DSpace/Manakin Repository

A inclusão escolar de surdos: aspectos históricos e legais.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como situação norteadora analisar aspectos referentes às políticas públicas de inclusão de alunos especiais, especificamente dos discentes surdos. A pesquisa tem como objetivo geral identificar como a educação Inclusiva de surdos está pensada nos documentos oficiais e as mudanças nas visões e propostas educacionais destinadas à este público, ocorridas nos últimos anos, em nosso país. Para isso, será realizado um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, bem como a análise crítica para a produção de novos conhecimentos. O estudo está organizado em três capítulos assim dispostos: o primeiro relata o contexto histórico da surdez considerando as filosofias educacionais para surdos; no segundo capítulo discorremos sobre as propostas que nortearam o processo ensino aprendizagem do surdo no âmbito Educacional Brasileiro e, por fim trataremos das bases legais que orientam as práticas educacionais dos surdos brasileiros na atualidade. Após análise dos dados verificamos que a legislação contempla muitas ações pertinentes para a educação inclusiva de alunos surdos, no entanto, é necessário rever a função da escola nesse processo de inclusão, pois toda esta transformação só ocorrerá com a ação de todos os envolvidos no processo, sejam eles, a família, os demais alunos, professores, funcionários da escola que estejam cientes da sua relevância no processo, mostrando assim, uma possibilidade de incluir a Libras como uma outra língua a ser utilizada não só no espaço escolar, como também para mediar as relações entre surdos e ouvintes em outro ambientes sociais. Para este estudo foram utilizados concepções de vários autores, como: Moura (2000), Carvalho (2003), Damazio e Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Lima (1995) e entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A inclusão escolar de surdos: aspectos históricos e legais. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The present work has as guiding situation analyze aspects related to public policies for the inclusion of special students, specifically for students who are deaf. The research aims to identify how the inclusive education of the deaf is designed in the official documents and changes in views and educational proposals aimed at this audience, that have occurred in recent years in our country. Therefore, research will be carried out by means of a bibliographic survey pertaining to the topic, as well as your critical analysis and the production of new knowledge. The study this organized in three chapters thus arranged: the first reports the historical context of deafness considering educational philosophies for the deaf; in the second chapter we speak about the proposals that guided the teaching learning process of the deaf under Brazilian Educational and finally treat the legal bases that guide the educational practices of the deaf Brazilians today. After analysis of the data found that the legislation includes many relevant actions for the inclusive education of deaf students, however, it is necessary to review the role and the action of the school in this process of inclusion, because all this transformation only occurs with the action of all those involved in the process, be they, the family, the other students, teachers, school staff that are aware of their relevance in the process , showing a possibility to include Pounds as another language to be used not only in space, but also in society as a whole. For this study were used by several authors, such as: Moura (2000), Carvalho (2003), Dalvi and Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Lima (1995) and several others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6360
dc.date.accessioned 2019-08-29T17:29:00Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T17:29:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - alunos surdos pt_BR
dc.subject Surdez - contexto histórico pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Deaf Education pt_BR
dc.subject Inclusive Education - Deaf Students pt_BR
dc.subject Deafness - Historical Context pt_BR
dc.subject Pounds pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Cicero Ricardo Castro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion of the deaf: historical and legal aspects. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Cícero Ricardo Castro. A inclusão escolar de surdos: aspectos históricos e legais. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta