DSpace/Manakin Repository

Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FALCÃO, A. G. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4654742780714984 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.contributor.referee1 FURTADO, João José Vasco Peixoto
dc.contributor.referee2 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.description.resumo Soluções de Cidades Inteligentes estão sendo estudadas e aplicadas por pesquisadores e governos por todo o mundo, a fim de contornar os problemas encontrados com o crescimento das populações urbanas e pelos impactos negativos sofridos pela natureza. Grande parte dos modelos propostos na literatura, no entanto, utiliza sensores digitais para a recuperação das informações necessárias para sua execução, o que pode inviabilizar sua aplicação em cenários reais. Ao mesmo passo, com a rápida evolução das tecnologias e a facilidade de acesso a dispositivos emulados via GPS, surge a oportunidade de se utilizar as informações geográficas para enriquecer diversos tipos de sistema e melhorar sua usabilidade. Redes Sociais são um destes tipos de sistema que se beneficiam com os avanços tecnológicos, provendo serviços mais personalizados a seus usuários. Como consequência, surgem as Redes Sociais Baseadas em Localização ou Location-Based Social Networks (LBSN), que representam redes sociais cientes de localização, e similares ambientes de conteúdo colaborativo. Este estudo propõe uma solução de Cidades Inteligentes baseada em um ambiente colaborativo baseado em localização chamado Crowd4City, que explora as informações espaciais disponíveis, de modo a prover um ambiente onde os cidadãos (sensores) possam expressar suas insatisfações ou dar sugestões para melhorar suas cidades, também auxiliando entidades governamentais a melhor planejar novas estratégias de gerenciamento. Adicionalmente, são propostos um Modelo de Reputação, para prevenir um dos problemas mais comuns em sistemas de conteúdo colaborativo - a disseminação de conteúdo falso e spam - e técnicas de visualização, para melhorar a usabilidade do sistema. A utilidade e efetividade de ambientes colaborativos baseados em localização neste contexto, com o Crowd4City como estudo de caso, são avaliadas neste estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação
dc.title Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes. pt_BR
dc.date.issued 2013-08
dc.description.abstract Smart Cities solutions are currently being studied and applied by researchers and governments throughout the world with the purpose of better managing the problems found with the increase of urban populations and negative impacts suffered by the nature. The majority of the existing proposed models, however, use digital sensors for the gathering of the necessary information for its execution, which may interfere directly with the feasibility of its application on real world scenarios. At the same pace, with the fast evolution of technologies and easy access to GPS enabled devices, arises the opportunity of using geographical information to enrich various types of systems and improve their usability. Social Networks are one of these to benefit the most from such advances, taking advantage and providing more personalized services to their users. As a consequence, emerge the Location-Based Social Networks (LBSNs), which represent location-aware social networks, and other similar collaborative content environments. This study proposes a Smart Cities solution based on a location-based collaborative environment called Crowd4City, which explores the spatial information available in order to provide an environment where the citizens (sensors) can express their dissatisfactions or give suggestions to improve their city, also helping government entities better plan new management strategies. Additionally, we also present a Reputation Model, to prevent one of the most common problems in collaborative content systems - spam dissemination - and visualization techniques, to improve the system's usability. The use and value of location-based collaborative environments in this context, with Crowd4City as a case study, are evaluated in this research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337
dc.date.accessioned 2019-08-29T12:49:30Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T12:49:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Web 2.0
dc.subject Crowdsourcing
dc.subject Cidades Inteligentes
dc.subject Redes Sociais Baseadas em Localização
dc.subject Estratégias de Reputação
dc.subject Sistema Crowd4City
dc.subject Crowdsourcing
dc.subject Smart Cities
dc.subject Location-Based Social Networks
dc.subject Reputation Strategies
dc.subject Crowd4City System
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FALCÃO, Ana Gabrielle Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A location-based collaborative environment applicable to the smart city domain. pt_BR
dc.identifier.citation FALCÃO, Ana Gabriele Ramos. Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes. 2013. 89f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta