DSpace/Manakin Repository

Um estudo da liderança na escola Monte Carmelo à luz dos princípios da liderança servidora.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, E. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, P. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0134827478958758 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Maria Aldano de França.
dc.contributor.referee1ID FERNANDES, M. A. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Suênya Freire do Monte.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, S. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 pt_BR
dc.description.resumo Este relatório aborda uma pesquisa realizada na Escola Estadual Monte Carmelo, empresa que atua no setor educacional. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Fundamentação Teórica, Aspectos Metodológicos, Apresentação e Análise dos Resultados e Considerações Finais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar a existência da aplicação dos princípios da liderança servidora na Escola Estadual Monte Carmelo, com a finalidade de fazer uma comparação entre a visão do líderes e dos seus liderados. Quanto a metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, de campo e quantitativo. Após a análise dos resultados, constatou-se que na visão de ambas as partes há predominância de alguns princípios da liderança servidora na organização, todavia outros princípios apresentaram-se falhos por parte dos líderes, mostrando um desempenho insatisfatório. Os resultados analisados, também identificaram áreas de problema em potencial, exigindo por parte da liderança um acompanhamento para evitar uma desestruturação dos relacionamentos no ambiente de trabalho, efetivando assim os princípios da liderança servidora na Escola Estadual Monte Carmelo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Um estudo da liderança na escola Monte Carmelo à luz dos princípios da liderança servidora. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract This report covers a survey conducted in State School in Mount Caramel, a company which works in education sector. For the purpose, the text is organized into five subsequent sections,namely: Introduction, Theoretical Grounds, aspects Methodologists, Presentation and Analysis of Results and Final Considerations. The survey aimed to identify the existence of the general principles of worker leadership in the State Mount Caramel School, in order to make a comparison between the vision of leader and their followers. Regarding the methodology used, a research exploratory in nature, scope and quantity was conducted. After analyzing the results, it was found that the vision of both parties are dominated by some principles of worker leadership in the organization, however other principles set out failures on the part of leaders, showing an unsatisfactory performance. The results analyzed, also identified areas of potential problem in, demanding leadership from a monitoring to avoid destruction of relationships in the workplace, thus effectively preserving principles of worker leadership in State Mount Caramel School. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353
dc.date.accessioned 2019-08-29T16:40:48Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T16:40:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Princípios da Liderança Servidora pt_BR
dc.subject Influenciar Pessoas pt_BR
dc.subject Habilidades pt_BR
dc.subject Escola Estadual Monte Carmelo pt_BR
dc.subject Principles of Worker Leadership pt_BR
dc.subject Influencing People pt_BR
dc.subject Skills pt_BR
dc.subject State Mount Caramel School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Emanuelle Diniz Sobreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.references <http://pt.shvoong.com/business-management/human-resource-management/497083- diferen%C3%A7a-entre-lideran%C3%A7a-gerenciamento/. >Acesso em: 02/07/08. BERGAMINI, Cecília. W. Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Atlas, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas: Uma abordagem Contingencial. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração 1. 5.ed. São Paulo: Makron Books, 1997. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas e o Novo Papel dos Recursos Humanos na Organização. 18.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2.ed. Totalmente Revista e Atualizada. 5 tiragem. Rio de Janeiro: Campus: 2005. HUNTER, James C. O monge e o executivo. Trad. Maria da C. F. Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Trad. A. B. Pinheiro de Lemos. 6.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Trad. técnica Reynaldo Cavalheiro Marcondes. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000. pt_BR
dc.title.alternative A study of leadership at Mount Carmel School in light of the principles of servant leadership. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Emanuelle Diniz Sobreira. Um estudo da liderança na Escola Estadual Monte Carmelo à Luz dos princípios da liderança servidora. 2008. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6353 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta