DSpace/Manakin Repository

Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, J. T. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9352912639504978 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Lucia Santana de
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4689902016970348 pt_BR
dc.contributor.referee1 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
dc.contributor.referee1ID CÂNDIDO, G.A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, Marielza Barbosa
dc.contributor.referee2ID ALVES, M. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 pt_BR
dc.description.resumo A cidade de Campina Grande conta hoje com três shopping centers em operação. Esse cenário manteve-se estável até o ano de 2011, quando a notícia de novos empreendimentos no setor começou a ser veiculada acompanhando a tendência de interiorização desses empreendimentos no Brasil. Portanto, objetivo geral desse trabalho é analisar a dinâmica competitiva do setor de Shopping Centers de Campina Grande a partir das forças competitivas, estratégias e ações competitivas na perspectiva dos gestores. Como referencial teórico utilizou-se as cinco forças competitivas e os tipos de estratégias competitivas de Porter, bem como a tipologia das ações competitivas de Usero e Fernandez (2003), a forma de competir de Ferrier (1999) e Lee (2002). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, utilizando o método do estudo de caso, cujo caso escolhido foi o setor de shopping Center de Campina Grande que conta com três shopping centers em operação e mais dois em fase preliminar à operação. Conclui-se após a realização deste, que os resultados das forças competitivas são relativamente favoráveis aos shoppings. As estratégias mais utilizadas foram a de diferenciação, adotada pelo Boulevard Shopping, e de liderança em custo, adotada pelo Shopping Luiza Motta e pelo Shopping Cirne Center. As ações mais utilizadas foram de inovação e tática, quanto à forma de competir se destacou uma agressividade relativamente baixa, simplicidade, homogeneidade e previsibilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The city of Campina Grande currently has three shopping centers in operation. This scenario remained stable until the year 2011, when the news of new developments in the sector began to appear following the trend of internalization of these ventures in Brazil. So overall goal of this work is to analyze the competitive dynamics of the shopping center industry in Campina Grande from competitive forces, competitive strategies and actions from the perspective of managers. As a theoretical framework we used the five competitive forces and the types of competitive strategies of Porter, as well as the typology of competitive actions of Usero and Fernandez (2003), the form of competing Ferrier (1999) and Lee (2002). The research is characterized as exploratory and descriptive, using the method of case study, whose case was chosen as the shopping center of Campina Grande which has three shopping centers in operation and two more in the preliminary phase operation. It was concluded after the completion of this, the results of the competitive forces are relatively favorable to the malls. The most used strategies were the differentiation adopted by the Boulevard Mall, and cost leadership, adopted by Luiza Shopping Motta and the Cirne Shopping Center. The more shares were used innovation and tactics, how to compete stood relatively low aggressiveness, simplicity, uniformity and predictability. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437
dc.date.accessioned 2019-09-01T08:52:22Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T08:52:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dinâmica competitiva pt_BR
dc.subject Estratégia competitiva pt_BR
dc.subject Ações competitivas pt_BR
dc.subject Shopping center pt_BR
dc.subject Campina grande pt_BR
dc.subject Competitive dynamics pt_BR
dc.subject Competitive strategy pt_BR
dc.subject Stocks-competitive pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Juliana Tércia Patrício.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Competitive dynamics in the shopping mall sector of Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Juliana Tércia Patrício. Dinâmica competitiva no setor de shopping center de Campina Grande – PB. 2013. 79 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6437 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta