dc.creator.ID |
SILVA, R. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2486694369326057 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORRÊA, A. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZARIO, Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo aborda a inclusão do aluno surdo nas séries iniciais do ensino fundamental,
desvelando as propostas educacionais para os surdos, os pressupostos e legislações aplicados
à política inclusiva, da educação de surdos e as adaptações necessárias para a efetivação da
educação bilíngue para surdos na escola regular. A pesquisa tem como objetivo geral
investigar quanto à literatura a educação de surdos na rede regular de ensino nos anos iniciais
do ensino fundamental, em uma perspectiva inclusiva, identificando as determinações legais
para essa prática. Para abordar a respectiva temática, realizamos uma pesquisa de abordagem
qualitativa e de natureza descritiva com metodologia bibliográfica na qual recorremos a
livros, revistas e artigos de autores como Honora, Strobel, Slomski, Lodi, Lacerda e
Gonsalves, que trabalharam com esse tema. Como resultado, a análise da pesquisa nos fez
compreender que a inclusão de alunos surdos em uma escola regular é uma prática garantida
por lei e que existem inúmeras possibilidades de trabalhar de forma que atenda as
especificidades desses alunos, no entanto, precisamos conhecer estas adaptações para
implementarmos nas escolas e transformá-las em espaços sociais mais inclusivos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-24 |
|
dc.description.abstract |
The present study addresses the inclusion of the deaf student in the initial grades of
elementary education, revealing the educational proposals for the deaf, the assumptions and
legislation applied to inclusive politics, the education of the deaf and the necessary
adaptations for the implementation of bilingual education for the deaf in the regular school.
The objective general of the research is to investigate the education of the deaf in the regular
education system in the initial years of elementary education, in an inclusive perspective,
identifying the legal determinations for this practice. In order to approach the respective
theme, we carried out a bibliographical research in which we used books, magazines and
articles by authors who worked on this theme. However, the analysis of the research made us
understand that the inclusion of deaf students in a regular school is a practice guaranteed by
law and that there are numerous possibilities to work in a way that meets the specifics of these
students, however, we need to know these adaptations to implement In schools and transform
them into more inclusive social spaces. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6394 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T15:29:32Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30 |
|
dc.date.available |
2019-08-30T15:29:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Bilingualism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rosângela Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion of the deaf student in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rosângela Pereira da.Inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |