dc.creator.ID |
MEDEIROS, C. R. W. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1520268693847739 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
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dc.contributor.advisor1ID |
APOLINÁRIO, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938937338148950 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
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dc.contributor.referee2 |
COUTO, Patrícia de Araújo Brandão. |
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dc.description.resumo |
Identifica os principais símbolos e signos utilizados pelo discurso turístico como
(re)criadores de uma “identidade” Seridoense através de um estudo que tem como
principal recorte temático a Festa de Sant’Ana de Caicó. Faz uma problematização
historicamente fundamentada acerca do processo de formação dos espaços na
região do Seridó norte-rio-grandense tomando como recorte espacial a cidade de
Caicó, “capital” do recém criado Polo Turístico do Seridó. Utiliza os métodos
“pesquisa exploratória” em fontes bibliográficas para a construção de uma discussão
teórica baseada em autores da antropologia, das ciências sociais e da história
cultural. Busca compreender a “lógica” espacial criada como forma de evidenciação
dos lugares, dos sistemas de significação cultural e das identidades seridoenses
pelo turismo regional e entender como se deu a formação discursiva e sócio cultural
dos lugares e não-lugares criados pelo/para o setor de atividades em questão. Como
principais conclusões, estão as ideias de que esta reorganização do espaço
seridoense ocorre por série de estratégias que ressignificam a cultura local,
introduzindo novas referências identitárias, desta feita moldadas por influências
externas, por fluxos de pessoas em constante transito. Percebe-se que estas novas
referências baseiam-se em um mercado turístico inter-regional, em estratégias de
marketing e venda do destino, em fluxos globais de pessoas, em uma cultura global.
Com a transformação das identidades e dos referenciais culturais evidenciam-se
fenômenos bastante peculiares. Em primeiro lugar, a noção de espaço também se
transfigura, provocando mudanças importantes nos lugares. Em segundo lugar, a
própria noção de território segue o mesmo padrão. Identifica-se que atividade
turística na região do Seridó, cria um movimento ambíguo e irreversível, no qual ao
mesmo tempo em que se transmutam as culturas, as identidades e os lugares, se
atribui, pelas pressões do turismo, uma representação imagética estanque à estas
mesmas categorias, cristalizando-as. Nesse sentido, aos olhos do mundo, também
ocorre uma cristalização desta dita seridoensidade, que, na verdade, estaria em
constante processo de ressignificação e de transfiguração. Por fim, discuti a noção
de “identidade seridoense”, mostrando como esta foi ressignificada e, de fato, se
transmutou ao longo da introdução da lógica “pós-moderna” do discurso turístico,
concluindo como esta mudança de identidade transforma os espaços da região,
transfigurando ambos em categorias hibridas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
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dc.title |
Uso das culturas e ressignificação das "identidades" na região do seridó norte-rio-grandense: dimensões simbólicas, artes de fazer e representações na festa de Sant'Ana de Caicó. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-03-29 |
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dc.description.abstract |
It identifies the main symbols and signs employed by the touristic discourse as
(re)makers of an "identity" assigned of the Seridó region through a study who has as
main thematic focus the St. Anne's feast, in Caicó. The research makes a
problematization about the historic formation process of spaces in the region of
Seridó North Rio Grande using as spatial recort the Caicó city, "capital" of the
recently created Touristic Pole of Seridó. Uses the method "exploratory research" in
bibliographical sources for the construction of a theoretical discussion based on
authors from anthropology, from the social sciences and the cultural history. Aims to
understand the "logic" of the formation of spaces created as a way to highlight the
places of the cultural systems of signification and the seridoenses identities by
regional tourism and understand how was possible the discursive formation and
socio-cultural of the places and non-places created by the activities for the sector in
question. The main conclusions are the ideas that this reorganization of space Seridó
occurs for a number of strategies that resignify local culture, introducing new identity
references, this time molded by external influences, by flows of people in constant
transit. It is noticed that these new references are based on an inter-regional touristic
market, in marketing strategies and sales of the destination, in the global flows of
people, in a global culture. With the transformation of identities and cultural
references become evident rather peculiar phenomena. First, the notion of space is
also transformed, causing important changes in some places. Secondly, the notion of
territory follows the same pattern. We believe that tourism Seridó region creates an
ambiguous movement and irreversible, in which, at the same time are transmuted
cultures, identities and places, are attributed, by the pressures of tourism,
representations of these same categories, crystallizing them. In this conception, in
the eyes of the world, also happens an crystallization. But these cultures, in reality,
would be in a constant process of resignification and transfiguration. Finally, we
discuss the notion of "seridoense identity ", showing how it has new meaning and,
indeed, is transmuted through the introduction of the logic of the "postmodern"
tourism. We conclude that this change of identity transforms the spaces of the region
transforming both into hybrid categories. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6366 |
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dc.date.accessioned |
2019-08-29T18:16:12Z |
|
dc.date.available |
2019-08-29 |
|
dc.date.available |
2019-08-29T18:16:12Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Festa de Sant’Ana - Caicó (RN) |
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dc.subject |
Cultura |
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dc.subject |
Identidade |
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dc.subject |
Hibridismo |
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dc.subject |
Significação Cultural |
|
dc.subject |
Ressignificação |
|
dc.subject |
Transfiguração |
|
dc.subject |
Feast of Sant'Ana - Caicó (RN) |
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dc.subject |
Culture |
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dc.subject |
Identity |
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dc.subject |
Hybridity |
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dc.subject |
Cultural Significance |
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dc.subject |
Resignification |
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dc.subject |
Transfiguration. |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Cléryston Rafaell Wanderley de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of cultures and resignification of "identities" in the region of Seridó Norte-Rio-Grandense: symbolic dimensions, performing arts and representations in the feast of Sant'Ana de Caicó. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Cléryston Rafaell Wanderley de. Uso das culturas e ressignificação das "identidades" na região do seridó norte-rio-grandense: dimensões simbólicas, artes de fazer e representações na festa de Sant'Ana de Caicó. 2012. 125f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6366 |
pt_BR |