dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Elzanir dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma experiência importante na trajetória
acadêmica do licenciando em Pedagogia, constituindo-se em uma fase de descobertas para o
aluno que está em formação. Nessa ótica, este estudo teve como objetivo geral analisar a
compreensão de estudantes do curso de Pedagogia – CFPQ/UFCG acerca do papel do Estágio
Supervisionado em Educação Infantil para a formação docente. Pretendeu-se atingir esse
objetivo, através dos seguintes objetivos específicos: Verificar como acontece a prática dos
estágios sob a ótica dos formandos; identificar as dificuldades e suas formas de superação
encontradas pelos formandos; mapear os conhecimentos adquiridos durante a realização do
Estágio em Educação Infantil; compreender, na perspectiva dos estudantes de Pedagogia, a
relação entre as disciplinas do curso e o Estágio. O trabalho foi realizado dentro dos
referenciais metodológicos da pesquisa qualitativa e adotou o estudo de campo como fonte de
informações. Os dados foram coletados através de uma entrevista, realizada junto a quatro
alunas do curso de Pedagogia, a qual tinha como perguntas centrais: Por que você ingressou
no curso de Pedagogia? O que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil significou para
você? O Estágio contribuiu para a sua formação profissional? Depois da prática do Estágio
algo mudou na sua percepção sobre a docência? . O referencial teórico tomado como aporte
teve como autores principais: Pimenta (1997), Lima (2004), Silva (2004), Miranda (2008),
entre muitos outros, como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil. A partir da análise dos dados foi possível perceber as dificuldades que as alunas do
curso de Pedagogia tiveram na prática do Estágio - dentre as quais a transmissão dos
conteúdos e a construção do relatório – mas, as quais elas superaram. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de pedagogia - CFP/UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The Supervised Internship in childhood education is an important experience in the academic
trajectory of licensing in pedagogy, being in a discovery phase to the student who is in
training. From this perspective, this study aimed to analyze the understanding Pedagogy’s
Course students - CFPQ / UFCG about the role of Supervised Internship in Childhood
Education for teacher training. It was intended to achieve this goal through the following
specific objectives: check as is the practice of the stages from the perspective of learners;
identify difficulties and ways of overcoming encountered by trainees; map the knowledge
acquired during the completion stage in Early Childhood Education, understand, from the
perspective of the students of Pedagogy, the relationship between the subjects of the course
and the internship. The study was conducted within the methodological framework of
qualitative research and adopted the field study as a source of information. Data were
collected through an interview, conducted with four students of the Pedagogy’s Course, which
had as central question: why you joined the Pedagogy Course? What Supervised Internship in
early childhood education mean to you? Stage contributed to their vocational training? After
the practice stage something has changed in their perception of the teaching profession?
What?. The theoretical framework taken as inflow was mainly authors: Pimenta, Lima, Silva,
Miranda, among many others, as well as the National Curriculum Guidelines for Childhood
Education. From the data analysis it was revealed the difficulties that the students of the
Pedagogy’s Course had in practice stage and surpassed, but also contributed to teacher
training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6393 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T15:17:59Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30 |
|
dc.date.available |
2019-08-30T15:17:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia- estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy- students |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROGA, Daniela Pedrosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The supervised internship in early childhood education from the perspective of students of the pedagogy course - CFP / UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROGA, Daniela Pedrosa. O estágio supervisionado em educação infantil segundo a perspectiva de estudantes do curso de padagogia - CFP/UFCG. 2015. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |