dc.creator.ID |
FERNANDES, L. O. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FIRMO, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAVALCANTI, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica da administração que funciona como mola propulsora de uma organização, e é o planejamento e aplicação deste modelo que torna as decisões certas para agir de encontro com os resultados previstos nos objetivos organizacionais. O Banco do Brasil utiliza o BSC por meio dos sistemas Acordo de Trabalho, Gestão de Desempenho Profissional por Competência e Sinergia, que tanto analisam as expectativas e o desempenho dos colaboradores quanto os desafios lançados por metas. Desta forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em verificar pontos de melhoria nestes sistemas baseados no modelo BSC no Banco do Brasil, e apontar alternativas de aprimoramento para melhor atingir os objetivos da organização por meio desta ferramenta. Para tanto, utilizou-se como método de abordagem as pesquisa qualitativa e quantitativa, já no tocante aos procedimentos utilizou-se como fundamento a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, bem como de campo. As técnicas para coleta de dados utilizadas foram duas: a primeira em relação a parte quantitativa, através da aplicação de um questionário com 12 questões fechadas, utilizou-se a frequência para obtenção dos resultados e a segunda em relação a parte qualitativa, que tanto engloba a questão aberta do questionário como a observação direta, pelo fato da pesquisadora ser colaboradora da Organização em estudo, em relação a essa técnica foi elaborado um roteiro de observação utilizando a análise conteúdo para obtenção dos resultados. Por fim, pôde-se concluir que as maiores dificuldades encontradas para a eficácia do modelo BSC do Banco do Brasil estavam relacionadas às perspectivas do colaborador, ou seja, pela desarmonia entre as condições de trabalho e as exigências burocráticas e de metas. Neste sentido, entre outras providências, foram sugeridas mudanças para flexibilização e complacência entre os objetivos estratégicos da organização e a jornada de trabalho dos colaboradores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-09-19 |
|
dc.description.abstract |
The Balanced Scorecard ( BSC ) is a strategic management model of governance that acts as driving force of an organization , and is the planning and implementation of this model that makes the right decisions to act against the expected results with the organizational goals . The Bank of Brazil uses the BSC through systems Work Agreement , Performance Management for Professional Competence and Synergy , which analyze both the expectations and performance of employees as the challenges posed by targets . Thus, the aim of this study is to examine points of improvement in these systems based on the BSC model in the Bank of Brazil , and identify alternatives for improvement to better achieve the objectives of the organization through this tool . Therefore , it was used as a method of approach to qualitative and quantitative research , as in relation to the procedures used as the foundation literature , documentary research and field . The techniques used for data collection were two : the first regarding the quantitative part , through a questionnaire with 12 closed questions was used to obtain the frequency of the results and the second in relation to the qualitative part , which includes both the open question in the questionnaire as direct observation , because the researcher being a collaborator Organization study , regarding this technique was elaborated one observation using content analysis to obtain the results . Finally , we conclude that the greatest difficulties for effective BSC model of the Bank of Brazil were related to the prospects of the employee , or by disharmony between working conditions and bureaucratic requirements and goals . In this regard , among other matters , changes were suggested for relaxation and complacency among the strategic objectives of the organization and working hours of employees . |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-01T09:12:30Z |
|
dc.date.available |
2019-09-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T09:12:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Balanced Scorecard |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias |
pt_BR |
dc.subject |
Banco do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Bank of Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Descriptive analysis of the Balanced Scorecard tool in Banco do Brasil branches in the city of Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Larissa Otávia Duarte. Análise descritiva da ferramenta Balanced Scorecard em agências do Banco do Brasil na cidade de Campina Grande. 2013. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6440 |
pt_BR |