DSpace/Manakin Repository

Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, L. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2209631504292696 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTIAGO, Roberval da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SANTIAGO, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7436684758563873 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Regina Coelli.
dc.description.resumo Neste trabalho procuramos compreender a sociedade campinense das primeiras décadas do seculo XX, a partir da introdução do cinematographo e as mudanças que este proporcionou. Para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da Historia Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e praticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e cronicas de autores paraibanos. Assim, investigamos como a população concebia o cinema de diversas maneiras, pois do mesmo modo que havia aqueles que consideravam o invento um simbolo da modernidade, havia também aqueles que o viam como um mal para a sociedade tradicionalista. Foi importante estudar como muitos frequentadores não queriam simplesmente assistir os filmes, usando as salas de exibição para fins bem inusitados, o que nos mostra como os locais de exibição estavam prenhes de possibilidades. Alem disso, pesquisamos como os filmes sugestionaram os hábitos da população, a partir de uma poderosa maquina publicitaria que evoluiu bastante na tentativa de atrair cada vez mais apaixonados para o mundo das telas. Portanto, Campina Grande foi palco de varias mudanças no seu cotidiano tradicional e um dos responsáveis por essas mudanças foi a chegada e a instalação do cinematographo que se integrou a sociedade, pois como simbolo de uma nova era, as novidades trazidas pelo equipamento proveniente do mundo moderno passaram a influenciar todos os sistemas de valores, chegando a promover um novo estilo de vida dos cidadãos campinenses. Um fato que redimensionou o universo cultural da cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História
dc.title Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. pt_BR
dc.date.issued 2009-03
dc.description.abstract This research tries to reflect about the society of Campina Grande in the XX century first decades, by the cinematography and the changes introduction that it has provided. In this study it was used as a theoretical reference, historical, social and cultural lessons, discussing concepts as modernity, tradition and socio-cultural practices. This research is centered on different printed sources, as epoch newspapers and magazines, advertisements, memorial books and chronicles from Paraiba authors. Moreover, it has been investigated how the population conceived the movies in several ways, however in the same way those who considered the invention a symbol of modernity there were also those who had seen it as a traditionalistic society evil. It was essential to study how many visitors had not simply attended the films using the exhibition rooms for very unusual ends, which demonstrated us that these exhibition places were full possibilities. Furthermore, it was also searched how those films has directed population habits by a powerful advertising machine that developed enough in the attempt of attracting more and more passionate beholders to the world's screens. Therefore, Campina Grande has been the stage of several changes in its traditional daily and one of the responsible for those changes was the cinematography installation arrival that has integrated the society, as a new era symbol by the world's modern equipment innovations influence all systems of values, promoting citizens new lifestyle, an event that resized city's cultural universe. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
dc.date.accessioned 2019-08-30T12:06:12Z
dc.date.available 2019-08-30
dc.date.available 2019-08-30T12:06:12Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Práticas Socioculturais
dc.subject Cinematógrafo
dc.subject Cultura - Campina Grande - PB
dc.subject Modernidade
dc.subject História Social
dc.subject Tradição
dc.subject Sociocultural Practices
dc.subject Cinematograph
dc.subject Culture - Campina Grande - PB
dc.subject Modernity
dc.subject Social History
dc.subject Tradition
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Lincon César Medeiros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cinematographo: the image of modernity and sociocultural practices in the city of campina Grande - 1900-1940. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. 2009. 123f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta