DSpace/Manakin Repository

Um ambiente computacional de apoio ao método de avaliação autêntica: projeto POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SISTÊLOS, A. J. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0182388860714705 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SCHIEL, Ulrich.
dc.contributor.advisor1ID SCHIEL, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 pt_BR
dc.contributor.advisor2 HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo.
dc.contributor.advisor2 WYMAN, Richard.
dc.contributor.advisor2ID HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A.
dc.contributor.advisor2ID WYLMAN, R.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4485667581908849
dc.contributor.referee1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.referee2 COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.
dc.description.resumo A insatisfação com os testes padronizados e tao antiga quanto eles próprios. Seria necessário complementar o teste padronizado, para que este pudesse acompanhar a capacidade do aluno em executor e produzir, e não somente restringir-se a medir respostas imediatas. Como resultado desta procura, tem surgido a avaliação autêntica através de portfolios. Um Portfolio e uma pasta que mantem evidencias da habilidade individual, ideias, interesses, e acompanhamentos de um estudante no tempo. Ele pode ser representado por um classificador preenchido com papeis selecionados, ou documentos eletrônicos que armazenam informações selecionadas dos estudantes. Um portfolio e uma evidência tangível de um largo campo de conhecimento. disposições e habilidades que se processam quando do crescimento profissional/educacional. Devido a grande quantidade de informações geradas pelo método portfolio, bem como a necessidade de seu eficiente manuseio e adequado tratamento, aliado as características temporais e ativas de tais informações, o desenvolvimento e disponibilidade do POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo) utilizando um Banco de Dados com características temporais e ativas, ira atender os anseios dos educadores que veem no método um poderoso mecanismo de ensino/aprendizagem, mas sentem-se tolhidos pela necessidade de gerir manualmente as pastas de seus alunos (portfolios). O POETA e um ambiente interativo, onde professor e aluno estabelecem um diálogo cooperativo, envolvente e construtivo. O ambiente ainda permite o armazenamento e a recuperação da informação na forma de histórico, incentivando os atores a troca de experiencias dentro de um conhecimento especifico ou amplo. Encontramos também o POETA, através dos módulos autentico, cooperativo e histórico de conhecimento. apoiando o Modelo de Enriquecimento Triádico do Professor Joseph Renzulli, o qual destaca o papel fundamental da criatividade em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação
dc.title Um ambiente computacional de apoio ao método de avaliação autêntica: projeto POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo). pt_BR
dc.date.issued 1999-05-06
dc.description.abstract Insatisfaction with standardized testing in education is as old as testing itself. In order to complement existing standardized tests with a more accurate picture of true learning, some have suggested that another form of evaluation should accompany, giving students an opportunity to execute and produce. Learners would be evaluated on their true capacity, and not be restricted to mere measurement of immediate responses. As a result of this search, authentic evaluation through the use of portfolios has arisen. A portfolio is a file that shows evidence of the individual abilities, ideas, interests, and accomplishments of a student over a period of time. It can be represented by either a box or file full of selected papers, or electronic documents that contain selected information about the student. A portfolio is tangible evidence of a large field of knowledge, abilities and skills that are processed throughout professional and educational growth. Due to the large quantity of information generated by the Portfolio Method of Evaluation, as well as the need for efficient handling and proper artifact management, aligned with the temporal and active characteristics of such information, the development and availability of the POETA (Temporal and Active Electronic Portfolio) using a temporal and active data base meets the needs of today's educators. These visionary educators see portfolios as a powerful mechanism for teaching and learning, but feel frustrated by the need to manually deal with the many files or portfolios of their students. The Electronic Portfolio is an interactive environment where teacher and student establish a cooperative, involving and constructive dialogue. The environment still permits the storage and recuperation of the information in the form of a historic file, incentivating the role-players to exchange experiences within a specific or general area of knowledge. Also we find that Electronic Portfolio supports Professor Joseph Renzulli's Model for Triadic Enrichment by way i f its authentic, cooperative and historic modules of knowledge, which stand out as the fundamental role for creativity in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6305
dc.date.accessioned 2019-08-28T19:55:32Z
dc.date.available 2019-08-28
dc.date.available 2019-08-28T19:55:32Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Banco de Dados Temporais
dc.subject Banco de Dados Ativos
dc.subject Avaliação Autêntica
dc.subject Construtivismo
dc.subject Superdotação
dc.subject Portfolio
dc.subject Jean Piaget
dc.subject Lev Semenovich Vygotsky
dc.subject Modelo de Enriquecimento Triádico de Joseph Renzulli
dc.subject Time Databases
dc.subject Active Databases
dc.subject Authentic Evaluation
dc.subject Constructivism
dc.subject Giftedness
dc.subject Joseph Renzulli's Triadic Enrichment Model
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SISTÊLOS, Antonio José Cané Martins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A computational environment supporting the authentic assessment method: Project POETA (Active and Temporal Electronic Portfolio). pt_BR
dc.identifier.citation SISTÊLOS, Antônio José Cané Martins. Um ambiente computacional de apoio ao método de avaliação autêntica: projeto POETA (Portfolio Eletrônico Temporal e Ativo). 1999. 141f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6305 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta