DSpace/Manakin Repository

Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5353374904676963 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, S. É. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEAL, Francisco Nery.
dc.contributor.referee1ID LEAL, F. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.
dc.contributor.referee2ID BARBOTIN, M. A. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7390128159622863 pt_BR
dc.description.resumo Com as mudanças no cenário econômico, tecnológico, social e cultural acontecendo em um ritmo cada vez mais rápido, as empresas, para terem maior destaque no mercado, perceberam a necessidade de investir cada vez mais no seu cliente interno. Os funcionários são responsáveis pela geração do resultado na organização, e para satisfazê-los e mantê-los, as empresas vêm fazendo uso de várias técnicas. Nesse contexto, o endomarketing, que é uma ferramenta usada pela área de recursos humanos para aproximar empregado e empregador e buscar uma maior satisfação e motivação por parte dos funcionários, vem ganhando cada vez mais destaque. O presente estudo, desenvolvido no SESC – Serviço Social do Comércio, na unidade do SESC Centro em Campina Grande – PB, apresenta como objetivo geral identificar os programas e ações realizados por esta companhia que podem ser consideradas como endomarketing. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista qualitativa, feita com a gerente da unidade e um questionário quantitativo, aplicado junto aos colaboradores com o intuito de medir o grau de satisfação dos funcionários em relação aos elementos do composto de endomarketing, companhia, custos, coordenadores e comunicação. Os resultados da pesquisa mostram que, analisando os elementos de forma geral, existe uma satisfação por parte dos funcionários em relação aos três primeiros elementos, entretanto, verificou-se um descontentamento em relação ao quarto elemento, comunicação, principalmente em relação à comunicação interna. Esse ponto deve ser alvo de maior preocupação e uma melhoria e otimização devem ser planejadas visto que, a qualidade na comunicação de uma companhia é ponto fundamental para que os funcionários se sintam parte integrante da organização, levando-os a um maior comprometimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract With the increasingly pace of changes in the economical, technological, social and cultural environment, Companies, have realized the need to invest more and more in its internal clients in order to achieve more market relevance. Employees are responsible for the generation of results in the Organization, and Companies are using different approaches in order to keep and satisfy them. In this context, endomarketing – wich is a tool used by the human resources area to keep employer and employees closer and to reach higher satisfaction and motivation for the employee – is achieving more and more prominence. The current study, developed in the Commerce Social Service – SESC, at the SESC Centro unit in Campina Grande, PB, aims to identify the programs and actions performed by the company which can be classified as endomarketing. In this exploratory and descriptive study case, we used as means for data collection a qualitative interview with the Company Manager, as well as a quantitative survey, applied with the employees in order to measure their satisfaction over the compound of endomarketing elements: company, costs, coordinators and communication. The research results show that, in what concerns to the former three elements, there is a general satisfaction. However, there was dissatisfaction with the forth element, communication, especially in what concerns internal communication. Thereby, this issue must require more concern, and improvement and optimization should be at stake, once the quality of the company communication is a key point for the staff to feel part of the organization and leads them to a higher commitment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435
dc.date.accessioned 2019-09-01T08:07:20Z
dc.date.available 2009
dc.date.available 2019-09-01T08:07:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Cliente interno pt_BR
dc.subject Composto de endomarketing pt_BR
dc.subject Internal client pt_BR
dc.subject Endomarketing compound pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Raissa de Azevedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Endomarketing practice: a study of programs and actions developed by SESC. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Raissa de Azevedo. Prática do Endomarketing: um estudo dos programas e ações desenvolvidos pelo SESC. 2009. 73 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6435 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta