dc.creator.ID |
COSTA, L.G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Sídia Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, S.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5171426101099057 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Ary Vieira da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A.V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8033248702391642 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Maria Aldano de França. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FERNANDES, M.A.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho vem ressaltar a importância de algumas ferramentas de gestão, a exemplo
do planejamento estratégico e do plano de negócios, para diminuir os riscos e analisar a
viabilidade do empreendimento. Seu objetivo é avaliar a viabilidade mercadológica,
econômica e financeira da criação da nova marca de uma camisaria feminina, a Lady Malu,
que terá sua sede de distribuição na cidade de Campina Grande - PB. Empregou-se o método
de pesquisa bibliográfica para consolidar a base conceitual que envolve a temática adotada,
bem como um estudo de caso, que proporcionou condições para uma análise detalhada sobre a
implantação do empreendimento. Depois das informações coletadas, foi realizado o
Planejamento Estratégico, com a finalidade de verificar os pontos fortes e fracos da
organização, bem como as oportunidades e ameaças que o ambiente externo proporcionará à
marca Lady Malu. Em seguida, os dados da pesquisa foram inseridos na Plataforma online do
SEBRAE, e assim, elaborado o Plano de Negócios, o qual permitiu à empreendedora
conhecer as vantagens e desvantagens do lançamento da marca no mercado, bem como seu
público alvo, o perfil dos seus clientes, fornecedores e concorrentes. Foram também
analisados sua capacidade produtiva, seus processos operacionais e sua estimativa de
faturamento, dos custos e lucros. Ao final do estudo, constatou-se a projeção de viabilidade do
empreendimento, cujo retorno é previsto para um período de aproximadamente nove meses,
caso sejam consideradas e praticadas as premissas do planejamento estratégico e do plano de
negócios. Reforça-se, portanto, a necessidade da utilização das ferramentas de gestão para a
diminuição dos riscos e em prol do bom desempenho do empreendimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Curso de Administração |
pt_BR |
dc.title |
Empreender minimizando riscos e otimizando viabilidade: o caso da Lady Malu. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present work highlights the importance of some management tools, such as the strategic
planning and business plan to reduce the risks and analyze the feasibility of the venture. Its
objective is to evaluate the marketing, economic and financial feasibility of creating a brand
new women's hosiery, Lady Malu, which will have its headquarters of distribution in
Campina Grande - PB. It was applied the method of literature research to strengthen the
conceptual basis that involves the theme adopted, as well as a case study, which provided
conditions for a detailed analysis of the implementation of the project. After the information
collected, the Strategic Planning was conducted in order to ascertain the strengths and
weaknesses of the organization as well as the opportunities and threats that the external
environment will provide the brand Lady Malu. Then, the survey data were entered into the
online platform SEBRAE, and thus prepared the Business Plan, which allowed the
entrepreneur to know the advantages and disadvantages of the launch of the brand in the
market, as well as your target audience, the profile of customers, suppliers and competitors.
Its production capacity, operational processes and its estimate of revenues, costs and profits
were also analyzed. At the end of the study, it was found the projection of viability of the
enterprise, whose return is planned for a period of approximately nine months, if the premises
of strategic planning and business plan are considered and practiced. It is stressed, therefore,
the need to use the management tools to reduce risks and to promote the good performance of
the enterprise. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6452 |
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dc.date.accessioned |
2019-09-01T11:45:05Z |
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dc.date.available |
2019-09-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T11:45:05Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de negócios |
pt_BR |
dc.subject |
Viabilidade econômico-financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurism |
pt_BR |
dc.subject |
Strategic planning |
pt_BR |
dc.subject |
Business plan |
pt_BR |
dc.subject |
Economical and financial viability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Luciene Gomes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Undertaking minimizing risks and optimizing viability: the case of Lady Malu. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Luciene Gomes da. Empreender minimizando riscos e otimizando viabilidade: o caso da Lady Malu. 2014. 89f. (Trabalho de conclusão de curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6452 |
pt_BR |