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Determinantes das intenções de manutenção do relacionamento com o fornecedor: um estudo no varejo de confecções e vestuário.

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dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES FILHO, Luiz da Costa.
dc.contributor.referee1ID ALVES FILHO, L.C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8176048382547872 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOREIRA, Vinicius Farias.
dc.contributor.referee2ID MOREIRA, V.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo caracterizar os determinantes de manutenção do relacionamento com o fornecedor atacadista, na perspectiva dos seus clientes varejistas, no setor de confecções e vestuário. A partir da revisão bibliográfica sobre a temática do marketing de relacionamento, mais especificamente Business-to-Business (B2B) foi possível um aprofundamento do tema. O B2B tem como finalidade ocupar as demandas de mercado nas organizações focando na relação de empresas para empresas, passando a ser um conceito bastante utilizado entre os gestores nas organizações atualmente, pois transversaliza diversas áreas do conhecimento. Foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Uma amostra de 131 clientes varejistas do setor de confecções e vestuários, clientes da empresa atacadista, foi aplicado um Survey. Por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais, o estudo evidenciou que a confiança estabelecida entre os varejistas se mostrou um fator importante na continuidade da relação entre o fornecedor atacadista e os clientes varejistas, uma vez que os clientes varejistas estudados apresentaram um alto nível de confiança na empresa fornecedora, sendo algo bastante positivo. Observa-se ainda, um elevado nível correspondente ao comprometimento dos clientes para com este fornecedor, configurando um resultado positivo para a empresa atacadista, de forma que a gestão do relacionamento deste fornecedor em relação aos seus clientes varejistas mostra-se adequada. No tocante a dependência do fornecedor em relação ao nível de faturamento dos clientes, percebe-se que os varejistas com menor faturamento se mostram mais dependentes desse fornecedor do que os clientes que possuem um faturamento mais elevado. Ainda sobre o faturamento, observa-se que clientes com maior nível de faturamento possuem uma média menor em relação ao nível de investimento no relacionamento, revelando que clientes que possuem um menor faturamento, como não possuem grande volume de compras junto a este fornecedor, necessitam efetuar maiores investimentos nesta relação para que possa fortalecer o seu elo com o fornecedor. O trabalho contribuiu para um melhor entendimento acerca dos determinantes de intenção de continuidade do relacionamento do setor atacadista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Determinantes das intenções de manutenção do relacionamento com o fornecedor: um estudo no varejo de confecções e vestuário. pt_BR
dc.creator.id SILVA, L.V.
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6466
dc.date.accessioned 2019-09-01T13:10:02Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T13:10:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject Faturamento pt_BR
dc.subject Clientes pt_BR
dc.subject Fornecedores pt_BR
dc.subject Marketing de relación pt_BR
dc.subject Facturación pt_BR
dc.subject Clientes pt_BR
dc.subject Provedores pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lucas Vinicius da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Determinants of intent to maintain supplier relationships: a retail study of clothing and apparel. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lucas Vinicius da. Determinantes das intenções de manutenção do relacionamento com o fornecedor: um estudo no varejo de confecções e vestuário. 2018. 66f. (Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6466 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo tiene como objetivo caracterizar los determinantes de mantenimiento de los relaciones de los proveedores mayoristas, en la perspectiva de sus clientes minoristas, en el sector de confecciones y vestuario. A partir de la revisión bibliográfica sobre la temática del marketing de relación, más específicamente Business-to-Business (B2B) la conseguines aprocimacione de la tematica. El B2B tiene como finalidad ocupar las demandas de mercado en las organizaciones enfocándose en la relación de empresas para empresas, pasando a ser un concepto mucho utilizado entre los gestores en las organizaciones actualmente, pues transversaliza diversas áreas del conocimiento. Se realizó um trabajo investigación cuantitativa de carácter descriptivo. Una muestra de 131 clientes minoristas del sector de confecciones y vestuarios, clientes de la empresa mayorista, se aplicó un Survey. Por medio de análisis estadísticas descriptivas e inferenciales el estudio evidenció que la confianza establecida entre las clientes minoristas se mostró un factor importante en la continuidad de la relación entre el proviedor mayorista y los clientes minoristas, una vez que los clientes estudiadas presentaron un alto nivel de confianza en la empresa, empresa proveedora, siendo algo bastante positivo. Se observa además, un alto nivel correspondiente al compromiso de los clientes con este proveedor, configurando un resultado positivo para la empresa mayorista, de forma que la gestión de la relación de este proveedor en relación a sus clientes minoristas se muestra adecuada. En cuanto a la dependencia del proveedor en relación al nivel de facturación de los clientes, se percibe que los clientes con menor facturación se muestran más dependientes de ese proveedor que los clientes que poseen una facturación más elevada. En cuanto a la facturación, se observa que los clientes con mayor nivel de facturación poseen una media menor en relación al nivel de inversión en la relación, revelando que clientes que poseen una menor facturación, como no tienen gran volumen de compras junto a este proveedor, realizar mayores inversiones en esta relación para que pueda fortalecer su eslabón con el proveedor. El trabajo contribuyó a un mejor entendimiento acerca de los determinantes de intención de continuidad de la relación del sector mayorista. pt_BR


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