DSpace/Manakin Repository

Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOTIN, Maria Angeluce Soares Perônico.
dc.contributor.referee1ID BARBOTIN, M. A. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 MARTINS, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee2ID MARTINS, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 pt_BR
dc.description.resumo É fato que ao longo dos séculos, o homem tem degradado o Planeta Terra e as conseqüências já são sentidas há algumas décadas, pelo avanço de sérios problemas ambientais. As condições de vida no Planeta dependem do relacionamento da sociedade com a natureza. Neste sentido, esta pesquisa aborda alguns aspectos relacionados à sociedade de consumo e as questões de sustentabilidade que se encontram em pauta atualmente. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade levando em consideração a sua capacidade de influência sobre o mercado bem como o seu perfil que determinará a qual classe de consumidor pertencerá. A amostra de consumidores utilizada foi professores da Universidade Federal de Campina Grande que compõem o Centro de Humanidades. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão e de uma pesquisa de campo. Quanto à coleta dos dados, foi utilizado o TCC- Teste do consumo Consciente do Instituto Akatu, constituindo um questionário adaptado o qual foi possível observar alguns comportamentos de consumo desenvolvidos pelos pesquisados. Após a análise dos comportamentos adotados foi possível chegar à classificação do total da amostra. A maioria deles está no grupo dos consumidores do tipo engajados, ou seja, demonstram um bom grau de percepção dos impactos coletivos de longo prazo em suas decisões de consumo mostrando que estão aderindo a algumas práticas do consumo consciente, mesmo que à passos lentos, fazendo esforços para diminuir o consumo de produtos feitos com recursos naturais escassos. Vale salientar que esta classificação está relacionada com o grau de consciência de cada consumidor pesquisado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. pt_BR
dc.date.issued 2009-12
dc.description.abstract It is true that over the centuries, man has degraded enough to Planet Earth and the consequences are already felt for several decades, the advance of serious environmental problems. The conditions of life on Earth depends on the relationship between society and nature. In this sense, this research addresses some aspects of consumer society and sustainability issues that are at stake today. The research was aimed at analyzing the behavior of consumers faced with questions of sustainability taking into account its influence on the market and your profile will determine which class of consumers belong. The sample of consumers was used teachers at the Federal University of Campina Grande that make up the Center for Humanities. The methodology used was to conduct a search for exploratory and descriptive, consisting of a literature review on the subject in question and a search field. The data collection was used to the TCC- test conscious consumption of Akatu Institute and is an adapted questionnaire which has been some consumption behaviors developed by researchers. After analyzing the behaviors adopted was possible to reach the classification of the total sample. Most of them are in the group of consumers of the type engaged, that is, demonstrate a good level of awareness of the collective impacts of long-term spending decisions showing that they are adhering to certain practices of conscious consumption, even at the slow pace, making efforts to reduce consumption of products made with scarce natural resources. It is worth noting that this classification is related to the degree of awareness of each consumer interviewed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475
dc.date.accessioned 2019-09-01T20:47:57Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T20:47:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Consumo consciente pt_BR
dc.subject Consumer behavior pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Conscious consumption pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Fernanda Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conscious consumption: a case study on consumer behavior facing sustainability issues. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Fernanda Sousa. Consumo consciente: um estudo de caso sobre o comportamento dos consumidores frente às questões de sustentabilidade. 2009. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6475 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta