DSpace/Manakin Repository

Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, G. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2097050389925319 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edílson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edílson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo O uso das tecnologias, atualmente, tem sido visto como um dos recursos de suma importância por diversas áreas, em especial a Educação. Nesse cenário aonde a tecnologia vem conquistando espaço, o professor deve seguir estimulado a utilizar destes novos recursos ao seu favor para instigar uma prática docente atualizada em termos da tecnologia. Pensando nisso, o presente estudo aborda a temática “Tecnologias digitais utilizadas nas séries iniciais do ensino fundamental”, tendo como objetivo geral analisar o nível de conhecimento sobre tecnologias digitais dos professores no ensino fundamental na zona urbana no município de Aurora-CE. Quanto à natureza é pesquisa aplicada, e descritiva em relação aos objetivos. Caracteriza tanto qualitativa como quantitativa quanto a abordagem de análise dos dados. Quanto aos procedimentos metodológicos é uma pesquisa bibliográfica e estudo de campo, pois foi necessário o embasamento teórico em documentos já publicados e o contato com os participantes para levantamento dos dados. Como instrumento de coleta, o questionário foi escolhido para obtenção dos dados, aplicado com as professoras do ensino fundamental I das duas escolas municipais em Aurora-Ce. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foram trabalhados com teóricos da Educação e tecnologia, como: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. Na consumação desta pesquisa, é notável o quão é importante à formação dos professores na área das tecnologias, pois há um leque de opções para se trabalhar, entretanto sem uma formação necessária é impossível observar as dimensões de como utilizar com as tecnologias, que tanto podem auxiliar o ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-29
dc.description.abstract The use of technologies today has been seen as one of the most important resources in several areas, especially Education. In this scenario where technology is gaining space, the teacher must continue to be stimulated to use these new resources in his favor to instigate a state-of-the-art teaching practice. With this in mind, the present study addresses the theme "Digital technologies used in the initial grades of elementary school", with the general objective of analyzing the level of knowledge about digital technologies of teachers in elementary education in the urban area in the municipality of Aurora-CE. As for nature is applied research, and descriptive in relation to the objectives. It characterizes both qualitative and quantitative as the data analysis approach. As for the methodological procedures is a bibliographical research and field study, because it was necessary the theoretical basis in documents already published and the contact with the participants to collect the data. As a collection instrument, the questionnaire was chosen to obtain the data, applied with the elementary school teachers I of the two municipal schools in Aurora-Ce. For the enrichment of this research, were worked with education and technology theorists, such as: Cardoso, Gouvêa, Kenki, Lopes, Moran, Malusa, Marconi, Pais, Sansho. In the completion of this research, it is remarkable how important is the training of teachers in the area of technologies, since there are a range of options to work, however without a necessary training it is impossible to observe the dimensions of how to use with the technologies, which can either teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6339
dc.date.accessioned 2019-08-29T14:19:34Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T14:19:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Géssica Gonçalves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital technologies used in the early grades of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Géssica Gonçalves de. Tecnologias digitais utilizadas nas séries inicias do ensino fundamental. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta