dc.creator.ID |
ALVES FILHO, E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6949703542649547 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CÂNDIDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIRA, Waleska Silveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIRA, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3737441256901983 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A gestão do conhecimento é comprovadamente uma nova ação estratégica e uma nova forma
de gerenciamento no seio das empresas. Este tema tem provocado estudos nas mais variadas
áreas empresariais e é considerado de grande relevância no mundo atual dos negócios. As
redes de cooperação não poderiam se furtar da busca de melhores resultados e de
retrabalharem seus processos de transformação do conhecimento na criação de espaços
físicos, mentais ou virtuais (espaços Ba). Nas redes, estes espaços existem e agregam
mecanismos para circulação de informações e conhecimentos. Nesse sentido, este estudo tem
como objetivo: analisar a transformação interorganizacional do conhecimento em espaços
físicos, virtuais e mentais existentes na Rede Compre Mais Supermercados localizada na
Região do Cariri e Agreste da Borborema. Esta pesquisa teve como alicerce o trabalho de
Caldas (2008), Balestrin, Vargas e Fayard (2005) e pesquisa bibliográfica da Gestão do
Conhecimento e Redes de Cooperação, que apontam para a dinâmica do conhecimento
interorganizacional e os espaços Ba‟s existentes. A Rede Compre Mais Supermercados
apresenta características bastante favoráveis à criação e compartilhamento do conhecimento e
atende as variáveis propostas no modelo, fundamentais para seu melhor funcionamento,
entretanto, como todo início de caminhada requer de melhor entendimento em relação ao
tema estudado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
O processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
Knowledge management is arguably a new strategic action and a new form of management
within companies. The issue has provoked studies in various business areas and is considered
of great relevance in today's business world. Cooperation networks, they can not avoid the
search for better results and rework their processes of transformation of knowledge in the
creation of physical space, mental or physical (spaces Ba). In networks, these spaces exist and
add mechanisms for the circulation of information and knowledge. Thus, this study aims: to
analyze the inter-transformation of knowledge into physical spaces, virtual and existing
mental Network Buy More Supermarkets located in the Region and Cariri Agreste
Borborema. This research had as its foundation the work of Caldas (2008), Balestrin, Vargas
and Fayard (2005) and literature search of Knowledge Management and Cooperation
Networks, pointing to the dynamics of knowledge and inter-Ba's existing spaces. Network
Buy More Supermarkets has enough features for the creation and sharing of knowledge and
meets the proposed variables in the model, essential for its better functioning, however, like
any start walking requires better understanding in relation to the theme. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-01T21:30:51Z |
|
dc.date.available |
2019-09-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T21:30:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Redes de cooperação |
pt_BR |
dc.subject |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject |
Supermercados |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge management |
pt_BR |
dc.subject |
Enterprise cooperation |
pt_BR |
dc.subject |
Competitiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Supermarkets |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES FILHO, Edjarde Arcoverde. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The process of construction / conversion of interroganizacional knowledge in an SME network: a case study in the Compre Mais Supermercados Network. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES FILHO, Edjarde Arcoverde. O processo de construção/conversão do conhecimento interroganizacional em uma rede de PME'S: um estudo de caso na Rede Compre Mais Supermercados. 2009. 87 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6477 |
pt_BR |