dc.creator.ID |
SILVA, G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0657810843270735 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M.J.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6593704721310444 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Edna Cordeiro de |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUZA, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4130264058594944 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, Glageane da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, onde
apresentamos a evolução do cálculo de áreas de figuras planas desde o ensino fundamental
até o ensino superior. O problema de calcular áreas é de interesse da humanidade desde a
antiguidade quando se procurava medir e demarcar terras até os dias atuais em diversas áreas
como na Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, e foi isso o que motivou nosso
estudo. No ensino fundamental e médio já se tem noção da determinação da área de algumas
figuras planas e para tal, usam-se fórmulas matemáticas. No entanto, quando se trata de figura
com contornos curvos, como a delimitada por funções, não existe uma fórmula pré-definida e
necessita-se de ferramentas matemáticas mais sofisticadas como o Teorema Fundamental do
Cálculo, o Teorema de Fubinni ou Teorema de Green. O texto, no qual apresentamos nossa
pesquisa, se inicia com um breve histórico sobre a geometria e o cálculo integral, em seguida
usamos a geometria plana para explanar, com certo rigor matemático, a demonstração de algumas
fórmulas vistas no ensino básico. E por meio do cálculo integral e suas ferramentas tratamos de
áreas de figuras com contornos curvos, as quais são estudadas no ensino superior. A presente
pesquisa nos possibilitou observar que há diversos estudos voltados para o cálculo de áreas, no
entanto não é muito comum trazer essa abordagem desde o ensino básico ao superior. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Evolução do cálculo de áreas de figuras planas: do ensino básico ao ensino superior. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-25 |
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dc.description.abstract |
This work is characterized as an exploratory bibliographical research, where we present the
evolution of the calculation of areas of flat figures from elementary school to higher education.
The problem of calculating areas has been of interest to mankind since antiquity when it was
sought to measure and demarcate lands up to the present day in several areas such as Civil
Engineering, Architecture and Urbanism, for example, and this was what motivated our study. In
primary and secondary education, one already has the notion of determining the area of some
flat figures and for this, mathematical formulas are used. However, when it comes to a figure
with curved contours, such as the one delimited by functions, there is no predefined formula and
more sophisticated mathematical tools are needed such as the Fundamental Theorem of Calculus,
Fubinni’s Theorem or Green’s Theorem. The text, in which we present our research, begins with
a brief history about geometry and integral calculus, then we use flat geometry to explain, with
some mathematical rigor, the demonstration of some formulas seen in elementary education.
And through integral calculus and its tools we deal with areas of figures with curved contours,
which are studied in higher education. The present research allowed us to observe that there are
several studies focused on the calculation of areas, however it is not very common to bring this
approach from basic to higher education |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6400 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-30T17:19:21Z |
|
dc.date.available |
2019-08-30 |
|
dc.date.available |
2019-08-30T17:19:21Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Área |
pt_BR |
dc.subject |
Integral |
pt_BR |
dc.subject |
Teorema de Green |
pt_BR |
dc.subject |
Area |
pt_BR |
dc.subject |
Integral |
pt_BR |
dc.subject |
Green's theorem |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Girlene dos Santos da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evolution of the calculation of areas of flat figures: from basic education to higher education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evolución del cálculo de áreas de figuras planas: de la educación básica a la educación superior. |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Girlene dos Santos da. Evolução do cálculo de áreas de figuras planas: do ensino básico
ao ensino superior. 2018. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo se caracteriza por ser una investigación bibliográfica exploratoria, donde presentamos la evolución del cálculo de áreas de figuras planas desde la educación primaria hasta la educación superior. El problema del cálculo de áreas ha sido de interés para la humanidad desde la antigüedad cuando se buscaba medir y delimitar terrenos hasta la actualidad en varias áreas como la Ingeniería Civil, la Arquitectura y el Urbanismo, por ejemplo, y eso fue lo que motivó nuestro estudio. En primaria y secundaria ya existe la noción de determinar el área de algunas figuras planas y, para ello, se utilizan fórmulas matemáticas. Sin embargo, cuando se trata de una figura con contornos curvos, como la delimitada por funciones, no existe una fórmula predefinida y se necesitan herramientas matemáticas más sofisticadas, como el Teorema Fundamental del Cálculo, el Teorema de Fubinni o el Teorema de Green. El texto, en el que presentamos nuestra investigación, comienza con una breve historia de la geometría y el cálculo integral, luego utilizamos la geometría plana para explicar, con cierto rigor matemático, la demostración de algunas fórmulas vistas en la educación básica. Y a través del cálculo integral y sus herramientas tratamos áreas de figuras con contornos curvos, que se estudian en la educación superior. La presente investigación nos permitió observar que existen varios estudios enfocados en el cálculo de áreas, sin embargo no es muy común llevar este enfoque desde la educación básica hasta la superior. |
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