dc.creator.ID |
QUARESMA, B. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7600507531516145 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORRÊA , Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO , Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O referido trabalho tem como temática “O uso da tecnologia como auxílio na
educação de jovens e adultos”, o qual discorre sobre a importância e os benefícios
que a tecnologia pode proporcionar para as aulas de Educação de Jovens e Adultos
(EJA) e no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito
à EJA, pode-se dizer que existe uma diversificação com relação ao perfil dos
educandos que estão inseridos nesta modalidade de ensino, que são oriundos de
diferentes contextos e apresentam particularidades distintas. Em que grande parte
deste público que frequenta a EJA trás consigo seus próprios saberes devido a sua
faixa de idade os quais são na maioria das vezes, compostas por pessoas de idade
adulta que não tiveram condições de estudar na infância ou por não ter tido
interesse anteriormente mas vêem ou sentem neste momento a necessidade de
estudar. Esses conhecimentos que foram adquiridos durante a sua trajetória de
vida, precisam ser considerados pelo educador que necessita definir e
consequentemente usar os procedimentos e técnicas de ensino necessários para
que estes alunos possam alcançar da melhor forma possível o resultado esperado
referente a formação educacional, fazendo com que haja a aprendizagem e
reaprendizagem dos saberes existentes e dos que ainda serão apreendidos. Dessa
forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz
jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida que são: Almeida,
Demo, Lorenzato , Moran, Moran, Sancho. Deste modo, o objetivo do trabalho é
verificar se as ferramentas tecnológicas são utilizadas na educação de jovens e
adultos apresentando suas devidas potencialidades com relação ao ensino
aprendizagem dos alunos que dela fazem parte. O tipo de pesquisa desenvolvida foi
de caráter descritiva com abordagem quali- quantitativa, tendo como instrumentos
de coleta de dados um questionário destinado aos sujeitos da pesquisa, educadores
atuantes em uma escola municipal da cidade de Santa Helena-PB. Pode-se
destacar como resultado positivo com base na pesquisa quanto a utilização da
tecnologia nas salas de aulas pelos educadores e sendo muito bem aceita pelos
mesmos como instrumento facilitador e motivador da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-28 |
|
dc.description.abstract |
This paper has as its theme "The use of technology as an aid in the education of
youths and adults", it discusses about the importance and benefits that technology
can provide through the classes of youth and adult education related to the process
of teaching-learning. Concerning to youth and adult education (EJA), is perceptible
that there is a diversification related to the profile of learners, with different contexts
and particularities, in which the great part of the public attending the EJA already
brings their own knowledge due to their age range, composed by people of adult age
who have not been able to study in childhood or have had no previous interest but
perceive or feel that they need to study, their knowledge was acquired through their
life trajectory, thus, the educator needs to define and consequently use the
procedures and teaching techniques necessary so that these students can achieve
best results regarding to educational training, so that there are relearning and
learning of existing knowledge and other that will still be learned. Thus, the
theoretical contribution of this work is based on the thought of authors that gave
support to the research developed, authors such as: Almeida, Demo, Lorenzato,
Moran, Moran, Sancho. This paper aims to verify if the technological tools are used
in the education of youth and adults presenting their potential regarding to the
teaching learning of the students. The type of research developed was descriptive
with a quali-quantitative approach, a questionnaire for the research subjetcs,
educators that works at a public school in Santa Helena city, in the state of Paraíba,
was used as instrument for data collect. It can be highlighted as a positive result in
the research regarding the use of technology in classrooms by educators was well
accepted by the them as a facilitator and motivator of learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6391 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T15:04:54Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30 |
|
dc.date.available |
2019-08-30T15:04:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Technological Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Bilanny Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of technology as an aid in youth and adult education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Bilanny Duarte. O uso da tecnologia como auxílio na educação de jovens e adultos. 2017. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |