DSpace/Manakin Repository

Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0393358804254264 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo A inserção das tecnologias digitais na educação apresenta-se como um enorme desafio para a escola e para os professores do século XXI. Esse desafio trouxe consigo a necessidade de rever as práticas pedagógicas vigentes, sendo relevante conhecer os impasses e as contribuições das tecnologias digitais, no processo de produção e socialização do conhecimento humano. Com isso, a presente pesquisa tem como principal objetivo, analisar como os professores estão utilizando as tecnologias digitais em sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras-PB e seis (06) professores (as) atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino foram pesquisados. Assim, trata-se de uma pesquisa de campo, bibliográfica, aplicada, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas direcionadas para os docentes. Para a construção da fundamentação teórica, os principais autores foram Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), entre outros. Os estudos teóricos realizados e os dados levantados neste trabalho mostraram a percepção dos docentes investigados, os quais acreditam que as tecnologias digitais facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Mas, existem dificuldades em utilizá-las em prol da aprendizagem dos educandos. E, embora existam impasses, muitas são as contribuições das tecnologias digitais na educação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de um novo olhar para as práticas pedagógicas dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais e indicam a necessidade da capacitação destes profissionais na conjuntura da educação na atualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-02
dc.description.abstract The insertion of digital technologies, in the education, demonstrates to be a great challenge for the school and for the teachers of this 21st century. This challenge brought the need to review current pedagogical practices, being relevant to know the impasses and the contributions of digital technologies in the process of production and socialization of human knowledge. With this, the present research has, as main objective, to analyze how teachers are using digital technologies in their work in the initial years of elementary school. The research was developed in a public school, located in the Cajazeiras-PB, and with six (06) teachers that were interviewed and that work in the initial years of primary education in a public school. Thus, it is a field research of aspect bibliographical, applied, descriptive and with a quantitative-qualitative approach. As research tool, we used a questionnaire composed by objective and subjective questions directed to the teachers. For the construction of the theoretical foundation, the main authors were Castells (1999), Veraszto (2008), Tajra (2012), Cox (2012), Oyama (2001), Moran (2000, 2004), Kensky (2003), among others. The theoretical studies carried out, as well as the data collected in this study, demonstrated the perception of the teachers that were investigated. They believe that digital technologies facilitate the teaching and learning process. But, there are many difficulties in using them for the learning of students. However, while there are impasses, the contributions of digital technologies are many in education. Thus, the results point to the necessity of a new look in the teachers' pedagogical practices in relation to the use of digital technologies, indicating also the necessity of training for these professionals in the current educational conjuncture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6364
dc.date.accessioned 2019-08-29T17:54:31Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T17:54:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Tecnologia digital pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Digital technology pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lídia Ribeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital technologies in education: deadlocks and contributions. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lídia Ribeiro da. Tecnologias digitais na educação: impasses e contribuições. 2017. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta