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Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos.

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dc.creator.ID ARAÚJO, K. M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VASCONCELOS., Patrício Henrique de.
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, P. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0134827478958758 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Suênya Freire do Monte.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, S. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 pt_BR
dc.contributor.referee2 MORAIS, Mayvonne Coelho de.
dc.contributor.referee2ID MORAIS, M.C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9184376750870632 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo teve como objetivo principal diagnosticar o Endomarketing praticado na empresa Gerdau na Cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma temática de suma importância para as organizações, em especial porque é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. No que se referem aos procedimentos metodológicos, foi utilizada a pesquisa descritiva e a amostra estratificada, envolvendo as seguintes variáveis: perfil sócio-cultural do colaborador; conhecimento do cliente interno; o cliente interno como diferencial; capacitação do cliente interno e; qualidade do atendimento prestado ao cliente externo. O universo da pesquisa constituiu-se de 20 colaboradores. A amostragem foi por acessibilidade, sendo constituída por 18 colaboradores, representando 90% do universo considerado. Com relação à análise dos resultados, permitiu-se concluir que o Endomarketing não constitui uma atividade isolada, uma vez que está implícita em iniciativas relacionadas com a qualidade, com os programas de serviços à clientela e estratégias empresariais mais amplas, permitindo-se afirmar que o mesmo tem um papel importante no cumprimento e na redução dos conflitos entre as distintas áreas operativas da organização, cumprindo uma função determinante na eficaz diferenciação competitiva, tendo por missão maior a criação de espírito inovador, como incentivo para os colaboradores chegarem a certas conclusões por eles mesmos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.description.abstract The present study had as main objective to diagnostician Endomarketing practiced in the company Gerdau in the city of Campina Grande - PB. It is treated of a thematic of highest importance for the organizations, especially because it is an indispensable element for the success of any enterprise. In what they refer to the methodological procedures, it was used the descriptive research and the stratified sample, involving the following variables: the collaborator's partner-cultural profile; the internal customer's knowledge; the internal customer as diferencial; the internal customer's training and; quality of the attendance rendered the external customer. The universe of the research was constituted of 20 collaborators. The sampling was for accessibility, being constituted by 18 collaborators, representing 90% of the considered universe. With relationship to the analysis of the results, it allowed to conclude that Endomarketing doesn't constitute an isolated activity, once it is implicit in initiatives related with the quality, with the programs of services to the clientele and wider managerial strategies, allowing to affirm that the same has an important paper in the execution and in the reduction of the conflicts among the different operative areas of the organization, accomplishing a decisive function in the effective competitive differentiation, with the mission to create more innovative spirit, as an incentive for employees to arrive at certain conclusions for themselves. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6370
dc.date.accessioned 2019-08-29T18:41:01Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T18:41:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Cliente interno pt_BR
dc.subject Internal Customer pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Kelly Meline Donato de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.references BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall. 2004. BERRY, L. PARASURAMAN, A. Marketing de serviços – a qualidade como meta. Barcelona: Parramon, 1993. CERQUEIRA, W. Endomarketing, educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994. COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora de Marketing, 2003. ETZEL, Michael J. [et. al.]. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001. GUEDES, Maria Dilma. Administração de marketing contemporâneo – Módulo I - V Turma – Curso de Pós-Graduação em Marketing – UEPB, Campina Grande-PB, 2004. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; AMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Pretence Hall, 2003. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2002. LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. Fundamentos de Marketing. In: DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva 2003. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 2000. QUINTANILLA, I. P. Recursos humanos e marketing interno. Madrid. Pirâmide, 1992. RODRIGUES, Cléa Cordeiro. Marketing de serviços e endomarketing - Módulo XI - V Turma – Curso de Pós-Graduação em Marketing – UEPB, Campina Grande-PB, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&P, 1998 pt_BR
dc.title.alternative Aspects of internal marketing in the Gerdau company from the perspective of internal employees. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Kelly Meline Donato. Aspectos do endomarketing na empresa Gerdau na visão dos colaboradores internos. 2008. 75 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6370 pt_BR


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