DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas de professoras: desafios na educação de creche.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7047948852995382 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Maria de Araújo.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo O estudo aborda as práticas pedagógicas de professoras na creche: desafios na educação, levando em consideração a realidade das educadoras e das crianças. Nesse sentido, essa pesquisa apresentou como objetivos: analisar os principais desafios, as relações, e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na Creche; identificar os principais desafios enfrentados no trabalho cotidiano da creche; averiguar as relações construídas entre professores alunos para o processo de ensino-aprendizagem. E descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. O lo cus escolhido para a investigação foi a creche localizada na cidade de Pombal PB no sertão paraibano Esse estudo pautou s e de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo co m auxílio de artigos, livros, complementada por uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, com o intuito de atender os objetivos definidos nesse estudo . Com relação a coleta de dados, foi realizada a partir de uma entrevista semies truturada, com qua tro professoras , objetivando de acordo com os relatos das mesmas obter os objetivos esperados da pesquisa, relacionando o as reflexões teóricas de alguns autores que abordam essa temática. Nesta perspectiva, o proposito atingindo revelou que para enfrentar de terminados desafios, as professoras trabalham visando o desenvolvimento e a formação das crianças por uma dimensão harm ônica e dinâmica, colocando na parte do cuidar e educar relações de carinho, mas também de limites, uma vez que um grande problema en frentado é a falta de compromi sso da família Desse modo, as professoras realizam sua prática com o objetivo de promover nas crianças o despertar das competências e habilidades , além da autonomia infantil, considerando que estão instruindo o indivíduo para o exercício da cidadania. Portanto o estudo dessa temática visa despertar no educador uma reflexão para uma prática significativa que considere as culturas, a autonomia e os diferentes saberes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas de professoras: desafios na educação de creche. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-25
dc.description.abstract The study addresses the pedagogical practices of teachers in day care: challenges in education, taking into account the reality of educators and children. In this sense, this research presented as objectives: to analyze the main challenges, the relationships, and pedagogical practices developed by the teachers in the Day Care Center; Identify the main challenges faced in day-to-day childcare; To ascertain the relations built between teachers teachers for the teaching-learning process. And describe the pedagogical practices developed in the classroom. The locus chosen for the investigation was the nursery located in the city of Pombal-PB in the Sertão of Paraíba. This study was based on a descriptive bibliographic research with the aid of articles, books, complemented by field research in a qualitative approach, with the purpose of meeting the objectives defined in this study. With regard to data collection, it was carried out from a semi-structured interview, with four teachers, aiming according to the reports of the same to obtain the expected objectives of the research, relating it to the theoretical reflections of some authors that approach this theme. In this perspective, the purpose reached revealed that in order to face certain challenges, teachers work towards the development and formation of children, by a harmonious and dynamic dimension, placing in the part of caring and educating relationships of affection, but also of limits, once That a major problem faced is the family's lack of commitment. In this way, the teachers carry out their practice with the objective of promoting in children the awakening of skills and abilities, as well as the autonomy of children, considering that they are instructing the individual to exercise citizenship. Therefore, the study of this theme aims to awaken in the educator a reflection for a meaningful practice that considers the cultures, the autonomy and the different knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6390
dc.date.accessioned 2019-08-30T14:54:17Z
dc.date.available 2019-08-30
dc.date.available 2019-08-30T14:54:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Crianças - ensino pt_BR
dc.subject Creche pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Children - teaching pt_BR
dc.subject Nursery pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Flávia Rejane Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practices of teachers: challenges in daycare education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Flávia Rejane Cavalcante. Práticas pedagógicas de professoras: desafios na educação de creche. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta