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Uso das culturas e ressignificação das "identidades" na região do seridó norte-rio-grandense: dimensões simbólicas, artes de fazer e representações na festa de Sant'Ana de Caicó.

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dc.creator.ID MEDEIROS, C. R. W. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1520268693847739 pt_BR
dc.contributor.advisor1 APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.
dc.contributor.advisor1ID APOLINÁRIO, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6938937338148950 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.referee2 COUTO, Patrícia de Araújo Brandão.
dc.description.resumo Identifica os principais símbolos e signos utilizados pelo discurso turístico como (re)criadores de uma “identidade” Seridoense através de um estudo que tem como principal recorte temático a Festa de Sant’Ana de Caicó. Faz uma problematização historicamente fundamentada acerca do processo de formação dos espaços na região do Seridó norte-rio-grandense tomando como recorte espacial a cidade de Caicó, “capital” do recém criado Polo Turístico do Seridó. Utiliza os métodos “pesquisa exploratória” em fontes bibliográficas para a construção de uma discussão teórica baseada em autores da antropologia, das ciências sociais e da história cultural. Busca compreender a “lógica” espacial criada como forma de evidenciação dos lugares, dos sistemas de significação cultural e das identidades seridoenses pelo turismo regional e entender como se deu a formação discursiva e sócio cultural dos lugares e não-lugares criados pelo/para o setor de atividades em questão. Como principais conclusões, estão as ideias de que esta reorganização do espaço seridoense ocorre por série de estratégias que ressignificam a cultura local, introduzindo novas referências identitárias, desta feita moldadas por influências externas, por fluxos de pessoas em constante transito. Percebe-se que estas novas referências baseiam-se em um mercado turístico inter-regional, em estratégias de marketing e venda do destino, em fluxos globais de pessoas, em uma cultura global. Com a transformação das identidades e dos referenciais culturais evidenciam-se fenômenos bastante peculiares. Em primeiro lugar, a noção de espaço também se transfigura, provocando mudanças importantes nos lugares. Em segundo lugar, a própria noção de território segue o mesmo padrão. Identifica-se que atividade turística na região do Seridó, cria um movimento ambíguo e irreversível, no qual ao mesmo tempo em que se transmutam as culturas, as identidades e os lugares, se atribui, pelas pressões do turismo, uma representação imagética estanque à estas mesmas categorias, cristalizando-as. Nesse sentido, aos olhos do mundo, também ocorre uma cristalização desta dita seridoensidade, que, na verdade, estaria em constante processo de ressignificação e de transfiguração. Por fim, discuti a noção de “identidade seridoense”, mostrando como esta foi ressignificada e, de fato, se transmutou ao longo da introdução da lógica “pós-moderna” do discurso turístico, concluindo como esta mudança de identidade transforma os espaços da região, transfigurando ambos em categorias hibridas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História
dc.title Uso das culturas e ressignificação das "identidades" na região do seridó norte-rio-grandense: dimensões simbólicas, artes de fazer e representações na festa de Sant'Ana de Caicó. pt_BR
dc.date.issued 2012-03-29
dc.description.abstract It identifies the main symbols and signs employed by the touristic discourse as (re)makers of an "identity" assigned of the Seridó region through a study who has as main thematic focus the St. Anne's feast, in Caicó. The research makes a problematization about the historic formation process of spaces in the region of Seridó North Rio Grande using as spatial recort the Caicó city, "capital" of the recently created Touristic Pole of Seridó. Uses the method "exploratory research" in bibliographical sources for the construction of a theoretical discussion based on authors from anthropology, from the social sciences and the cultural history. Aims to understand the "logic" of the formation of spaces created as a way to highlight the places of the cultural systems of signification and the seridoenses identities by regional tourism and understand how was possible the discursive formation and socio-cultural of the places and non-places created by the activities for the sector in question. The main conclusions are the ideas that this reorganization of space Seridó occurs for a number of strategies that resignify local culture, introducing new identity references, this time molded by external influences, by flows of people in constant transit. It is noticed that these new references are based on an inter-regional touristic market, in marketing strategies and sales of the destination, in the global flows of people, in a global culture. With the transformation of identities and cultural references become evident rather peculiar phenomena. First, the notion of space is also transformed, causing important changes in some places. Secondly, the notion of territory follows the same pattern. We believe that tourism Seridó region creates an ambiguous movement and irreversible, in which, at the same time are transmuted cultures, identities and places, are attributed, by the pressures of tourism, representations of these same categories, crystallizing them. In this conception, in the eyes of the world, also happens an crystallization. But these cultures, in reality, would be in a constant process of resignification and transfiguration. Finally, we discuss the notion of "seridoense identity ", showing how it has new meaning and, indeed, is transmuted through the introduction of the logic of the "postmodern" tourism. We conclude that this change of identity transforms the spaces of the region transforming both into hybrid categories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6366
dc.date.accessioned 2019-08-29T18:16:12Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T18:16:12Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Festa de Sant’Ana - Caicó (RN)
dc.subject Cultura
dc.subject Identidade
dc.subject Hibridismo
dc.subject Significação Cultural
dc.subject Ressignificação
dc.subject Transfiguração
dc.subject Feast of Sant'Ana - Caicó (RN)
dc.subject Culture
dc.subject Identity
dc.subject Hybridity
dc.subject Cultural Significance
dc.subject Resignification
dc.subject Transfiguration.
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Cléryston Rafaell Wanderley de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of cultures and resignification of "identities" in the region of Seridó Norte-Rio-Grandense: symbolic dimensions, performing arts and representations in the feast of Sant'Ana de Caicó. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Cléryston Rafaell Wanderley de. Uso das culturas e ressignificação das "identidades" na região do seridó norte-rio-grandense: dimensões simbólicas, artes de fazer e representações na festa de Sant'Ana de Caicó. 2012. 125f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6366 pt_BR


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