dc.creator.ID |
LIRA, R. G. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9896663357633950 |
|
dc.contributor.advisor1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUIDOTTI, Viviane. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Lays Regina Batista de Macena Martins dos. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho apresenta uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas inclusivas na Educação
Infantil: um estudo de caso no Município de Cajazeiras-PB. Tendo como objetivo geral
compreender como estão sendo realizadas as práticas pedagógicas inclusivas na Educação
infantil. Sobre a metodologia, é um estudo de caso, descritiva, de natureza básica e de
abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada,
com uma professora do ensino regular que tem em sua sala de aula uma criança com
deficiência. O referencial está dividido em três partes. A primeira parte fala sobre a Educação
Infantil fundamentada com a LDB que abordara a Educação Infantil, Oliveira (2008), Costa
(2010) e Angotti (2010), A segunda parte aborda Inclusão escolar sendo fundamentado com
LDB na perspectiva da inclusão escolar, Constituição Federal 1988, Mantoan (2003 e 2006),
Ramos (2010), Lima (2006) e Bento (2015). A terceira parte é Práticas Pedagógicas inclusivas
fundamentada com Prieto (2006), Carneiro (2011) e Mantoan (2003). A análise dos resultados
está descrita como a construção do conhecimento sobre Práticas Pedagógicas inclusivas na
Educação Infantil. Nas considerações finais é descrita as conclusões gerais obtidas através da
pesquisa realizada. Chegou-se à conclusão de que é necessário que os professores que
trabalham com a inclusão participem de formação continuada voltada para a área da inclusão,
pois, existe uma certa carência de conhecimentos por parte da professora entrevistada em
relação a inclusão de alunos com deficiência, que ela mesma sente falta desses conhecimentos
que seriam importantes para a inclusão acontecer com qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: um estudo de caso no município de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-03 |
|
dc.description.abstract |
This paper presents a research on inclusive pedagogical practices in Childhood Education, a
case study in the city of Cajazeiras-PB. The general objective is to understand how inclusive
pedagogical practices are being carried out in childhood education. Regarding the
methodology, it is a case study, descriptive, of a basic nature and of a qualitative approach. The
data collection was done through a semi-structured interview with a teacher who has a disabled
child in her classroom. The theoretical approach will be divided into three parts. The first will
be about childhood education based on LDB (Braziliam main education law) that will address
childhood education; Oliveira (2008); Costa (2010) and Angotti (2010). The second part will
discuss school inclusion being substantiated by LDB in the perspective of school inclusion; the
Federal Constitution (1988); Mantoan (2003 and 2006); Ramos (2010); Lima (2006) and Bento
(2015). The third part will deal with inclusive pedagogical practices based on Prieto (2006),
Carneiro (2011) and Mantoan (2003). The analysis of the results will be described as the
construction of knowledge about inclusive pedagogical practices in childhood education. In the
final considerations, it will be described the general conclusions obtained through the research
performed. It has been concluded that it is necessary for teachers working with inclusion to
participate in continuing courses in this specific area, since there is a certain lack of knowledge
on the part of the interviewed teacher regarding the inclusion of students with disabilities that
she misses and that would be important for the process of inclusion to happen with quality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6355 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-29T16:51:01Z |
|
dc.date.available |
2019-08-29 |
|
dc.date.available |
2019-08-29T16:51:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Child Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Rosilane Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive pedagogical practices in early childhood education: a case study in Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Rosilane Gomes de. Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: um estudo de caso no município de Cajazeiras-PB. 2019. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |