dc.creator.ID |
BARROS, F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARBOTIN, M. A. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
É fato que ao longo dos séculos, o homem tem degradado o Planeta Terra e as conseqüências
já são sentidas há algumas décadas, pelo avanço de sérios problemas ambientais. As
condições de vida no Planeta dependem do relacionamento da sociedade com a natureza.
Neste sentido, esta pesquisa aborda alguns aspectos relacionados à sociedade de consumo e as
questões de sustentabilidade que se encontram em pauta atualmente. A pesquisa teve como
objetivo geral analisar o comportamento dos consumidores frente às questões de
sustentabilidade levando em consideração a sua capacidade de influência sobre o mercado
bem como o seu perfil que determinará a qual classe de consumidor pertencerá. A amostra de
consumidores utilizada foi professores da Universidade Federal de Campina Grande que
compõem o Centro de Humanidades. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma
pesquisa de caráter exploratório e descritivo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o
tema em questão e de uma pesquisa de campo. Quanto à coleta dos dados, foi utilizado o
TCC- Teste do consumo Consciente do Instituto Akatu, constituindo um questionário
adaptado o qual foi possível observar alguns comportamentos de consumo desenvolvidos
pelos pesquisados. Após a análise dos comportamentos adotados foi possível chegar à
classificação do total da amostra. A maioria deles está no grupo dos consumidores do tipo
engajados, ou seja, demonstram um bom grau de percepção dos impactos coletivos de longo
prazo em suas decisões de consumo mostrando que estão aderindo a algumas práticas do
consumo consciente, mesmo que à passos lentos, fazendo esforços para diminuir o consumo
de produtos feitos com recursos naturais escassos. Vale salientar que esta classificação está
relacionada com o grau de consciência de cada consumidor pesquisado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-12 |
|
dc.description.abstract |
It is true that over the centuries, man has degraded enough to Planet Earth and the
consequences are already felt for several decades, the advance of serious environmental
problems. The conditions of life on Earth depends on the relationship between society and
nature. In this sense, this research addresses some aspects of consumer society and
sustainability issues that are at stake today. The research was aimed at analyzing the behavior
of consumers faced with questions of sustainability taking into account its influence on the
market and your profile will determine which class of consumers belong. The sample of
consumers was used teachers at the Federal University of Campina Grande that make up the
Center for Humanities. The methodology used was to conduct a search for exploratory and
descriptive, consisting of a literature review on the subject in question and a search field. The
data collection was used to the TCC- test conscious consumption of Akatu Institute and is an
adapted questionnaire which has been some consumption behaviors developed by researchers.
After analyzing the behaviors adopted was possible to reach the classification of the total
sample. Most of them are in the group of consumers of the type engaged, that is, demonstrate
a good level of awareness of the collective impacts of long-term spending decisions showing
that they are adhering to certain practices of conscious consumption, even at the slow pace,
making efforts to reduce consumption of products made with scarce natural resources. It is
worth noting that this classification is related to the degree of awareness of each consumer
interviewed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-01T20:47:57Z |
|
dc.date.available |
2019-09-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T20:47:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo consciente |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Conscious consumption |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Fernanda Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conscious consumption: a case study on consumer behavior facing sustainability issues. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Fernanda Sousa. Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. 2009. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475 |
pt_BR |