dc.creator.ID |
FREITAS, G. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4327512109467896 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Adriana Sales Dantas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARBOTIN, Maria Angeluce S. Perônico. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARBOTIN, M. A. S. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante de uma mudança de percepção, as organizações passaram a perceber que durante
muito tempo negligenciaram uma parte volumosa de consumidores. É o caso dos
consumidores das classes C, D e E, que atualmente estão sendo vistos como um mercado em
potencial e com um considerável poder de compra. Neste sentido, constatou-se a necessidade
das empresas adotarem estratégias específicas para atender aos anseios dos clientes da base da
pirâmide, devido às características peculiares dos mesmos. Esta pesquisa tem o objetivo geral
de identificar as estratégias utilizadas por uma empresa varejista do setor de móveis e
eletrodomésticos para atender os seus clientes, que com base no perfil identificado estão
incluídos na da base da pirâmide do consumo. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de
caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados
demonstram a caracterização do perfil do cliente da empresa e as estratégias de marketing
utilizadas, com base no modelo de Parente (2007), que apresenta os seguintes pontos:
ambiente da loja, estratégia de preço, de produtos, de distribuição e localização e de
comunicação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
Before a perception change, the organizations started to notice that for a long time neglected a
bulky part of consumers. It is the consumers' of the classes case C, D and E that now are
being seen as a market in potential and with a considerable one to can of purchase. Observing
that is necessary that the companies adopt specific strategies to assist the customers' of the
base of the pyramid needs owed the peculiar characteristics of the same ones. The work was
divided in five parts: Introduction, Theoretical Fundamentação, Methodological Aspects,
Presentation and Discussion of the Results and final Considerations. The research has the
general objective of characterizing the profile of the customer vajerista and the strategies used
to assist the customers of the base of the pyramid. As á methodology the research is of
exploratory and descriptive character with qualitative and quantitative approach. For
obtaining of the data it was used bibliographical researches, interviews, form and participant
observation as well as a model for identification of the strategies. Regarding the results it was
diagnosed the characterization of the customer's of the company (sex, age, marital status,
education, age, number of rooms and income) profile and information based in the model that
presents the following points: adapt of the store, price strategy, of products, of distribution
and location and of communication. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6465 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-01T13:08:04Z |
|
dc.date.available |
2019-08-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T13:08:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Consumidor da base da pirâmide |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Varejo de baixa renda |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer of the base of the pyramid |
pt_BR |
dc.subject |
Competitive advantage |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Society of the consumption |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Geane Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Marketing strategies for low-income consumers: a case study in a furniture and appliance retailer. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Geane Ferreira. Estratégias de marketing para o consumidor de baixa renda: um estudo de caso em uma empresa varejista de móveis e eletrodomésticos. 2009. 62 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6465 |
pt_BR |