dc.creator.ID |
CLEMENTE, A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0000142428325232 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VASCONCELOS, A. C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ABRANTES, Luciene Alencar Firmo |
|
dc.contributor.referee1ID |
FIRMO, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AMORIM, Bartira Pereira |
|
dc.contributor.referee2ID |
AMORIM, B. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1252522187116940 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Dada a complexidade que envolve o ambiente organizacional, os gestores precisam articular a
sua forma de pensar e resolver problemas para que as organizações sejam mais competitivas e
consiga responder as mudanças ocasionadas no ambiente organizacional. Nesse sentido, o
presente estudo tem como objetivo identificar como os gestores tomam suas decisões através
da razão ou intuição em ambientes de incerteza. Trata-se de uma pesquisa descritiva
conduzida sob a forma de estudo de caso, em que analisa as características quanto ao modo de
tomada de decisão e estilos decisórios que os gestores utilizam no ambiente organizacional
através dos instrumentos de pesquisa propostos por Guimarães (2005). Os resultados
permitiram identificar que os gestores da Rede de Supermercados CompreMais demonstraram
não conhecer tão profundamente as dimensões do ambiente externo e as influências que
podem ocasionar em suas decisões, sendo esta a preocupação maior deste estudo, pois
constatou-se que o maior desafio para os gestores nas organizações é determinar o nível de
incerteza pelo qual deveriam estar preparados para assumir esses riscos em suas tomadas de
decisões. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-11 |
|
dc.description.abstract |
Given the complexity involved in the organizational environment , managers need to
articulate their thinking and solve problems for organizations to be more competitive and able
to respond to the caused changes in the organizational environment . In this sense, this study
aims to identify how managers make decisions through reason or intuition in environments of
uncertainty. This is a descriptive study conducted in the form of case study , which analyzes
the characteristics as to how decision-making and decision-making styles that managers use in
the organizational environment through research instruments proposed by Guimarães (2005 ) .
The results showed that managers of Supermarket Chain CompreMais demonstrated not know
deeply the dimensions of the external environment and influences that may result in their
decisions, which is the main concern of this study, it was found that the biggest challenge for
managers in organizations is to determine the level of uncertainty at which they should be
prepared to take these risks into their decision making. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-01T16:05:21Z |
|
dc.date.available |
2019-09-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T16:05:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Processo decisório |
pt_BR |
dc.subject |
Incerteza |
pt_BR |
dc.subject |
Razão |
pt_BR |
dc.subject |
Intuição |
pt_BR |
dc.subject |
Decision-making process |
pt_BR |
dc.subject |
Reason |
pt_BR |
dc.subject |
Intuition |
pt_BR |
dc.subject |
Uncertainty |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CLEMENTE, Andréa Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rationality and intuition in decision making: a study with managers of a supermarket chain. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CLEMENTE, Andrea Gomes. Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados. 2014. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468 |
pt_BR |