dc.creator.ID |
FARIAS, I. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Adriana Salete Dantas de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, A. S. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1610316998619284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Lúcia Santana de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, G. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6275460548333024 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O atual ambiente de mercado tem se tornado cada dia mais competitivo para as
organizações que o compõe. Empresas em busca de superar as suas próprias limitações para
obter sucesso e crescimento, estão disponibilizando uma grande parte de seu tempo em
estratégias de planejamento, programação e controle das operações no intuito de tornarem-
se cada vez mais eficientes em suas atividades.
Neste contexto enquadram-se os conceitos sobre planejamento e controle propostos
por SCHMENNER (1999), onde o planejamento é um mecanismo que pode ser
estabelecido de antemão para servir de guia na tomada de decisões; enquanto que os
controles são mecanismos estabelecidos em conjunto com o processo das operações para
determinar se aquilo que está acontecendo encontra-se ou não em conformidade com o que
fora planejado.
Neste contexto a pesquisa teve como principal objetivo identificar como são
gerenciadas as operações da empresa Rapidão Cometa, a partir de um estudo de caso que
permitiu identificar alguns problemas tais como: Falta de planejamento prévio da
expedição, Deficiência no controle das informações no sistema, Falha na programação das
atividades desenvolvidas pelos operadores, etc; que ocorrem na operação diária da empresa
Rapidão Cometa Logística e Transporte, em Campina Grande – PB. A partir dessas
constatações, buscou-se estabelecer algumas idéias e sugestões para melhoria em
planejamento, controle e programação, para diminuir esses problemas operacionais e
aumentar o nível de satisfação do cliente e de desempenho nas informações transmitidas
aos mesmos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de operações em uma empresa de transporte: estudo de caso na empres Rapidão Cometa S/A. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
The actual market environment has become everyday more competitive and
intransigent among the organizations that compose the market. In order to obtain success
and increase, companies that pursue to overcome their own limitations, are using a large
part of their time in planning strategies, programming and control so that such companies
can become more and more efficient concerning their activities.
Within this context, the concepts about planning and control proposed by
SCHMENNER fit very well. In such concepts the planning is a mechanism which might be
established beforehand to serve as guide when a decision-making is needed; whereas the
controls are mechanisms established together with the service process in order to determine
whether what is happening is or is not in accordance with what was panned.
In this context the research had as main objective to identify how they are managed
the company's operations Quick Comet, from a case study that used a methodology through
participant observation, where the survey identified some problems such as: Lack of
planning prior to dispatch, Disability in the control of information in the system, failed
planning of activities by operators, etc. that occur in daily operation of the company Quick
Comet Logistics and Transport, in Campina Grande – PB, and seek to establish some ideas
and suggestions in planning, control and planning, to reduce these problems and reduce
operational costs of labor, cost of fleet, reduce the level of faults / failures of the loads, and
increase the level of satisfaction of customer and performance in the information provided
to them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6417 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-31T18:15:37Z |
|
dc.date.available |
2009 |
|
dc.date.available |
2019-08-31T18:15:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Controle |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços de transporte |
pt_BR |
dc.subject |
Planning |
pt_BR |
dc.subject |
Control and Transport Services |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Isabelle Chaves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Operations management in a transport company: case study in the company Rapidão Cometa S/A. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Isabelle Chaves de. Gestão de operações em uma empresa de transporte: estudo de caso na empres Rapidão Cometa S/A. 2009. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6417 |
pt_BR |