DSpace/Manakin Repository

Educação infantil: o lugar do aprender no campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5151858973341921 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo O referido texto trata da importância das estratégias de ensino na Educação Infantil, na escola do Campo. A pesquisa emerge da observação direta da autora, de que as vivências educacionais pelas crianças do Campo na Educação Infantil é um terreno fértil para se pensar na superação do mecanicismo precoce da Educação Infantil. Tratamos essas questões pensando a “educação no campo”, “Educação Infantil” e “formação de professores”. Nossa pergunta de partida é a seguinte: Quais são as estratégias de ensino trabalhadas na Educação Infantil em uma escola do campo do munícipio de São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano? Partimos do pressuposto que a adoção de práticas pedagógicas abertas centradas na criatividade e autonomia com diversidade da expressão da arte, como instrumento didático torna o ensino agradável e eficiente para as crianças do Campo. Portanto, percebemos a necessidade de identificarmos as estratégias de ensino e seu impacto afetivo e cognitivo na aprendizagem de crianças da Educação Infantil que residem no Campo. O estudo baseia-se na perspectiva fenomenológico-hermenêutica, considerando a intenção de interpretação e compreensão do fenômeno específico do ensino. Dessa maneira, para o desenvolvimento da pesquisa utilizaremos a pesquisa de campo com uso de entrevista semiestruturada para a professora e de teste de desenho, aplicado aos educandos da Educação Infantil. Esperamos contribuir com as discussões sobre a formação de professores e seu olhar sobre a Educação Infantil no Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação infantil: o lugar do aprender no campo. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-11
dc.description.abstract This text deals with the importance of teaching strategies in early childhood education at the Campo school. The research emerges from the direct observation of the author, that the educational experiences of children in the field in early childhood education is a fertile ground for thinking about overcoming the early mechanicism of early childhood education. We will address these issues by thinking of "field education", "early childhood education" and "teacher training". Our starting question is: What are the teaching strategies worked in Early Childhood Education in a school in the municipality of São João do Rio do Peixe, in the Sertão of Paraíba? We assume that the adoption of open pedagogical practices centered on creativity and autonomy with the diversity of the expression of art as a didactic instrument makes teaching pleasant and efficient for the children of Campo. Therefore, we perceive the need to identify the teaching strategies and their affective and cognitive impact in the learning of children of pre-school education residing in the Field. The study is based on the phenomenological-hermeneutic perspective, considering the intention of interpretation and understanding of the specific phenomenon of teaching. Thus, for the development of the research we will use the field research with the use of semistructured interview for the teacher and the test of design, applied to the children's education students. We hope to contribute to the discussions on teacher education and its view on early childhood education in the Field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6357
dc.date.accessioned 2019-08-29T16:58:34Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T16:58:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Formação de professores - educação infantil pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Education in the field pt_BR
dc.subject Teacher Education - Early Childhood Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Mayara de Carvalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Early childhood education: the place of learning in the field. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Mayara de Carvalho. Educação infantil: o lugar do aprender no campo. 2017. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta