DSpace/Manakin Repository

Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, A. P. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0259175578536702 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID BATISTA, M. T. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6670856676696185 pt_BR
dc.contributor.referee1 CEZARIO , Danilo de Sousa.
dc.contributor.referee2 FERREIRA , Joseano A. de Sousa.
dc.description.resumo A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract This research aims to investigate teaching practices in detriment of racial discrimination in classroom, addressing discriminatory practices in this very same context, as well as describing teaching actions in exploring such phenomenon. Racism in school is a phenomenon that has been already debated before, but the study of causes, dynamics and consequences lies between methodological and theoretical obstacles. Thus, this study provides an analysis that contributes to teaching regarding the effectiveness of the proposal to combat racism. To accomplish this work, a bibliographical investigation was carried out followed by a field research, using semi-structured interview, with data analyzed through the content analysis of Bardin. The analysis of the data collected allowed the organization of the chapters into three categories: Difficulties and potentialities; Teaching performance; Perception of the phenomenon in the classroom. Therefore, this study provides new insights into the issue of the black child in the classroom, as an accurate study of racial discrimination as a recurring phenomenon in school context, neglected or ignored, showing that the professional performance is still poorly targeted to make a concrete contribution to black children lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395
dc.date.accessioned 2019-08-30T15:36:47Z
dc.date.available 2019-08-30
dc.date.available 2019-08-30T15:36:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Racismo - escola pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.subject Combate ao racismo pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Racism - School pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Fight against racism pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta