dc.creator.ID |
RODRIGUES, A. P. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0259175578536702 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, M. T. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6670856676696185 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CEZARIO , Danilo de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA , Joseano A. de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a
discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da
sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O
racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas,
dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos.
Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da
proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação
bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com
dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a
organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção
do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a
questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação
racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado,
mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição
concreta na vida das crianças negras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-25 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to investigate teaching practices in detriment of racial discrimination in
classroom, addressing discriminatory practices in this very same context, as well as describing
teaching actions in exploring such phenomenon. Racism in school is a phenomenon that has
been already debated before, but the study of causes, dynamics and consequences lies
between methodological and theoretical obstacles. Thus, this study provides an analysis that
contributes to teaching regarding the effectiveness of the proposal to combat racism. To
accomplish this work, a bibliographical investigation was carried out followed by a field
research, using semi-structured interview, with data analyzed through the content analysis of
Bardin. The analysis of the data collected allowed the organization of the chapters into three
categories: Difficulties and potentialities; Teaching performance; Perception of the
phenomenon in the classroom. Therefore, this study provides new insights into the issue of
the black child in the classroom, as an accurate study of racial discrimination as a recurring
phenomenon in school context, neglected or ignored, showing that the professional
performance is still poorly targeted to make a concrete contribution to black children lives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T15:36:47Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30 |
|
dc.date.available |
2019-08-30T15:36:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Combate ao racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Racism - School |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Fight against racism |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |