DSpace/Manakin Repository

Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9739999427737003 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.referee2 MARCUSCHI, Elizabeth.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a pratica pedagógica do professor e suas orientações para o ensino da produção textual influenciaram nas escolhas lexicais realizadas pelos alunos, enquanto autores de seus textos. Focalizamos nossa atenção nas aulas de redação realizadas em uma turma de 1° ano do ensino médio de uma escola da rede publica localizada no município de João Pessoa - PB. Amparados pelas teorias da Linguística Aplicada e da Análise do Discurso, observamos que os alunos apresentaram problemas quanto as escolhas lexicais realizadas em suas redações, uma vez que estas escolhas ora não estão de acordo com o registro linguístico, ora apresentam problemas de natureza semântica. Como o desempenho dos alunos mantem estreita ressonância com a pratica de ensino adotada pelo professor, atribuímos as dificuldades dos alunos quanto a seleção lexical ao fato de o professor ter desconsiderado as condições de produção dos textos escritos, concebendo estes como um produto fechado em si mesmo. Em consequência disto, a artificialidade e o simulacro do processo de ensino aprendizagem distanciaram os alunos da apreensão do caráter dialógico da escrita, de seus usos e funções sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem
dc.title Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. pt_BR
dc.date.issued 2006-11
dc.description.abstract This work has as objective to analyze in which form teacher's pedagogical practice and his/her orientations for textual production teaching has influenced on the lexical choices made by his/her students as authors of their own texts. We focused our attention on composition classes (realized) in a first-year of high school group located in Joao Pessoa-PB. Taking as basis the Applied Linguistics and Discourse Analysis Theories, we observed that the students presented problems while choosing the lexicon in their compositions because they present problems on the linguistic register and semantics. As the students' development keep a close relationship with the teaching practice adopted by the teacher, we attribute the students' difficulties in relation to lexical choice to the teacher's lack of consideration while observing the conditions of production of written texts, conceiving these texts as a product closed in themselves. Therefore the artificiality and simulation of teaching-learning process distanced the students from learning the dialogical character of writing, its uses and social functions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373
dc.date.accessioned 2019-08-29T19:33:57Z
dc.date.available 2019-08-29
dc.date.available 2019-08-29T19:33:57Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica do Professor
dc.subject Produção Textual - Ensino
dc.subject Lingüística Aplicada
dc.subject Analise do Discurso
dc.subject Gêneros Discursivos
dc.subject Gêneros Textuais
dc.subject Ensino do Léxico
dc.subject Pedagogical Practice of the Teacher
dc.subject Textual Production - Teaching
dc.subject Applied Linguistics
dc.subject Speech Analysis
dc.subject Discursive Genres
dc.subject Textual Genres
dc.subject Teaching the Lexicon
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Clécio de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Lexical choices in school essays as a product of guidelines for teaching written production. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Clécio de. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para ensino de produção escrita. 2006. 107f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6373 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta