DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre o design na educação básica a partir da investigação da atividade de projeto como prática pedagógica: estudo de casos com professores da educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, P. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2135791614919671 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARIBONDO, Juscelino de Farias.
dc.contributor.advisor1ID MARIBONDO, Juscelino de Farias. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5177641988447089 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Wellington Gomes de.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é investigar a atividade de projeto, enquanto prática pedagógica, na educação básica e no Design, visando propor reflexões acerca de possíveis potencialidades que podem ser geradas por características próprias do design e que poderiam contribuir para a aplicação desse recurso nas escolas. O método utilizado nesta pesquisa apresenta abordagem qualitativa com finalidades descritivas, onde foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo do tipo ex-post facto, por meio de estudos de casos múltiplos com professores do ensino básico da cidade de Campina Grande que aplicam ou já aplicaram o projeto enquanto prática pedagógica. Os resultados mostraram que existem similaridades teóricas sobre a prática do projeto nos dois contextos investigados, porém a investigação sobre o desenvolvimento de projetos no contexto local apresentou-se distante da base teórica da educação e também do Design. Sobre o Design, considera-se uma área experiente em pesquisas sobre o objeto de estudo e observou-se que algumas das suas características particulares podem gerar habilidades e competências nos envolvidos, importantes para a educação básica no século XXI. Portanto, considera-se por meio do contexto desta pesquisa embrionária que o Design dispõe de características particulares que podem auxiliar e potencializar a prática dos projetos na educação básica no contexto local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Outros pt_BR
dc.title Reflexões sobre o design na educação básica a partir da investigação da atividade de projeto como prática pedagógica: estudo de casos com professores da educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-24
dc.description.abstract This study aims to investigate project activity as a pedagogical practice in basic education and Design, aiming to propose reflections about possible potentialities that could be generated by specifics characteristics of Design, which could contribute to the application of this resource in schools. The method used in this research presents a qualitative approach with descriptive purposes, where bibliographic research and field research of the ex-post facto kind were used as methodological procedures, through multiple case studies with teachers of basic education in the city of Campina Great that applies or have already applied the project as a pedagogical practice. The results showed that there are theoretical similarities on the practice of project in both contexts investigated, but a further research on the development of projects in the local context showed that they are distant from the theoretical basis of education and also design. About the Design, it is considerate an experienced field on researches about the object of this study and it was observed that some of its particular characteristics can generate skills and competences in those involved, importan t for basic education in the XXI century. Therefore, it is considered through the context of this embryonic research that the Design has specifics characteristics that can help and potentiate the practice of projects in basic education in the local context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/646
dc.date.accessioned 2018-05-10T20:11:35Z
dc.date.available 2018-05-10
dc.date.available 2018-05-10T20:11:35Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Polyana Ferreira Lira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, P. F. L. da. Reflexões sobre o design na educação básica a partir da investigação da atividade de projeto como prática pedagógica: estudo de casos com professores da educação básica. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta