dc.creator.ID |
FALCÃO, A. G. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4654742780714984 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BAPTISTA, Cláudio de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BAPTISTA, C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FURTADO, João José Vasco Peixoto |
|
dc.contributor.referee2 |
QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de. |
|
dc.description.resumo |
Soluções de Cidades Inteligentes estão sendo estudadas e aplicadas por pesquisadores
e governos por todo o mundo, a fim de contornar os problemas encontrados com o
crescimento das populações urbanas e pelos impactos negativos sofridos pela
natureza. Grande parte dos modelos propostos na literatura, no entanto, utiliza
sensores digitais para a recuperação das informações necessárias para sua execução, o
que pode inviabilizar sua aplicação em cenários reais. Ao mesmo passo, com a rápida
evolução das tecnologias e a facilidade de acesso a dispositivos emulados via GPS,
surge a oportunidade de se utilizar as informações geográficas para enriquecer
diversos tipos de sistema e melhorar sua usabilidade. Redes Sociais são um destes
tipos de sistema que se beneficiam com os avanços tecnológicos, provendo serviços
mais personalizados a seus usuários. Como consequência, surgem as Redes Sociais
Baseadas em Localização ou Location-Based Social Networks (LBSN), que
representam redes sociais cientes de localização, e similares ambientes de conteúdo
colaborativo. Este estudo propõe uma solução de Cidades Inteligentes baseada em um
ambiente colaborativo baseado em localização chamado Crowd4City, que explora as
informações espaciais disponíveis, de modo a prover um ambiente onde os cidadãos
(sensores) possam expressar suas insatisfações ou dar sugestões para melhorar suas
cidades, também auxiliando entidades governamentais a melhor planejar novas
estratégias de gerenciamento. Adicionalmente, são propostos um Modelo de
Reputação, para prevenir um dos problemas mais comuns em sistemas de conteúdo
colaborativo - a disseminação de conteúdo falso e spam - e técnicas de visualização,
para melhorar a usabilidade do sistema. A utilidade e efetividade de ambientes
colaborativos baseados em localização neste contexto, com o Crowd4City como
estudo de caso, são avaliadas neste estudo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
|
dc.title |
Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-08 |
|
dc.description.abstract |
Smart Cities solutions are currently being studied and applied by researchers and
governments throughout the world with the purpose of better managing the problems
found with the increase of urban populations and negative impacts suffered by the
nature. The majority of the existing proposed models, however, use digital sensors for
the gathering of the necessary information for its execution, which may interfere
directly with the feasibility of its application on real world scenarios. At the same
pace, with the fast evolution of technologies and easy access to GPS enabled devices,
arises the opportunity of using geographical information to enrich various types of
systems and improve their usability. Social Networks are one of these to benefit the
most from such advances, taking advantage and providing more personalized services
to their users. As a consequence, emerge the Location-Based Social Networks
(LBSNs), which represent location-aware social networks, and other similar
collaborative content environments. This study proposes a Smart Cities solution based
on a location-based collaborative environment called Crowd4City, which explores the
spatial information available in order to provide an environment where the citizens
(sensors) can express their dissatisfactions or give suggestions to improve their city,
also helping government entities better plan new management strategies. Additionally,
we also present a Reputation Model, to prevent one of the most common problems in
collaborative content systems - spam dissemination - and visualization techniques, to
improve the system's usability. The use and value of location-based collaborative
environments in this context, with Crowd4City as a case study, are evaluated in this
research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-29T12:49:30Z |
|
dc.date.available |
2019-08-29 |
|
dc.date.available |
2019-08-29T12:49:30Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Web 2.0 |
|
dc.subject |
Crowdsourcing |
|
dc.subject |
Cidades Inteligentes |
|
dc.subject |
Redes Sociais Baseadas em Localização |
|
dc.subject |
Estratégias de Reputação |
|
dc.subject |
Sistema Crowd4City |
|
dc.subject |
Crowdsourcing |
|
dc.subject |
Smart Cities |
|
dc.subject |
Location-Based Social Networks |
|
dc.subject |
Reputation Strategies |
|
dc.subject |
Crowd4City System |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FALCÃO, Ana Gabrielle Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A location-based collaborative environment applicable to the smart city domain. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FALCÃO, Ana Gabriele Ramos. Um ambiente colaborativo baseado em localização aplicável ao domínio de cidades inteligentes. 2013. 89f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6337 |
pt_BR |