DSpace/Manakin Repository

Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2486694369326057 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 CEZARIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo O presente estudo aborda a inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental, desvelando as propostas educacionais para os surdos, os pressupostos e legislações aplicados à política inclusiva, da educação de surdos e as adaptações necessárias para a efetivação da educação bilíngue para surdos na escola regular. A pesquisa tem como objetivo geral investigar quanto à literatura a educação de surdos na rede regular de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva inclusiva, identificando as determinações legais para essa prática. Para abordar a respectiva temática, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com metodologia bibliográfica na qual recorremos a livros, revistas e artigos de autores como Honora, Strobel, Slomski, Lodi, Lacerda e Gonsalves, que trabalharam com esse tema. Como resultado, a análise da pesquisa nos fez compreender que a inclusão de alunos surdos em uma escola regular é uma prática garantida por lei e que existem inúmeras possibilidades de trabalhar de forma que atenda as especificidades desses alunos, no entanto, precisamos conhecer estas adaptações para implementarmos nas escolas e transformá-las em espaços sociais mais inclusivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-24
dc.description.abstract The present study addresses the inclusion of the deaf student in the initial grades of elementary education, revealing the educational proposals for the deaf, the assumptions and legislation applied to inclusive politics, the education of the deaf and the necessary adaptations for the implementation of bilingual education for the deaf in the regular school. The objective general of the research is to investigate the education of the deaf in the regular education system in the initial years of elementary education, in an inclusive perspective, identifying the legal determinations for this practice. In order to approach the respective theme, we carried out a bibliographical research in which we used books, magazines and articles by authors who worked on this theme. However, the analysis of the research made us understand that the inclusion of deaf students in a regular school is a practice guaranteed by law and that there are numerous possibilities to work in a way that meets the specifics of these students, however, we need to know these adaptations to implement In schools and transform them into more inclusive social spaces. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394
dc.date.accessioned 2019-08-30T15:29:32Z
dc.date.available 2019-08-30
dc.date.available 2019-08-30T15:29:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Bilingualism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rosângela Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion of the deaf student in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rosângela Pereira da.Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta