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Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB.

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dc.creator.ID FERNANDES, L. O. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo
dc.contributor.advisor1ID FIRMO, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Elmano Pontes
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.description.resumo O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica da administração que funciona como mola propulsora de uma organização, e é o planejamento e aplicação deste modelo que torna as decisões certas para agir de encontro com os resultados previstos nos objetivos organizacionais. O Banco do Brasil utiliza o BSC por meio dos sistemas Acordo de Trabalho, Gestão de Desempenho Profissional por Competência e Sinergia, que tanto analisam as expectativas e o desempenho dos colaboradores quanto os desafios lançados por metas. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em verificar pontos de melhoria nestes sistemas baseados no modelo BSC no Banco do Brasil, e apontar alternativas de aprimoramento para melhor atingir os objetivos da organização por meio desta ferramenta. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem as pesquisa qualitativa e quantitativa, já no tocante aos procedimentos utilizou-se como fundamento a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, bem como de campo. As técnicas para coleta de dados utilizadas foram duas: a primeira em relação a parte quantitativa, através da aplicação de um questionário com 12 questões fechadas, utilizou-se a frequência para obtenção dos resultados e a segunda em relação a parte qualitativa, que tanto engloba a questão aberta do questionário como a observação direta, pelo fato da pesquisadora ser colaboradora da Organização em estudo, em relação a essa técnica foi elaborado um roteiro de observação utilizando a análise conteúdo para obtenção dos resultados. Por fim, pôde-se concluir que as maiores dificuldades encontradas para a eficácia do modelo BSC do Banco do Brasil estavam relacionadas às perspectivas do colaborador, ou seja, pela desarmonia entre as condições de trabalho e as exigências burocráticas e de metas. Neste sentido, entre outras providências, foram sugeridas mudanças para flexibilização e complacência entre os objetivos estratégicos da organização e a jornada de trabalho dos colaboradores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-19
dc.description.abstract The Balanced Scorecard ( BSC ) is a strategic management model of governance that acts as driving force of an organization , and is the planning and implementation of this model that makes the right decisions to act against the expected results with the organizational goals . The Bank of Brazil uses the BSC through systems Work Agreement , Performance Management for Professional Competence and Synergy , which analyze both the expectations and performance of employees as the challenges posed by targets . Thus, the aim of this study is to examine points of improvement in these systems based on the BSC model in the Bank of Brazil , and identify alternatives for improvement to better achieve the objectives of the organization through this tool . Therefore , it was used as a method of approach to qualitative and quantitative research , as in relation to the procedures used as the foundation literature , documentary research and field . The techniques used for data collection were two : the first regarding the quantitative part , through a questionnaire with 12 closed questions was used to obtain the frequency of the results and the second in relation to the qualitative part , which includes both the open question in the questionnaire as direct observation , because the researcher being a collaborator Organization study , regarding this technique was elaborated one observation using content analysis to obtain the results . Finally , we conclude that the greatest difficulties for effective BSC model of the Bank of Brazil were related to the prospects of the employee , or by disharmony between working conditions and bureaucratic requirements and goals . In this regard , among other matters , changes were suggested for relaxation and complacency among the strategic objectives of the organization and working hours of employees . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440
dc.date.accessioned 2019-09-01T09:12:30Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T09:12:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Balanced Scorecard pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject Banco do Brasil pt_BR
dc.subject Strategies pt_BR
dc.subject Bank of Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Larissa Otávia Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Descriptive analysis of the Balanced Scorecard tool in Banco do Brasil branches in the city of Campina Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2013. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 pt_BR


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