DSpace/Manakin Repository

A importância do ato de brincar na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0984453113837170 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, J. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0692887895288943 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.advisor-co1ID CEZÁRIO, Danilo de Sousa. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7786604219297149 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo geral compreender o processo de construção do brincar oportunizado na fase de transição das crianças entre a Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base as possibilidades e oportunidades referentes ao brincar em uma Escola de Ensino Público Municipal da Cidade de Cajazeiras-PB. Surgiu o interesse pela temática através das experiências realizadas no Estágio Curricular da Educação Infantil, efetivado em uma creche pública no município de Cajazeiras-PB, onde foi constatada a inexistência do brincar na última fase da pré-escola, no qual, me instigou a realizar a pesquisa sobre o desenvolvimento do brincar durante a transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola. Trata-se de um estudo realizado através de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, com uma abordagem qualitativa. Objetivou-se abordar as contribuições históricas da criança e do brincar, por conseguinte, discutir sobre a utilização do brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Considerando o brincar uma atividade importante para a criança e indispensável para sua formação e desenvolvimento, pretendeu-se apontar as possibilidades e oportunidades referentes ao brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa enfatizaram a importância de uma integração dos membros escolares, para pensar e agir diante das práticas educativas a serem trabalhadas com as crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, trazendo à necessidade de sempre repensar a forma como o brincar está sendo organizado nesta transição. Destaca-se, que esta pesquisa contribui discursivamente sobre a necessidade do brincar para a construção do desenvolvimento na aprendizagem da criança, auxiliando nesta fase de transição do ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância do ato de brincar na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-23
dc.description.abstract This study has as general objective to understand the construction process of the play provided to children in the transition phase from Early Childhood Education to the Initial Years of Primary School, based on the possibilities and opportunities of playing in a Municipal Public School in the City of Cajazeiras- PB. The interest in this theme arose from the experiences of the Supervised Practice in Early Childhood Education, carried out in a public day-care center in the municipality of Cajazeiras-PB, where it was verified that there was no playing time in preschool last phase, which instigated me to research on the development of play during the transition from Early Childhood Education to Elementary School first years in a school. It is a descriptive with a qualitative approach study actualized through a field research. The objective of this research then was to consider historical contributions of child and play, therefore, to discuss the use of play in the transition from Early Childhood Education to Elementary Education. Since play is an important activity for the child and indispensable for his/her formation and development, it was intended to point out the possibilities and opportunities regarding playing in the transition from Early Childhood Education to Elementary School. This research results emphasized how relevant was integrating the school members in order to think and act on the educational practices to be worked with children in the transition from Early Childhood Education to Elementary Education, highlighting the need of always rethinking how play is being organized in this transition. Finally, it should be emphasized that this research contributes discursively on the need to play for the construction of development in child learning, helping in this phase of educational context transition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6327
dc.date.accessioned 2019-08-29T11:34:34Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T11:34:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Play pt_BR
dc.subject Just kidding pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Geovania Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of play in the transition from early childhood education to the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Geovania Ferreira. A importância do ato de brincar na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta