos, Analisar a importância da participação de futuros pedagogos no
ambiente hospitalar, Refletir acerca da compreensão da Governança do Hospital Universitário
Júlio Bandeira a respeito do termo humanização através das ações desenvolvidas pelos
estudantes do curso de Pedagogia, Relatar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos
estudantes de Pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira para viabilizar a
aprendizagem do paciente hospitalizado. Nesta investigação optou-se por uma abordagem
qualitativa, Ludke e André (1986), pesquisa de campo para a produção de dados por meio de
acompanhamento e entrevistas com os representantes dos respectivos setores de
gerenciamento da unidade hospitalar. Autores como Esteves (2008), Peters (2015), Lopes
(2010), Wolf (2007), entre outros, também trazem suas contribuições e problematizações para
se pensar neste campo de atuação do pedagogo. Quanto aos resultados, as informações
apresentadas nesse estudo em função da atuação dos estudantes de Pedagogia no HUJB,
demonstram a importância do trabalho desenvolvido por esses estudantes para a continuação
dos estudos com crianças e adolescentes em condição de internação, para a adaptação da
criança e adolescente no cotidiano hospitalar e, para a humanização do ambiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições dos estudantes de pedagogia no processo de humanização sob a visão da governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-25 |
|
dc.description.abstract |
This work presents a reflection on the performance of the students in the Pedagogy course at
the Júlio Bandeira University Hospital located in the city of Cajazeiras-PB. The problem that
guided this research sought to understand the vision that the professionals who make up the
hospital staff, especially the managers, have about the practice of students of Pedagogy for
humanization in hospital. In this way, this monograph aims to understand the performance of
the students of the Pedagogy Course in the process of humanization under the Governance
Vision of the Hospital Universitário Júlio Bandeira and, as specific objectives, To analyze the
importance of the participation of future pedagogues in the hospital environment, Reflect on
the understanding of the Governance of the Hospital Universitário Júlio Bandeira regarding
the term humanization through the actions developed by the students of the Pedagogy course,
Report the pedagogical activities developed by the students of Pedagogy at the Hospital
Universitário Júlio Bandeira to enable the learning of hospitalized patients. In this research we
chose a qualitative approach, Ludke and André (1986), field research for the production of
data by means of follow-up and interviews with representatives of the respective hospital unit
management sectors. Authors such as Esteves (2008), Peters (2015), Lopes (2010), Wolf
(2007), among others, also bring their contributions and problematizations to think about this
field of action of the pedagogue. Regarding the results, the information presented in this study
as a function of the performance of Pedagogy students in the HUJB, demonstrate the
importance of the work developed by these students for the continuation of studies with
children and adolescents in hospitalization condition, for the adaptation of the child and
adolescent in the daily hospital and for the humanization of the environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6299 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T18:19:10Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28 |
|
dc.date.available |
2019-08-28T18:19:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia - ambiente hospitalar |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy students |
pt_BR |
dc.subject |
Hospital humanization |
pt_BR |
dc.subject |
Padagogy - hospital environment |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Linete Cezário de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of pedagogy students in the process of humanization under the governance vision of the University Hospital Júlio Bandeira. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Linete Cezário de.Contribuições dos estudantes de pedagogia no processo de humanização sob a visão da governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |