dc.creator.ID |
DANTAS, D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Eliane Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, E. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Suênya Freire do Monte. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, S. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3375677785809016 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As organizações estão inseridas em um mercado caracterizado por intensa
competitividade o que exige que elas busquem sempre atender e superar as expectativas dos
seus clientes como forma de atingir maior nível de excelência em produtos e serviços. Em
torno disso, o trabalho a seguir tem como objetivo investigar exatamente as expectativas dos
clientes em uma rede de farmácias na cidade de Campina Grande na Paraíba fazendo um
paralelo com o desempenho nos serviços oferecidos. Para se obter tal meta, utilizou-se uma
metodologia amplamente conhecida para tal fim que trata-se do Modelo SERVQUAL que
toma como base cinco dimensões importantes do serviço as quais são a tangibilidade,
confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Ele busca com isso verificar a diferença entre
as expectativas em relação ao serviço e o desempenho oferecido pela rede de empresas objeto
do estudo em questão o que resulta em gaps, positivos ou negativos, na prestação de serviços.
O instrumento permitiu analisar a opinião dos clientes trazendo à tona resultados que
demonstram estar a prestação dos serviços na empresa analisada em nível de qualidade
considerada boa e excelente. A empresa investe na melhoria das acomodações, na qualidade
do atendimento e na variedade e qualidade dos produtos oferecidos, fatores estes que suprem
as necessidades dos clientes e os tornam satisfeitos, consubstanciando assim a boa
qualificação da empresa no mercado campinense. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade em serviços: estudo de caso da rede de Farmácias Dias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
Organizations are embedded in a market characterized by intense competition which
requires them to always attempt to meet and even exceed the expectations of its customers as
a way to achieve higher level of excellence in products and services. Around that, this work
aims to investigate the customers ́ expectations of a drugstore ́s network in the city of
Campina Grande, Paraiba, making a parallel with the performance of the services offered. To
obtain such goal, we used a methodology widely known for this purpose, the SERVQUAL
model, which is based on five important service dimensions tangibility, reliability,
responsiveness:, assurance and empathy. It seeks to verify the difference between the
expectations of the service and the performance offered by the companies’ network under the
study in question which results in positive or negative gaps in the provision of services. This
instrument allowed to consider the customers views bringing up results that demonstrate the
provision of services in the company analyzed to be considered in good and excellent quality
levels. The company invests in the improvement of the accommodations, the quality of
attention and the variety and quality of the products offered, which are factors that serve the
needs of customers and make them fulfilled, confirming the good qualification of the
company in the local market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6479 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-01T22:32:19Z |
|
dc.date.available |
2019-09-01 |
|
dc.date.available |
2019-09-01T22:32:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços prestados |
pt_BR |
dc.subject |
Organização |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
Services offered |
pt_BR |
dc.subject |
Organization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Danielle Risucci. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality in services: case study of the network of Pharmacies Dias. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Danielle Risucci. Qualidade em serviços: estudo de caso da rede de Farmácias Dias. 2009. 68 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6479 |
pt_BR |