DSpace/Manakin Repository

Estratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREITAS, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4327512109467896 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Adriana Sales Dantas.
dc.contributor.referee1ID DANTAS, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOTIN, Maria Angeluce S. Perônico.
dc.contributor.referee2ID BARBOTIN, M. A. S. P. pt_BR
dc.description.resumo Diante de uma mudança de percepção, as organizações passaram a perceber que durante muito tempo negligenciaram uma parte volumosa de consumidores. É o caso dos consumidores das classes C, D e E, que atualmente estão sendo vistos como um mercado em potencial e com um considerável poder de compra. Neste sentido, constatou-se a necessidade das empresas adotarem estratégias específicas para atender aos anseios dos clientes da base da pirâmide, devido às características peculiares dos mesmos. Esta pesquisa tem o objetivo geral de identificar as estratégias utilizadas por uma empresa varejista do setor de móveis e eletrodomésticos para atender os seus clientes, que com base no perfil identificado estão incluídos na da base da pirâmide do consumo. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados demonstram a caracterização do perfil do cliente da empresa e as estratégias de marketing utilizadas, com base no modelo de Parente (2007), que apresenta os seguintes pontos: ambiente da loja, estratégia de preço, de produtos, de distribuição e localização e de comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Estratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract Before a perception change, the organizations started to notice that for a long time neglected a bulky part of consumers. It is the consumers' of the classes case C, D and E that now are being seen as a market in potential and with a considerable one to can of purchase. Observing that is necessary that the companies adopt specific strategies to assist the customers' of the base of the pyramid needs owed the peculiar characteristics of the same ones. The work was divided in five parts: Introduction, Theoretical Fundamentação, Methodological Aspects, Presentation and Discussion of the Results and final Considerations. The research has the general objective of characterizing the profile of the customer vajerista and the strategies used to assist the customers of the base of the pyramid. As á methodology the research is of exploratory and descriptive character with qualitative and quantitative approach. For obtaining of the data it was used bibliographical researches, interviews, form and participant observation as well as a model for identification of the strategies. Regarding the results it was diagnosed the characterization of the customer's of the company (sex, age, marital status, education, age, number of rooms and income) profile and information based in the model that presents the following points: adapt of the store, price strategy, of products, of distribution and location and of communication. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6465
dc.date.accessioned 2019-09-01T13:08:04Z
dc.date.available 2019-08-01
dc.date.available 2019-09-01T13:08:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Consumidor da base da pirâmide pt_BR
dc.subject Estratégia de marketing pt_BR
dc.subject Varejo de baixa renda pt_BR
dc.subject Consumer of the base of the pyramid pt_BR
dc.subject Competitive advantage pt_BR
dc.subject Marketing strategy pt_BR
dc.subject Society of the consumption pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Geane Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Marketing strategies for low-income consumers: a case study in a furniture and appliance retailer. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Geane Ferreira. Estratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos. 2009. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6465 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta