dc.creator.ID |
SOUZA, L. C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2209631504292696 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Roberval da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7436684758563873 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Regina Coelli. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho procuramos compreender a sociedade campinense das primeiras décadas do seculo XX, a partir da introdução do cinematographo e as mudanças que este proporcionou. Para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da Historia Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e praticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e cronicas de autores paraibanos. Assim, investigamos
como a população concebia o cinema de diversas maneiras, pois do mesmo modo que havia
aqueles que consideravam o invento um simbolo da modernidade, havia também aqueles que
o viam como um mal para a sociedade tradicionalista. Foi importante estudar como muitos
frequentadores não queriam simplesmente assistir os filmes, usando as salas de exibição para
fins bem inusitados, o que nos mostra como os locais de exibição estavam prenhes de
possibilidades. Alem disso, pesquisamos como os filmes sugestionaram os hábitos da
população, a partir de uma poderosa maquina publicitaria que evoluiu bastante na tentativa de
atrair cada vez mais apaixonados para o mundo das telas. Portanto, Campina Grande foi palco
de varias mudanças no seu cotidiano tradicional e um dos responsáveis por essas mudanças
foi a chegada e a instalação do cinematographo que se integrou a sociedade, pois como
simbolo de uma nova era, as novidades trazidas pelo equipamento proveniente do mundo
moderno passaram a influenciar todos os sistemas de valores, chegando a promover um novo
estilo de vida dos cidadãos campinenses. Um fato que redimensionou o universo cultural da
cidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
|
dc.title |
Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-03 |
|
dc.description.abstract |
This research tries to reflect about the society of Campina Grande in the XX century first
decades, by the cinematography and the changes introduction that it has provided. In this
study it was used as a theoretical reference, historical, social and cultural lessons, discussing
concepts as modernity, tradition and socio-cultural practices. This research is centered on
different printed sources, as epoch newspapers and magazines, advertisements, memorial
books and chronicles from Paraiba authors. Moreover, it has been investigated how the
population conceived the movies in several ways, however in the same way those who
considered the invention a symbol of modernity there were also those who had seen it as a
traditionalistic society evil. It was essential to study how many visitors had not simply
attended the films using the exhibition rooms for very unusual ends, which demonstrated us
that these exhibition places were full possibilities. Furthermore, it was also searched how
those films has directed population habits by a powerful advertising machine that developed
enough in the attempt of attracting more and more passionate beholders to the world's
screens. Therefore, Campina Grande has been the stage of several changes in its traditional
daily and one of the responsible for those changes was the cinematography installation arrival
that has integrated the society, as a new era symbol by the world's modern equipment
innovations influence all systems of values, promoting citizens new lifestyle, an event that
resized city's cultural universe. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T12:06:12Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30 |
|
dc.date.available |
2019-08-30T12:06:12Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Socioculturais |
|
dc.subject |
Cinematógrafo |
|
dc.subject |
Cultura - Campina Grande - PB |
|
dc.subject |
Modernidade |
|
dc.subject |
História Social |
|
dc.subject |
Tradição |
|
dc.subject |
Sociocultural Practices |
|
dc.subject |
Cinematograph |
|
dc.subject |
Culture - Campina Grande - PB |
|
dc.subject |
Modernity |
|
dc.subject |
Social History |
|
dc.subject |
Tradition |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Lincon César Medeiros de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinematographo: the image of modernity and sociocultural practices in the city of campina Grande - 1900-1940. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. 2009. 123f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387 |
pt_BR |