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Manualização dos processos administrativos da unidade acadêmica de administração e contabilidade da UFCG.

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dc.creator.ID CARVALHO, M. S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0351122272190300 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Darcon
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.referee2 MACIEL, Helltonn Winicius Patrício
dc.contributor.referee2ID MACIEL, H. W. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9849646382572779 pt_BR
dc.description.resumo A Gestão do Conhecimento tem sido cada vez mais reconhecida no meio organizacional como fonte geradora de valor, onde o conhecimento é visto como um ativo valioso que deve ser compartilhado por todos. Nesse processo de compartilhamento, as pessoas constituem o elemento-chave como detentoras do conhecimento, que deve ser distribuído e gerenciado de forma eficiente e eficaz, possibilitando a conversão do conhecimento tácito de cada indivíduo em conhecimento explícito para ser compartilhado por toda a organização. Essa conversão pode ser obtida por diversos meios, dentre eles a manualização de processos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo propor um Manual de Procedimentos Administrativos para Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade - UAAC do Centro de Humanidades da UFCG. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, de caráter descritivo, aplicado e intervencionista, aliado à pesquisa documental e à observação direta junto à Unidade pesquisada. Os dados foram tratados de forma qualitativa a partir do estudo e interpretação dos processos e respectivos procedimentos para aperfeiçoá-los mediante a organização das informações obtidas. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, a excessiva centralização do conhecimento tácito concentrado em apenas uma servidora técnico-administrativa, resultando em sobrecarga de responsabilidades para a mesma e prejudicando a eficiência dos processos bem como a aprendizagem organizacional no âmbito da Unidade. Estes e outros aspectos foram considerados na elaboração do Manual proposto, de modo a atender as necessidades atuais da Unidade e promover as condições propícias ao compartilhamento do conhecimento com os demais atores envolvidos nos diversos processos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Manualização dos processos administrativos da unidade acadêmica de administração e contabilidade da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Knowledge Management has been increasingly recognized in the organizational environment as a source of value, where knowledge is seen as a valuable asset that must be shared by all. In the process of sharing, people are the key element as having knowledge, which must be distributed and managed efficiently and effectively, enabling the conversion of tacit knowledge into explicit knowledge each individual to be shared throughout the organization. This conversion can be achieved by various means, including the documentation of processes. In this sense, the present study aimed to propose an Administrative Procedures Manual for Academic Unit Administration and Accounting - UAAC the Humanities Center UFCG. The research strategy adopted was a single case study, a descriptive, applied and interventionist, combined with desk research and direct observation by the Unit searched. The data were treated qualitatively from the study and interpretation of the processes and procedures related to perfect them by organizing the information obtained. The results showed, among other things, excessive centralization of tacit knowledge concentrated in one server technical and administrative responsibilities resulting in overload paw it and hurting the efficiency of processes and the organizational learning within the unit. These and other aspects were considered in the preparation of the Manual proposed in order to meet the current needs of the unit and to promote conditions conducive to the sharing of knowledge with other actors involved in the various processes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455
dc.date.accessioned 2019-09-01T12:04:47Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T12:04:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Manualização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Knowledge management pt_BR
dc.subject Manualization pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Mayara Salete Assis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Handling of administrative processes of UFCG's academic management and accounting unit. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Mayara Salete Assis. Manualização dos procedimentos administrativos da Unidade Academica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande - PB. 2013. 190 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6455 pt_BR


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