DSpace/Manakin Repository

O processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES FILHO, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6949703542649547 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
dc.contributor.advisor1ID CÂNDIDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, V. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIRA, Waleska Silveira.
dc.contributor.referee2ID LIRA, W. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3737441256901983 pt_BR
dc.description.resumo A gestão do conhecimento é comprovadamente uma nova ação estratégica e uma nova forma de gerenciamento no seio das empresas. Este tema tem provocado estudos nas mais variadas áreas empresariais e é considerado de grande relevância no mundo atual dos negócios. As redes de cooperação não poderiam se furtar da busca de melhores resultados e de retrabalharem seus processos de transformação do conhecimento na criação de espaços físicos, mentais ou virtuais (espaços Ba). Nas redes, estes espaços existem e agregam mecanismos para circulação de informações e conhecimentos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo: analisar a transformação interorganizacional do conhecimento em espaços físicos, virtuais e mentais existentes na Rede Compre Mais Supermercados localizada na Região do Cariri e Agreste da Borborema. Esta pesquisa teve como alicerce o trabalho de Caldas (2008), Balestrin, Vargas e Fayard (2005) e pesquisa bibliográfica da Gestão do Conhecimento e Redes de Cooperação, que apontam para a dinâmica do conhecimento interorganizacional e os espaços Ba‟s existentes. A Rede Compre Mais Supermercados apresenta características bastante favoráveis à criação e compartilhamento do conhecimento e atende as variáveis propostas no modelo, fundamentais para seu melhor funcionamento, entretanto, como todo início de caminhada requer de melhor entendimento em relação ao tema estudado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title O processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.description.abstract Knowledge management is arguably a new strategic action and a new form of management within companies. The issue has provoked studies in various business areas and is considered of great relevance in today's business world. Cooperation networks, they can not avoid the search for better results and rework their processes of transformation of knowledge in the creation of physical space, mental or physical (spaces Ba). In networks, these spaces exist and add mechanisms for the circulation of information and knowledge. Thus, this study aims: to analyze the inter-transformation of knowledge into physical spaces, virtual and existing mental Network Buy More Supermarkets located in the Region and Cariri Agreste Borborema. This research had as its foundation the work of Caldas (2008), Balestrin, Vargas and Fayard (2005) and literature search of Knowledge Management and Cooperation Networks, pointing to the dynamics of knowledge and inter-Ba's existing spaces. Network Buy More Supermarkets has enough features for the creation and sharing of knowledge and meets the proposed variables in the model, essential for its better functioning, however, like any start walking requires better understanding in relation to the theme. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477
dc.date.accessioned 2019-09-01T21:30:51Z
dc.date.available 2019-09-01
dc.date.available 2019-09-01T21:30:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Redes de cooperação pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Supermercados pt_BR
dc.subject Knowledge management pt_BR
dc.subject Enterprise cooperation pt_BR
dc.subject Competitiveness pt_BR
dc.subject Supermarkets pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES FILHO, Edjarde Arcoverde.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The process of construction / conversion of interroganizacional knowledge in an SME network: a case study in the Compre Mais Supermercados Network. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES FILHO, Edjarde Arcoverde. O processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados. 2009. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta