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Decisão de compras influenciada por questões ambientais: um estudo com os graduandos de administração da UFCG.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, V.J.S.
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lúcia Santana de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, M.F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, Marielza Barbosa.
dc.contributor.referee2ID ALVES, M.B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 pt_BR
dc.description.resumo Diante dos atuais padrões de consumo que colaboram para uma deterioração ambiental cada vez mais evidente e da importância de profissionais, como os administradores, para uma mudança de comportamento em busca do consumo sustentável, este trabalho tem o objetivo de analisar as influências das questões ambientais no comportamento de compras dos graduandos do curso de Administração da UFCG – CAMPUS I. A fundamentação teórica discorre sobre temas como o consumo, meio ambiente e as questões ambientais, além do consumo verde, consumo consciente e consumo sustentável, bem como a revisão de alguns trabalhos que tratam especificamente do tema. Quanto à metodologia, essa pesquisa caracteriza-se como descritiva com uma abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado em duas partes, baseado na estrutura proposta por Carvalho e Freitas (2013). Na primeira parte, foram abordadas 8 variáveis para tentar definir o perfil socioeconômico dos respondentes, na segunda parte, tem-se 25 questões relacionadas ao consumo e ao meio ambiente o questionário foi elaborado on-line na plataforma do Google Docs ao qual foi criado um link (direcionamento) e enviado para os e-mails de todos os 386 alunos matriculados no curso de Administração da UFCG, e-mails estes, disponibilizados pela coordenação do curso, exclusivamente, para a pesquisa. Foram devolvidos 117 questionários respondidos, que representam 30,3% da população total. Na análise dos dados, utilizou-se a frequência, onde os resultados foram transferidos para uma planilha de Excel para que os dados pudessem ser tratados e exibidos em gráficos. O estudo mostra que, os resultados relacionados ao perfil socioeconômico dos respondentes são, em sua maioria, do gênero feminino, inseridos no período diurno do curso, solteiros, não exercem atividades remuneradas e possuem uma renda familiar de até 2.000 reais. Na segunda parte, as variáveis foram distribuídas em sete dimensões. Pode-se constatar que, cinco das sete dimensões, apresentaram maioria de concordância. Estas dimensões mostram que os respondentes estão inquietos com a problemática ambiental, conhecem a problemática, estão preocupados com os reflexos negativos ao meio ambiente e tentam melhorar suas atitudes, apresentando uma “aparente” consciência ambiental, mas, ao analisar as outras duas dimensões, que apresentaram maioria de discordância, mostram que os estudantes não estão envolvidos na proteção do meio ambiente (ativismo), e não transformam suas preocupações em ações efetivas a favor do meio ambiente. Pode-se destacar também que,em alguns momentos, o viés econômico acaba influenciando o comportamento de compra entre os estudantes do curso de administração mais que propriamente a consciência dos problemas ambientais existentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Decisão de compras influenciada por questões ambientais: um estudo com os graduandos de administração da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Faced the current consumption patterns that contribute to an increasingly evident environmental deterioration and the importance of professionals, such as managers, for a change of behavior in search of sustainable consumption, this term paper has the aim of analyzing the influences of environmental issues in the behavior of graduates of the Administration course at UFCG - CAMPUS I. The theoretical basis deals with topics such as consumption, the environment and environmental issues, as well as green consumption, conscious consumption and sustainable consumption, as well as the review of some tasks that deal specifically with the theme. As for the methodology, this research is characterized as descriptive with a quantitative approach. For the data collection, was used a questionnaire structured in two parts, based on the structure proposed by Carvalho and Freitas (2013). In the first part, 8 variables were approached to try to define the socioeconomic profile of the respondents, in the second part has 25 questions related to consumption and the environment. The questionnaire was developed online on the Google Docs platform to which a link was created and sent to the e-mails of all the 386 students enrolled in the Administration course of the UFCG, these e-mails, made available by the coordination of the course, exclusively, for research. A total of 117 questionnaires were returned, representing 30.3% of the total population. In the data analysis, the frequency was used, which the results were transferred to an Excel spreadsheet so that the data could be treated and displayed in graphs. The study shows that the results related to the socioeconomic profile of the respondents are mostly female, inserted in the daytime period of the course, unmarried, do not exercise paid activities and have a family income of up to 2,000 reais. In the second part, the variables were distributed in seven dimensions. It can be seen that five of the seven dimensions presented the majority of concordance. These dimensions show that respondents are worried about environmental problems, they are aware of the problem, are concerned about negative impacts on the environment and try to improve their attitudes, presenting an "apparent" environmental awareness, but when analyzing the other two dimensions, presented a majority of disagreement, show that students are not involved in protecting the environment (activism), and do not turn their concerns into effective actions in favor of the environment. It may also be pointed out that, at times, the economic trend influences the buying behavior among students of the administration course rather than the awareness of existing environmental problems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6432
dc.date.accessioned 2019-09-01T04:01:35Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T04:01:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Questões ambientais pt_BR
dc.subject Comportamento de compra pt_BR
dc.subject Consumption pt_BR
dc.subject Environmental issues pt_BR
dc.subject Buying behavior pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Vamberto José Sousa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Purchasing decision influenced by environmental issues: a study with UFCG management undergraduates. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Vamberto José Sousa de. Decisão de compras influenciada por questões ambientais: um estudo com os graduandos de administração da UFCG. 2018. 54f. (Trabalho de conclusão de curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6432 pt_BR


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