DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Henrique Miguel de Souza.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema Educação Inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados e foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica baseada nos seguintes autores: Campbell (2009), Ramos (2010), Carvalho (2004), Lima (2006), assim como Mantoan (2003 e 2006). O objetivo geral é identificar as barreiras encontradas para a efetivação da proposta da educação especial brasileira na perspectiva da inclusão na atualidade. E como objetivos específicos elencamos: apresentar uma retrospectiva histórica das iniciativas voltadas para a educação inclusiva; conceituar a proposta da educação inclusiva baseando-se nos documentos legais; compreender as limitações, presentes na literatura, para a efetivação da proposta inclusiva brasileira. Justifica-se o presente estudo, na compreensão de que houve um avanço na educação brasileira para o acolhimento da diversidade, principalmente no que concerne a pessoa com deficiência, porém estas mudanças ainda não são suficientes para garantir a inclusão e o aprendizado destes alunos. Mediante o conhecimento desses fatos podemos construir novas práticas de inclusão, sendo estas baseadas em políticas públicas que possam garantir uma educação de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-06
dc.description.abstract The present work has as it’s theme Inclusive Education in Brazil: the challenges to be overcome and was carried out through a bibliographical research based on the following authors: Campbell (2009), Ramos (2010), Carvalho (2004) ,Romero (2006) as well Mantoan (2003 and 2006).The general objective is to identify the barriers encountered for the implementation of the brazilian special education proposal in the perspective of inclusion in the present time. And, as specific objectives, we highlight: to present a historical retrospective of the initiatives focused on inclusive education; Conceptualize the proposal of inclusive education based on legal documents; Understand the limitations in the literature for the realization of the Brazilian inclusive proposal. The present study justifies the understanding that there has been an advance in Brazilian education in order to accommodate differences, especially in the case of people with special educational needs, but these changes are not enough to guarantee the inclusion and learning of these Students. Through the knowledge of these facts we can build new inclusion practices, these being based on public policies that can guarantee a quality education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6346
dc.date.accessioned 2019-08-29T15:51:14Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T15:51:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Desafios na educação especial pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Challenges in Special Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RANGEL, Emannuelle Renata Lúcio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education in Brazil: the challenges to be overcome. pt_BR
dc.identifier.citation RANGEL, Emannuelle Renata Lúcio. Educação inclusiva no Brasil: os desafios a serem superados. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta