DSpace/Manakin Repository

Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CLEMENTE, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0000142428325232 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, A. C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 pt_BR
dc.contributor.referee1 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo
dc.contributor.referee1ID FIRMO, L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee2 AMORIM, Bartira Pereira
dc.contributor.referee2ID AMORIM, B. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1252522187116940 pt_BR
dc.description.resumo Dada a complexidade que envolve o ambiente organizacional, os gestores precisam articular a sua forma de pensar e resolver problemas para que as organizações sejam mais competitivas e consiga responder as mudanças ocasionadas no ambiente organizacional. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar como os gestores tomam suas decisões através da razão ou intuição em ambientes de incerteza. Trata-se de uma pesquisa descritiva conduzida sob a forma de estudo de caso, em que analisa as características quanto ao modo de tomada de decisão e estilos decisórios que os gestores utilizam no ambiente organizacional através dos instrumentos de pesquisa propostos por Guimarães (2005). Os resultados permitiram identificar que os gestores da Rede de Supermercados CompreMais demonstraram não conhecer tão profundamente as dimensões do ambiente externo e as influências que podem ocasionar em suas decisões, sendo esta a preocupação maior deste estudo, pois constatou-se que o maior desafio para os gestores nas organizações é determinar o nível de incerteza pelo qual deveriam estar preparados para assumir esses riscos em suas tomadas de decisões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-11
dc.description.abstract Given the complexity involved in the organizational environment , managers need to articulate their thinking and solve problems for organizations to be more competitive and able to respond to the caused changes in the organizational environment . In this sense, this study aims to identify how managers make decisions through reason or intuition in environments of uncertainty. This is a descriptive study conducted in the form of case study , which analyzes the characteristics as to how decision-making and decision-making styles that managers use in the organizational environment through research instruments proposed by Guimarães (2005 ) . The results showed that managers of Supermarket Chain CompreMais demonstrated not know deeply the dimensions of the external environment and influences that may result in their decisions, which is the main concern of this study, it was found that the biggest challenge for managers in organizations is to determine the level of uncertainty at which they should be prepared to take these risks into their decision making. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468
dc.date.accessioned 2019-09-01T16:05:21Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T16:05:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processo decisório pt_BR
dc.subject Incerteza pt_BR
dc.subject Razão pt_BR
dc.subject Intuição pt_BR
dc.subject Decision-making process pt_BR
dc.subject Reason pt_BR
dc.subject Intuition pt_BR
dc.subject Uncertainty pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CLEMENTE, Andréa Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rationality and intuition in decision making: a study with managers of a supermarket chain. pt_BR
dc.identifier.citation CLEMENTE, Andrea Gomes. Racionalidade e intuição na tomada de decisão: um estudo com gestores de uma rede de supermercados. 2014. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6468 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta